TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desing Thinking

Por:   •  5/5/2021  •  Artigo  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM COMUNICACAO E MARKETING EM MIDIAS DIGITAIS

Resenha Crítica de Caso

Renata Helen Moreira Perote

                                                         Trabalho da disciplina Design Thinking

                       Tutor: REGINA LUCIA NAPOLITANO FELICIO FELIX BATISTA

Porto Alegre

2021

DESING THINKING E A INOVAÇÃO DA APPLE

Referências: THOMKE, Stefan & FEINBERG, Barbara.  Design Thinking e Inovação na Apple - Slogan Publicitário da Aplle 1997-2002. Harvard Business School, 618-P05. Rev. 1º de maio de 2012.

           Os autores iniciam o artigo explanando os revolucionários números da gigante norte-americana, Apple: a empresa mantinha solidez e chegava a um patamar alto de crescimento principalmente após a pior crise dos últimos anos: a Grande Depressão. O ano era 2012, véspera de lançamento de mais um sucesso da Apple, o novo Ipad. A expectativa antes do lançamento fez a ação da Apple atingir os 600 dólares pela primeira vez em Wall Street na quinta-feira, antes de fechar em 585,56 dólares. As ações ganharam mais de 50% nos últimos três meses. Comparados a grandes gigantes da época, a Apple chegava a valer três vezes mais que a General Eletric e vinte e cinco vezes mais que a Sony, chegando a ser maior capital aberto do mundo. A situação era bem diferente há 12 anos atrás, num mercado e futuro incerto. Seu fundador Steve Jobs esteve afastado de suas atividades e voltava a empresa que estava quase fechando as portas. Afinal como uma empresa conseguiu em um curto espaço, manter tamanha solidez mesmo no cenário tão desafiador? A que se deve todo esse sucesso?

           Após Steve Jobs voltar ao comando da Apple em 1997, ele utilizou princípios do Design Thinking para resgatar a empresa. Desde sua fundação a Apple sempre teve compromisso com tecnologia e design. Ao longo do tempo, isso fez a empresa crescer cada vez mais e cair na graça do consumidor. Basta uma breve conversa com um usuário da Apple para perceber que mais do que consumir os seus produtos, existe uma relação emocional com a marca. O sucesso se devia ao comprometimento de criar produtos e soluções para seus usuários, isso ia muito além de estratégias de mercado. A Apple seguia uma linha de princípios que resultavam na qualidade de serviços, produtos e experiência aos seus usuários, são eles:  “design  thinking, e estratégias de  execução  de  desenvolvimento  transparente,  o  CEO  como  principal   inovador  e  a coragem consciente de conduzir testes  comerciais arrojados.”

         

             A Apple é uma das empresas líderes no campo da inovação e isso não poderia ter acontecido sem que a empresa adotasse o design thinking. Na época, década de 70, os computadores eram associados a empresas e corporações. A Apple desenvolveu um conceito de utilidade e paixão de computadores pessoais, em uma época que o computador era usado apenas em empresas. Foi priorizado as necessidades e desejos das pessoas, em vez de apenas nas necessidades do negócio resultando em um envolvimento interativo com o cliente. A experiência do consumidor passou a ser integrada nas etapas de design e desenvolvimento por meio da participação em testes de usabilidade. O design das interfaces também foi concentrado nas experiências pessoais. Praticando assim empatia com o usuário, um dos principais pilares do desing thinking, o que fez as pessoas amarem os produtos da Apple. Os produtos eram interativos, pois existia grande preocupação com mínimos detalhes, com atenção extrema até mesmo a embalagem dos produtos. Priorizando o design à engenharia do produto, os projetistas consideram tanto a forma quanto a função do produto, sempre com conceito de simplicidade e sofisticação construindo produtos simples e fáceis de usar, em vez de produtos complexos e difíceis de usar. Os produtos eram além da moda na época, além das tendências superficiais, desing era algo de dentro para fora.

           "Design não é apenas como se parece. Design é como funciona". A frase é de Steve Jobs, e traduz como o conceito de design simples foi aprofundado pela ideia do Design Thinking. Design passou a ser parte de todo o processo produtivo, desde a criação ao teste. Jobs criou uma cultura, colocou o usuário como protagonista do processo de criação, para elaborar produtos que atendessem suas necessidades da forma mais prática possível. A inovação na Apple se deve em grande parte a cultura enraizada do seu fundador, esse foi o legado de Jobs e sua marca registrada. O processo e inovação era muito além dos processos que aumentavam a eficiência. Inovação se dava no compartilhamento e ideias novas.  A Apple por meio de Steve Jobs, inverteu a lógica criativa e passou a entender que quanto maior a praticidade, maior seria o sucesso. Todas essas inovações são traduzidas nos dias de hoje e são uma amostra da busca incessante para melhor atender seus clientes por meio dos seus desejos e da praticidade.

             Parte da inovação foi o princípio da excelência em execução: Steve melhorou o processo de execução fechando divisões, eliminando 70% dos novos produtos e concentrando-se nos produtos de maior potencial. Também fechou instalações para mover a fabricação para fora da empresa. A Apple também lançou um site para venda direta de seus produtos e começou a se interessar pelos materiais de seus produtos e como eles são fabricados. Outro princípio eficaz foi a estratégia de plataforma: A Apple diminuiu seu portfólio de produtos e deixou apenas aqueles que podem ser produzidos com muito mais rapidez: os derivativos, aproveitando assim elementos já existentes, resultando em benefícios como confiabilidade e redução de custos. Desta forma empresa priorizou produtos que exigem menos reparo e manutenção. Outra particularidade era a estética dos produtos, que eram e ainda são bonitos, nenhum concorrente na época ganhava do desing dos produtos Apple. Outra execução brilhante permeada pelo desing thinking, era a ideia de um objeto belo, seu planejamento através de protótipo e o triunfo em sua execução. Mesmo após todo o sucesso e aceite desses produtos o desing continuava em evolução, sempre inovando com novas misturas de cores e materiais, a Apple definitivamente não ficava na zona de conforto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com