TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Havainas

Por:   •  25/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO

Como você avalia as ameaças e oportunidades (ambiente externo), forças e fraquezas  (ambiente interno) que influenciaram no declínio do produto Havaianas no período de 87 a 93 e no seu ressurgimento de sucesso após 94 ?

CASE: HAVAIANAS

Que tal dobrar o número de unidades vendidas de uma commodity em menos de dez anos ? Foi o que as sandálias Havaianas conquistaram com o processo de rejuvenescimento e glamourização da marca iniciado em 1993, quando foi interrompido radicalmente o processo de queda nas vendas do produto, ameaçando uma liderança que já somava mais de três décadas.

Surgidas em 1962, feitas de borracha, as sandálias Havaianas fizeram sucesso com a simplicidade. Em menos de um ano a São Paulo Alpargatas fabricava mais de mil pares por dia, o que fez surgirem imitações do produto. A concorrência não contava nem com a comunicação das “legítimas”, que “não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras”, mas mesmo assim teve início um processo de envelhecimento e desgaste: sem diferencial, com baixo prestígio e baixo valor agregado, as sandálias Havaianas vinham perdendo gradualmente seu volume de vendas e a rentabilidade. A partir de 1987, a comercialização apresentava queda ano a ano, chegando a 65 milhões de pares em 1993, contra os 88 milhões registrados cinco anos antes.

O produto era relegado a usos mais tradicionais e ao cotidiano operacional – uma utilização sem glamour, com benefícios especificamente funcionais. A praticidade acima da estética, da moda e do comportamento. A recompra era racional e planejada, por quebra das tiras, solado muito gasto ou perda do produto. A comunicação, por sua vez, mantinha a exploração única da sandália, enquanto a concorrência, muito ativa, vendia um modo de vida e um estado de espírito.

O cenário mostrava que o produto precisava ser renovado, ganhar valor e prestígio e quebrar as barreiras de uso. A solução foi dar um banho de loja no posicionamento. Mudanças radicais: a comunicação saiu do produto (o tradicional “não tem cheiro, não deforma e não soltam as tiras”) para focar quem o utiliza. O aval de personalidades fez com que a sandália ampliasse a sua franquia de uso, saindo do mundo cotidiano e doméstico.

Com humor, descontração, simpatia e envolvimento, as personalidades convidadas para o “testemunhal” passam credibilidade e veracidade aos comerciais, estreitando a relação do produto com o consumidor, gerando um processo de identificação.  O aval contribuiu para que a Havaianas quebrasse as barreiras de classe social e se tornasse o calçado mais democrático.

A virada na comunicação encabeçou uma série de mudanças no marketing do produto. Novos modelos e cores, melhor distribuição, embalagem, assessoria de imprensa e relações públicas. Um esforço conjunto que estabelece uma nova relação com a categoria, menos funcional e mais lúdica, menos racional e mais emocional. Às qualidades existentes e reconhecidas do produto como acessibilidade, durabilidade e conforto, o consumidor passa a agregar modernidade, glamour, cores e design. Em 1994 a empresa descobre o ovo de Colombo e o produto adota o modelito que o consumidor havia criado. Já era hábito de muitos virar a sola do produto para ficar com uma cor única. Nascem as monocromáticas Havaianas Top, gerando uma família que começa a se desenvolver, mantendo sua simplicidade como o mesmo design e material que lhe são peculiares, defendendo sua herança e tradição sem perder as características. Com o lançamento dos diferentes modelos – hoje batizados de Fashion, Surf, Brasil, Kids, Top, Floral, Alamoana, Milênio e Clubes, entre outros -, o valor agregado de cada produto aumente, permitindo a recuperação da rentabilidade. As cores também passam a ser renovadas a cada coleção, sempre baseadas na tendência da moda, garantindo ao produto atualização constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com