TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Coca Cola - Marketing

Por:   •  30/8/2019  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

A COCA- COLA NO FACEBOOK

Referências: John Deighton e Leora kornfeld

.A Coca-Cola, bebida criada por um farmacêutico, que complementava uma linha de bebidas gaseificadas, como aguas e sucos, tornou-se o refrigerante mais popular do mundo. O sucesso foi tanto, que foram criadas novas versões como diet e toque de limão.

.Tamanho sucesso chamava a atenção de fãs da bebida, que criavam páginas com o nome da marca, compartilhando experiências e informações sobre o produto.

.Apesar da marca ter sua própria página, eles não faziam tanto sucesso nas redes sociais, por mais que investissem em um marketing de massa e contratassem os melhores e mais caros profissionais.

O conteúdo desenvolvido por esses profissionais era puramente comercial, o que não atraia muito a atenção de seus consumidores habituais.

Até que 2 fãs da bebida, Dusty e Michael , decidem criar uma página de marca e escolheram a Coca- Cola, e sem pedir permissão iniciaram o projeto.

A página havia sido criada por fãs, para fãs simplesmente com o intuito de expressar seu entusiasmo com a marca.

Com linguagem simples, utilizando imagens e logotipos da companhia, a página agradou em cheio os fãs e após 3 meses de sua criação , atingiu a marca de 1,2 milhões de seguidores.

Tal proeza chamou a atenção do Facebook, que imediatamente entrou em contato com a Coca Cola informando o fato e as violações do termo de serviço oferecido por eles.

Devido ao enorme sucesso da dupla no Facebook, a Coca-Cola precisou rever sua estratégia, se adequando a evolução da mídia.

Analisando a página da dupla, perceberam que a base de conteúdo deles era firmada no relacionamento com os fãs, através de pesquisa, enquetes, brincadeiras, um conteúdo mais interativo.

Cobrada pelo Facebook que atitude tomar diante da proporção que a página não-oficial tinha tomado, a Coca-Cola buscou conhecer os criadores da página para tentar

entender como funcionava esse relacionamento com os fãs e dai sim tomar alguma atitude a respeito.

Dusty e Michael foram convidados a conhecer um pouco da história da empresa, visitando sua fábrica e museu, desta forma estariam mais pertos da companhia e os executivos poderiam conhecer melhor a dupla a fim de tentar um acordo para administração conjunta da página.

Durante algum tempo a Coca-Cola se manteve como uma das maiores empresas de marca no facebook, atingindo um número de quase 20.000 de fãs com sua politica de relacionamento.

,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com