TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico de Mercado

Por:   •  19/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE

DE MINAS GERAIS-CAMPUS RIO POMBA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ALDIMISTREJAINE DO VALE PEREIRA

AMANDA COUTO BARBOSA

ANA ALICE DE ALMEIDA COSTA

ANDRÉ FERREIRA BRESSAN

ERIC DIAS DE OLIVEIRA

RYSIA APARECIDA LANA MACEDO

TRABALHO DE DIAGNÓSTICO DE MARKETING

SUPERMERCADO TARCÍSIO

RIO POMBA-MG

2022

Índice

INTRODUÇÃO.

APRESENTAÇÃO DETALHADA DA ORGANIZAÇÃO..........................................4

O SISTEMA DE MARKETING DA ORGANIZAÇÃO..........................5

MERCADO ALVO DA ORGANIZAÇÃO..

O AMBIENTE COMPETITIVO DA ORGANIZAÇÃO..........................................7

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO:ANÁLISE SWOT...........................8

6

REFERÊNCIAS..                                         10

INTRODUÇÃO

Nosso trabalho de diagnóstico de marketing foi realizado no supermercado Tarcísio que se localiza na cidade de Silveirânia - MG, com população estimada segundo o IBGE de 2.300 pessoas e as cidades mais próximas são Mercês e Rio Pomba. Por se tratar de uma cidade pequena do interior e ser o único comércio da cidade com a capacidade e estrutura de oferecer tudo o que precisa se tratando de produtos e serviços que os grandes supermercados oferecem, nosso objetivo é observar tudo aquilo que já foi feito tanto internamente e externamente e pontuar em cima do conteúdo de marketing, a fim de apresentar números e sugestões para um impulsionamento de vendas e aprimoramento da prestação de serviços.

A metodologia utilizada será a observação dos posicionamentos de toda estrutura, a saber se está sendo favorável para o resultado positivo da empresa, se  todas as ações de marketing realizadas até o momento, se estão surtindo o efeito procurado, também buscar com os consumidores falhas e acertos para sugerir melhorias e identificar oportunidades antes não exploradas através de pesquisas e questionários de satisfação para uma melhor avaliação, realizaremos a técnica SWOT identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, possibilitando verificar a atual situação de gestão e planejamento e explorar pontos que sejam possíveis de executar e atingir resultados a curto, médio e a longo prazo.

Em um ramo de comércio tão competitivo e que se encontra em constante expansão, o supermercado Tarcísio necessita sempre atualizar e usufruir das ferramentas do marketing e se manter inserido nas transformações do mercado. Por isso, apresentamos nas considerações finais as observações e sugestões para o supermercado Tarcísio.

APRESENTAÇÃO DETALHADA DA ORGANIZAÇÃO

Em busca de um lugar tranquilo para sua família, S.r. Tarcísio saiu de São Paulo e veio pra Silveirânia, logo que chegou teve a ideia de abrir um negócio, como gostava de negociar e vender, resolveu abrir um bar com poucas mercadorias, assim reunia todos os públicos. Com a ideia crescendo e vendo o lucro na parte de mercearia resolveu assim aumentar seu negócio, tirando a parte de bar e voltando só pra parte de mercearia.

A empresa Tarcísio Siqueira Goncalves conhecida como Supermercado Tarcísio, foi inaugurado em 11 de julho de 1996, na Rua Coronel Antônio Goncalves Lamas, número 111, centro de Silveirânia, sendo uma empresa de pequeno porte, se trata de um comércio varejista de mercadorias em geral, que tem como atividade principal a venda de produtos alimentícios e secundários como hortifruti, materiais de construção em geral, artigos e acessórios para animais domésticos, artigos para festas, brinquedos, carvão, artigos para bebê, roupas de cama, mesa e banho, artigos religiosos, papelaria, utilidades domésticas e outros produtos não especificados.

Atualmente a empresa conta com vários colaboradores no seu funcionamento, com o intuito de se expandir, já se criou a ideia de uma nova estrutura, mais ampla, de fácil acesso e com maiores números de produtos.

O SISTEMA DE MARKETING DA ORGANIZAÇÃO

A missão da empresa consiste primeiramente em oferecer um atendimento de qualidade a seus consumidores, procurando sempre atender suas necessidades com preços baixos e acessíveis, priorizando um ambiente agradável e higienizado.

Posteriormente, seu objetivo é ter variedades de produtos para todos os gostos, sem deixar de fora sua qualidade. Excelência no atendimento é um dos seus pontos chaves, pois sempre procuram conquistar novos clientes. E um dos seus projetos é abrir novas filiais futuramente.

Certamente, suas estratégias de entrega do valor constituem-se em divulgações nas redes sociais, certamente trabalhando com produtos diferenciados com o melhor preço. Usam-se também a penetração em produtos brutos onde tem mais saída e aplicam em suas mercadorias a precificação baseada em psicologia dos preços.

Por sua vez, seu sistema de relacionamento com os clientes, fundamenta-se em um atendimento humanizado, expressando a empatia no atendimento seja qual for o cliente. Transmitir confiança é excepcional, mostrando sempre estar disponível para ajudá-los nos que for necessário, assim deixando os clientes confortáveis, tranquilos e confiantes na hora de fazer suas compras.

O MERCADO ALVO DA ORGANIZAÇÃO

O supermercado Tarcísio busca atender uma diversidade de público alvo, tanto na zona rural tanto na urbana, buscando melhor atender seus clientes independentes de classe social, idade ou sexo, trabalhando com desde recém-nascido aos idosos. Para isso é importante traçar estratégias nas preferências e necessidades de cada cliente que frequenta o supermercado, identificando-os, seus gostos e conhecendo o seu perfil.

Com base nas pesquisas e as observações, identificamos que sua localização por ser em uma cidade pequena e calma, o supermercado é bastante movimentado, ele está sempre buscando inovar, arrumando meios de chamar atenção de mais clientes e os maiores frequentadores são trabalhadores assalariados na faixa etária de 22 as 35 anos, estudantes de 11 a 21 anos, crianças em geral e aposentados.

O maior consumo são em produtos de sexta básica, os produtos hortifrúti, e de padaria, também trabalhando com produtos para revenda.

O AMBIENTE COMPETITIVO DA ORGANIZAÇÃO

Microambiente:

Clientes: O supermercado Tarcísio, busca sempre atender seus clientes com a melhor forma possível, com bom atendimento, entrega domiciliar, atendimento presencial, via telefone e WhatsApp, sempre buscando uma melhor satisfação.

Concorrentes: Os concorrentes são os outros mercados na cidade, mesmo o supermercado se situar em uma cidade pequena, e ser o único com uma estrutura maior, existe concorrência, de comércios menores, que são o Mercado Grossi e a Mercearia Silveirânia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com