TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Câncer de Pele

Por:   •  6/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo:

O câncer de pele é avaliado como o de maior incidência no Brasil, e tem como principal característica a falta de sintomas que realmente incomodem o portador. Para conscientizar a população brasileira sobre os perigos desse tipo de câncer, a FSB Comunicação em conjunto com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criaram a campanha “Dezembro Laranja”.

Palavras-chave: campanha; câncer; comunicação; prevenção.

Introdução:

Por ser a segunda maior causa de mortes por doença no Brasil e agir de maneira traiçoeira, o câncer de pele tem tido uma atenção especial para que a população seja conscientizada em relação a sua prevenção. Em 2015, a FSB Comunicação e a Sociedade de Dermatologia Brasileira agiram em parceria para lançar a campanha conscientizadora “Dezembro Laranja”. Esse tipo de ação que liga um mês do ano a uma doença, e sua prevenção está no gosto dos brasileiros. O “Novembro Azul”, que conscientiza os homens sobre a prevenção de doenças masculinas como o câncer de próstata, e o “Outubro Rosa”, que dá enfoque no diagnóstico do câncer de mama são exemplos claros desse sucesso. A imprensa também aderiu a esses movimentos exibindo comerciais, com apresentadores usando botons referentes as campanhas, e tratando desses assuntos em reportagens. O sucesso desse tipo de campanha virou “pauta jornalística”, fato que é bom para ambos os lados. As emissoras ganham temas interessantes detentores de apelo ao público para se tratar em seus programas, enquanto a campanha ganha visibilidade.

Não só a imprensa teve papel fundamental na campanha, empresas patrocinaram o “Dezembro Laranja”, times de futebol entraram em campo vestindo laranja, artistas gravaram vídeos em apoio, shoppings promoveram eventos e cinemas passaram vídeos preventivos antes dos filmes. Ter seu nome ligado a uma causa tão nobre se tornou uma ação de marketing positiva e eficaz. Com isso, o movimento teve grande sucesso. No decorrer do documento será explicado o contexto do assunto, todas as ações aplicadas pela FSB Comunicação e a Sociedade Brasileira de Dermatologia e seus resultados, será feito um diálogo com conceitos publicados por pensadores da assessoria de imprensa e no final será evidenciado os motivos do sucesso do “Dezembro Laranja”.

Contextualização:

Em 2015, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) divulgou dados que apontaram uma estimativa de 176 mil novos casos de câncer de pele em território brasileiro. Em 2030, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que existirá mais de 27 milhões de novos casos de câncer no mundo, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas serão portadores. A OMS ainda completou que o maior efeito desse crescimento será sentido em países em desenvolvimento, caso do Brasil. Outro fato a ser observado é o número de mortes causadas por doenças: o câncer é a segunda que causa mais mortes no Brasil, perdendo apenas para complicações no sistema circulatório. Para dificultar ainda mais, o câncer de pele, em sua maioria, não aparenta sintomas tão aparentes, apenas pequenas manchas ou pintas, as quais não incomodam ou interferem a vida dos portadores. Muitas pessoas descobrem a doença em estágio avançado, com pulmões, ossos, cérebro, fígado entre outros órgãos já comprometidos.

Com o intuito combater, prevenir e conscientizar a população em relação ao silencioso e bastante incidente câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) juntamente com a FSB Comunicação criaram a campanha “Dezembro Laranja”. A FSB Comunicação é uma agência de comunicação especializada em gerir a imagem de empresas e organizações. Com mais de 37 anos de existência, possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Campinas, além de uma gama de profissionais especializados em diversos mercados com o intuito de entender cada case. A empresa é detentora de uma reputação muito positiva e fez trabalhos importantes no âmbito da comunicação corporativa, o que lhe rendeu a eleição de 26ª melhor agência de comunicação do mundo em 2017 e a melhor agência da América Latina em 2012 de acordo com o portal The Holmes Report, o título Leão de Prata no Festival de Cannes em 2011 na categoria “melhor uso de mídia social, além de 21 prêmios Alberje, o qual reconhece as melhores práticas da comunicação empresarial do Brasil. Essa gama de prêmios e a boa reputação com certeza foram os principais motivos, que levaram a Sociedade Brasileira de Dermatologia escolher a FSB Comunicação para tomar frente de um projeto tão ambicioso e importante, que foi a campanha “Dezembro Laranja” de 2015.

A ação teve ajuda das redes sociais, pontos turísticos, parques e praias, artistas plásticos, famosos, times de futebol, shoppings, cinemas e redes sociais. Além do Hotsite Controle do Sol, o qual dispôs uma calculadora que estimava o risco de câncer de pele em determinada pessoa, visto que é uma doença hereditária. A campanha teve grande adesão do público, inclusive levou a Sociedade Brasileira de Dermatologia a receber um certificado do Guinness World Records.

Descrição do produto e ações utilizadas:

A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem um histórico grande na luta por interesses na área da saúde e bem-estar da população brasileira, sempre com ações voltadas para o engajamento de todos na luta. Suas campanhas são compostas por três principais desafios: fazer com que toda a população se engaje na luta, conscientizar o Brasil em relação aos perigos da doença, criando hábitos saudáveis e preventivos e fazer com que a Sociedade Brasileira de Dermatologia seja reconhecida como o principal órgão responsável pelas ações. A partir desses três desafios, A FSB Comunicação traçou estratégias para elaborar suas ações.

A primeira ação foi fechar parcerias para a iluminação de diversos pontos turísticos brasileiros na cor laranja, referente a campanha. O principal foi o Cristo Redentor, resultado de uma ação em conjunto com a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em parceria com a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o Bondinho do Pão de Açucar também foi iluminado em laranja. Outro ponto foi o Congresso Nacional, apoiado pelo Governo Federal. A partir do momento que as pessoas começaram a avistar esses pontos turísticos dessa cor, a aba do site da SBD responsável pela campanha teve um grande aumento no número de acessos.

Outra ação realizada foi em parceria com a artista londrina Emma Fay. Pintados de laranja por ela, contorcionistas faziam apresentações culturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com