TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso do Starbucks utilizando os modelos das forças competitivas e de cadeia de valor

Por:   •  8/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício 9

  1. Analisa o caso do Starbucks utilizando os modelos das forças competitivas e de cadeia de valor.

Em 2008 quando se começou a dar o aparecimento de uma crise económica, as pessoas começaram a procurar alternativas para os preços altos do Starbucks, recorrendo assim a estabelecimento tais como o McDonald ou o Dunkin’ Donuts. Isto fez com que o Starbucks perde se muitos clientes e consequentemente leva-se ao encerramento de muitos estabelecimentos.

Foi então por volta desta altura que o Starbucks começou a arranjar ideias de modo a reconstruir-se de melhor forma, desenvolver novas ideias de modo a melhorar a qualidade de serviço e a experiencia do cliente.

Começaram então por se aperceber que mais do que um terço dos seus clientes (“Customers”) eram frequentes utilizadores de smartphones.

Criaram então uma aplicação para smartphones, aplicação essa que permitia os clientes pagarem com um cartão “pré pago” em qualquer Starbucks. Praticamente quando alguém usava a aplicação para fazer uma compra, bastava passar o telemóvel pelo leitor de código de barras. Esta forma de pagamento não só era mais rápida e mais prática para o Starbucks em si, como também melhorava a experiencia e a qualidade dos clientes.

(“ New Market Entrants “) Nasceu assim a plataforma digital do Starbucks, o que foi uma grande vantagem para o Starbucks em termos competitivos também.

Em relação ao “Substitute Product and Services”, O Starbucks de modo a competir com as cadeiras de fast food, fez certas alterações no seu menu. Por exemplo faziam preços especiais do tipo (um café e um bolo por apenas 3,95 euros). Estas técnicas de venda também era uma forma de apelo ás pessoas.

  1. Qual é a estratégia de negócio do Starbucks? Avalia o papel da tecnologia nesta estratégia de negócio.

O Starbucks tem se vindo a desenvolver ao longo dos anos, especialmente a nível tecnológico, mas não só.

Em primeiro lugar, o Starbucks revolucionou completamente a sua tecnologia com o aparecimento de várias ideias inovadoras tais como, a utilização das redes wifi, a plataforma digital para os smartphones, o pagamento através do telemóvel,…. Ideias estas que atraíram o interesse de muitas pessoas.

Outra estratégia do Starbucks, era tornar tudo o mais perfeito possível. Em vez de tentarem copiar a sua competição, o Starbucks focava-se em maximizar a qualidade não só das suas bebidas e dos seus produtos no geral, mas também do serviço ao cliente e da experiencia que lhes proporcionavam. Tentavam procurar erros corrigi-los, e arranjar alternativas para tornar o trabalho o mais eficiente e prático possível

Atualmente quando uma pessoa vai ao Starbucks pode não ser apenas com o simples objetivo de tomar o seu café ou lanchar, mas também para estudar, navegar na internet, lazer,etc,….

  1. Como é que a tecnologia ajudou o Starbucks a competir? Fundamenta a tua resposta.

Sem a tecnologia o Starbucks provavelmente nunca tinha chegado tao longe.  Foi a tecnologia que permitiu ao Starbucks alcançar ideias como o lançamento da sua plataforma digital, os pagamentos através dos telemóveis, a utilização do wifi nos estabelecimentos e muitas outras mais. Sem essas ideias o Starbucks nunca tinha conseguido atrair tantas pessoas e ter a imagem que tem hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com