TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E CONCEPTUAL

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  12.879 Palavras (52 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 52

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        1

CAPÍTULO 1 – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E CONCEPTUAL        4

1.1-Conceito e  evolucão do Marketing        4

1.2-Definição de Marketing        5

CAPITULO 2: ESTUDO DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR        7

2.1.Conceito de mercado        7

2.2.Comportamento do consumidor        9

CAPITULO 3: OBJETIVOS E ESTRATEGIAS DO MARKETING        12

3.1-Objectivos Indicadores e Metas        12

3.2-Estrategia do Marketing        12

3.3-Análise Swot        16

CAPITULO 4: PLANO DE MARKETING        19

4.1. Segmentação de mercado        20

4.2.Posicionamento do marketing        21

4.3.Marketing Mix        21

4.4.Conceito e política de produto        25

4.5. Classificação, tipos e níveis de produtos.        25

4.6.Ciclo de vida do produto        27

4.7-Lançamento de novos produtos        28

4.8-Os critérios de determinação dos preços        29

4.8.1 Custos        30

CAPITULO 5: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO        32

5.1-Os Meios De Comunicação        32

5.2-As Técnicas De Comunicação        33

5.4-Relações Públicas        34

5.5-Marketing Directo        35

5.6-Força De Vendas        37

Tornar — transformar-se de um simples vendedor para uma força de venda na empresa.        39

5.7-Promoção De Vendas        39

5.8-O Plano De Comunicação        40

5.9-Gestão da Marca e da imagem        41

CONCLUSÃO        46

BIBLIOGRAFIA        47

INTRODUÇÃO

A empresa moderna, inserida num ambiente económico, social e político em constante mutação, necessita de receber informações necessárias que concorra para um bom funcionamento da sua actividade, e por conseguinte para a eficiência da sua gestão.

  Uma das informações necessária que a empresa é a gestão de marketing, que vamos dar uma visão alargada do mesmo ao longo dos tempos, os seus vários estádios de desenvolvimento ate chegar numa posição relevante na gestão das empresas assumindo uma postura proactiva, centrada no cliente e vigilante face as acções da concorrência.

Dá-se, também, uma perspectiva quanto as diversas áreas de aplicação, para alem dos sectores de grande consumo, industrial e de consumo.

Refere-se também alguns princípios básico que traduzem atitudes de marketing bem como as suas técnicas e modelos.

Primeiramente vamos fazer uma analise dos fenómenos sociais políticos e sociais que marcaram o advento de marketing e efetuar algumas referencias a inovações, produtos, marcas, empresas e instituições que fizeram que fizeram a historia do marketing.

O início do seculo XXI é marcado pela globalização, pela forte concorrência entre marcas e empresas e por exigências cada vez maior por parte dos consumidores, pelo que se procederá a uma análise das principais tendências de evolução do marketing.

Por fim, revelar-se a importância que as novas tecnologias de informação, em geral, e a internet, em particular, estão a assumir nas economias modernas avaliando o seu impacto no marketing das organizações.

Esse equilíbrio é hoje notório, tendo acompanhado a evolução do conceito de Marketing ao longo do tempo, tal como ainda será visto neste Capítulo. Mas é também fundamental que as empresas compreendam que não estão sozinhas com os seus clientes no mercado, uma vez que em toda sociedade ha quem, provavelmente, tem que prestar contas.

Mas para compreender melhor a forma como o Marketing é hoje entendido, é necessário olhar para a forma como o próprio paradigma empresarial evoluiu ao longo do tempo.

A revolução industrial, permitiu às empresas produzirem em massa os seus produtos, muitos dos quais semelhantes entre si. A existência de um conjunto alargado de empresas promovia a concorrência, sendo que as empresas procuravam colocar no mercado os seus produtos com o preço mais baixo possível (e com o mais baixo custo de produção). As diferentes inovações que foram surgindo ao nível da produção apenas vieram aumentar os níveis de oferta e a concorrência empresarial.

Isto significa que não bastaria às empresas produzirem os produtos que os mesmos seriam comprados pelos consumidores. O papel do cliente era relativamente insignificante, na medida em que era apenas um simples consumidor. O poder de compra dos consumidores era relativamente reduzido, daí que as empresas também se focassem nos processos e na redução dos custos, considerando-se a massificação da produção como uma vantagem.

Na realidade, o Marketing nesta fase não existia, uma vez que não eram postas em conta as opiniões dos consumidores. É possível apelidar este paradigma como a óptica da produção. Este tipo de pensamento das empresas, com preocupação apenas ao nível da produção foi-se mantendo durante longas décadas..

Se a era anterior pode ser considerada como ótica da produção, a nova era é considerada de ótica das vendas. Em face do contexto, tornou-se essencial que as empresas se esforçassem na venda dos seus produtos, tendo-se desenvolvido técnicas de promoção e de venda agressiva dos produtos. Apesar de haver uma tentativa de alinhamento com os interesses dos clientes, não se faziam estudos de mercado nem tão pouco se tinha como objetivo criar vínculos com os clientes, a médio e longo prazo. O objetivo fundamental era o de conseguir vender os produtos, com um grande enfoque na área comercial das empresas, aproveitando também o aumento do poder de compra da sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.8 Kb)   pdf (426.3 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com