TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumidor Virtual e a Pesquisa de Marketing

Por:   •  1/6/2019  •  Seminário  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Superior DE TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL

2º SEMESTRE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

O Consumidor Virtual e a Pesquisa de Marketing

Sandra Maria Lenz

Santa Rosa / RS[pic 3]

2019

Sandra Maria Lenz

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

O Consumidor Virtual e a Pesquisa de Marketing

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Composto Mercadológico, Marketing de Produtos e Serviços, Comportamento do Consumidor, Planejamento e Inteligência de Marketing, Seminário de Projeto Integrado III.

Professores: Marcos Roberto Marques, Emília Yoko Okayama, Aleksander Roncon, Eduardo de Faria Nogueira, Dayane Freire Romagnolo, Claudir Sales de Lima.

Santa Rosa / RS

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

1 – Descrição dos Serviços        4

2 – Detalhamento do Mix de Marketing        6

3 – Desenvolvendo a Pesquisa        9

4 – Análise e Conclusão da Pesquisa        13

REFERENCIAS        16

ANEXOS        17

Questionário da Pesquisa        17

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o consumidor virtual realizando pesquisa de marketing evidenciando o constante crescimento neste setor, por ser uma forma rápida e pratica de comprar e ainda conta com valores menores que lojas físicas.

Segundo Drucker (2000, p. 6), o impacto da revolução da informação está apenas começando, e a força motriz desta revolução é o comércio eletrônico, “como um canal importante, talvez o principal, de distribuição de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial”.

Santos, Wille e Santos (2002) conceituam o comércio eletrônico como sendo uma ferramenta da tecnologia da informação que apoia a organização no sentido de permitir a troca de informações em tempo real entre empresas e seus parceiros, possibilitando, portanto, a revolução da comunicação no ambiente corporativo.

Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo criação de um produto ou serviço para os e-consumidores, assim será definido a descrição dos serviços realizados, detalhamento do Mix de marketing, desenvolvimento de pesquisas assim como analise e conclusões das mesmas.


DESENVOLVIMENTO

1 – Descrição dos Serviços

Considerando o tema proposto o objetivo é a criação de uma imobiliária on-line visando a redução de custos com despesas de um escritório físico e buscando atingir diversas regiões uma vez que o e-commerce é capaz de atingir diversos públicos em locais diferentes ao mesmo tempo.

Os serviços oferecidos são a intermediação para venda e/ou locação de imóveis residenciais e comerciais agindo ainda como administrador do bem locado, a imobiliária ganha uma comissão sobre as intermediações realizadas e normalmente uma taxa pré-acordada para administrar a locação.

A empresa terá o nome de Lenz Imobiliária Ltda, tendo como principal característica a facilidade de negociação através do seu site, onde os clientes conseguem identificar o imóvel que atende a suas necessidades e resolver toda documentação através da plataforma digital, a empresa contará ainda com parceiros para acompanhar os clientes que desejam visitar o imóvel, esta parceria com corretores trará um baixo custo para a empresa que conseguirá atender clientes em diversas regiões do país.

O nome Lenz foi escolhido por ser o sobrenome da sócia que é bastante conhecida no ramo imobiliário e assim associar à empresa a proprietária criando uma marca confiável já quem muitos do ramo têm conhecimento do bom trabalho que tem desenvolvido na região.

A marca deve associar a empresa à proprietária criando uma marca confiável, no mercado existem diversas imobiliárias, mas a Lenz esta associada a um conceito de confiabilidade, é o que torna a empresa única em um mercado competitivo.

Figura1: Logomarca da empresa

[pic 4]

Fonte: Elaborado pelo autor

A empresa faz parte do segmento imobiliário, estando voltada para a prestação de serviço de consultoria na compra, venda, locação e administração de imóveis. O nicho escolhido foi a venda e locação por se identificar que o custo da operação é baixo e o retorno alto uma vez que a empresa irá ganhar comissão sobre cada negocio fechado.

O público alvo são pessoas de classe média, através de pesquisas recentes identificou-se que a classe média tem buscado adquirir imóveis, seja para morar ou investir, assim a empresa identificou uma oportunidade de crescimento investindo neste público.

Apesar de o mercado ter sido prejudicado pelas crises econômicas, existe uma expectativa de crescimento nos próximos anos considerando que as pessoas tem visto na crise uma oportunidade de adquirir imóveis com valores menores o que se torna uma oportunidade de investimento e de realizar o sonho da casa própria, enquanto a divulgação de politicas públicas habitacionais é um fator que influência diretamente o setor.

De acordo ao CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) no final de 2018 as vendas apresentaram crescimento de 4,4% com relação a 2017, desta forma houve um crescimento mesmo considerando um momento de incerteza na economia brasileira.


2 – Detalhamento do Mix de Marketing

A principal estratégia de marketing é o diferencial dos produtos e serviços oferecidos. Segundo Dolabela (2006) o plano de marketing identifica a oportunidade de negócios para a empresa, ensina como penetrar em mercados identificados bem como conquistá-los e manter em posição.

Para determinar as ações para o plano de marketing o primeiro passo é definir a meta, onde se deseja chegar, a partir dai determinar quais ações será tomada para alcançar o objetivo pretendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (274.1 Kb)   docx (115.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com