TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exame de Sistemas de Canais de Distribuição

Por:   •  28/5/2021  •  Exam  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas e Canais de Distribuição

Questão 1 - O varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores para uso pessoal e não comercial (Kotler, 2013). Explique o canal de marketing loja de conceito e cite 01 exemplo. (15 linhas – vale 2,0)

        A loja de conceito consiste em uma loja de exposição de uma marca, visando proporcionar uma melhor experiência de compra ao consumidor o possível. Tendo como sua finalidade servir como laboratório para a marca. Ela não necessariamente tem a sua finalidade as vendas.

        Possuindo como exemplo a loja Hering Experience, uma loja no Shopping de Morumbi em São Paulo da marca Hering. A loja possui em seu interior espelhos interativos que mostram toda a coleção da loja de forma dinâmica, onde o cliente também pode finalizar a compra, possui também em seus provadores comodidades como telas touchscreen para caso o cliente solicite alguma peça de roupa para um vendedor e possui também a opção de personalização e impressão de estampas em um intervalo de cinco minutos dentro de um espaço batizado de “Do Seu Jeito”. Com a abertura da sua loja conceito, as ações da Hering aumentaram cerca de 17,78% no mês de lançamento.

        

Questão 2 - Há vários níveis de serviço oferecidos pelo varejo. Apresente 02 características que diferenciam varejo de autosserviço x varejo autosseleção.

  • Varejo de autosserviço:  

        Maior liberdade do cliente: Modelo no qual o cliente tem mais autonomia durante todo o processo de compra.

        Redução de custos: Devido ao aumento da autonomia do cliente, possui uma redução da equipe de funcionários.

  • Varejo de autosseleção:

        Maior auxílio ao cliente: Nesse modelo no qual o cliente tem o suporte de funcionários para completar transações.

        Custos elevados: Esse modelo possui um custo operacional elevado devido ao aumento de funcionários exigidos por esse modelo.

Questão 3 - Atualmente temos um excesso de oferta e acirramento da concorrência. Diferente da realidade predominante em grande parte dos setores da economia até a década de 1980, onde a demanda era equilibrada ou superior à oferta.

Quais os tipos e as características do processo de vendas? (15 linhas – vale 2,0)

  • Venda de varejo: Nesse processo as vendas são relacionadas a venda direta ao consumidor final.

        Consiste em vendas de pequenas quantidades e de pequenos valores, aonde o cliente vai ao estabelecimento com senso de urgência para o produto, geralmente a venda ocorre em um ponto fixo e que deve estar próximo ao público-alvo.

        Na venda de varejo existe dois tipos de venda e vendedores, sendo as vendas de varejo (B2C) em que é focado em vendas diretas ao consumidor final e vendas empresariais (B2B) em que é focada em vendas para outras empresas.

  • Venda industriais: Nesse processo as vendas são realizadas em negociações entre empresas, podendo ser do setor industrial, governamental, varejista ou até mesmo de serviços.

        As vendas são realizadas a intermediários ou empresas que dependem do seu produto como matéria prima, sendo comercializada e em altos volumes e em alto valores. Nesse processo de venda a fábrica pode ser localizada em outro estado ou outro país, o fornecedor deverá ser pró-ativo e ir atrás do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (145.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com