TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cromossomo E Divisão Celular

Por:   •  21/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 4
  • RESUMO - SEÇÃO 1.4

ALUNA: SINDY KATHLEEN VIANA MARTINS

I período em Psicologia

Turno: Noturno

                                 CROMOSSOMO E DIVISÃO CELULAR 

     Nessa seção é abordado o núcleo interfásico e a divisão celular, que podem ocorrer pelos processos de mitose e meiose. Nessa mesma seção também é abordado a gametogênese humana, que é o mecanismo por meio do qual são produzidos os gametas masculino e feminino.

    A Estrutura, Morfologia e Fisiologia do Núcleo Interfásico, Quando falamos em núcleo interfásico, referimo-nos ao núcleo de uma célula que não está em processo de divisão celular. Nas células eucarióticas, esse núcleo se encontra delimitado pela membrana nuclear. O núcleo apresenta a cariolinfa, que se constitui no líquido celular no qual estão mergulhadas as demais estruturas nucleares. Há também o nucléolo, que é uma estrutura esférica, constituída de RNA, um pouco de DNA e proteína. A cromatina, presente no núcleo das células em interfase (células que não estão em processo de divisão), é formada por filamentos de DNA associados a proteínas do tipo histonas.

        Processos de Divisão Celular, Existem dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose. Quando a célula não está se dividindo, está em intérfase, período de intensa atividade metabólica. Há também a gametogênese, através da qual ocorre a produção de gametas.

       Através da Mitose ocorrem os processos de reposição de células velhas, regeneração de tecidos lesados e crescimento de indivíduo. Na mitose, uma célula se divide dando origem a duas células idênticas à célula original. Trata-se de um processo contínuo, mas que, para facilitar o estudo, é dividido em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

  • Prófase: ocorre a condensação dos cromossomos, formam-se as fibras do fuso, os cromossomos se ligam ao fuso através do centrômero e a carioteca se desorganiza.
  • Metáfase: os cromossomos se localizam na região central da célula.
  • Anáfase: ocorre o encurtamento das fibras do fuso e as cromátides irmãs se separam.
  • Telófase: os cromossomos se descondensam e ocorre a reorganização da carioteca. Ocorre a divisão do citoplasma, formando duas células.

Em seguida, ocorre um processo chamado citocinese, no qual o citoplasma é dividido, ficando cada parte com um núcleo e originando duas células geneticamente idênticas.

       A Meiose é responsável pela produção de gametas. Divide – se em Meiose I e Meiose II. A meiose I é reducional, pois o número de cromossomos da célula é reduzido pela metade, já a meiose II é semelhante à mitose. Assim como na mitose, o material genético é duplicado na interfase e, quando tem início a meiose, os cromossomos já estão duplicados. Cada etapa da meiose se divide em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

         Meiose I: Esta é a etapa em que ocorre a separação do par de cromossomos homólogos. Ao final do processo, há duas células com metade dos cromossomos da célula original, porém duplicados.

  • Prófase I: Os cromossomos se condensam e se pareiam. Ocorre o crossing-over. Formam-se as fibras do fuso através do centrômero e a carioteca se desorganiza.
  • Metáfase I: os pares de cromossomos homólogos se alinham na região central da célula.
  • Anáfase I: Encurtamento das fibras do fuso e a separação do par de cromossomos homólogos.
  • Telófase I: cada cromossomos do par de homólogos, ainda duplicados, encontram-se nos polos opostos da célula e ocorre a reorganização da carioteca e a descondensação dos cromossomos. No final há a divisão do citoplasma e formam-se duas células com a metade dos cromossomos da célula original.

        Meiose II: Esta etapa é semelhante à mitose. Ocorre a separação das cromátides irmãs e, ao final do processo, há quatro células com a metade do número de cromossomos da célula original.

  • Prófase II: os cromossomos se condensam, formam-se as fibras do fuso, os cromossomos se ligam ao fuso através dos centrômeros e a carioteca se desorganiza.
  • Metáfase II: os cromossomos se posicionam na região central da célula.
  • Anáfase II: ocorre o encurtamento das fibras do fuso e a separação das cromátides irmãs.
  • Telófase II: os cromossomos encontram-se nos polos opostos da célula, reorganiza-se a carioteca ao redor dos cromossomos. Os cromossomos de descondensam e ocorre a divisão do citoplasma. Cada uma das duas células que iniciou o processo de meiose II se divide, originando duas células. Sendo assim, na meiose, uma célula diploide (2n) origina quatro células haploides (n).

GAMETOGÊNESE

É a produção de gametas. No homem, é chamada de espermatogênese e, na mulher, ovulogênese. Para ambos, ocorre o processo de meiose. Na espermatogênese, cada célula que entra em meiose irá originar quatro espermatozoides. Na ovulogênese, cada célula que entra em meiose origina apenas um óvulo, as outras três células, muito pequenas e quase sem citoplasma, são chamadas corpúsculos polares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (197.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com