TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização De Canais Em Sistema De Irrigação

Trabalho Universitário: Utilização De Canais Em Sistema De Irrigação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TIRADENTES– UNIT

ENGENHARIA DE CIVIL

UTILIZAÇÃO DE CANAIS EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

Aracaju, 2014

UTILIZAÇÃO DE CANAIS EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

Trabalho solicitado pelo professor Matheus Carvalho da Disciplina Hidráulica equivalente a nota de medida de eficiência da segunda unidade.

Aracaju, 2014

OBJETIVOS

Visão prática da utilização de condutos livre

INTRODUÇÃO

Com a descoberta da agricultura, criaram-se as condições para o surgimento dos primeiros aglomerados populacionais sedentários, localizados próximos de rios ou nascentes, afim de obterem água para as suas culturas agrícolas. A melhoria da alimentação, acompanhada da uma evolução de vários aspetos sociais (por exemplo, a sedentarização), conduziu a um grande aumento populacional, o qual teve como consequência imediata a necessidade de expandir os campos de cultivo, afastando-os para mais longe das fontes de água, para terrenos mais secos, nos quais o regime de precipitações era insuficiente para garantir a sobrevivência das plantas cultivadas. Este problema foi resolvido com o desenvolvimento de técnicas de irrigação, isto é, com o fornecimento artificial, através de processos de engenharia, de água aos campos agrícolas.

A irrigação provocou uma autêntica revolução na eficiência agrícola, aumentando não apenas a quantidade, mas também a qualidade dos produtos obtidos, permitindo ainda o cultivo de terrenos até aí não aproveitados, já que eram hidricamente pobres, conduzindo, deste modo, a uma enorme expansão humana.

As primeiras sociedades agrícolas surgiram próximas de rios com regimes de cheias (por exemplo, o Nilo, no Egito, e o Tigre e o Eufrates na Mesopotâmia), desenvolvendo um engenhoso sistema para irrigar os seus campos: paralela e perpendicularmente aos rios eram criadas redes de canais, com diques e comportas, os quais eram inundados na altura das cheias. Quando o nível do rio descia, os canais continuavam cheios, já que eram fechados os seus pontos de comunicação com os rios, permitindo assim manter um grande volume de água disponível para rega, mesmo nas alturas de seca. Este sistema é ainda usado nos dias de hoje, tendo sido, praticamente, o único sistema de irrigação usado no Egito até 1820, altura em que se iniciou a implantação de sistemas de irrigação mais modernos, com reservatórios e redes de canais mais desenvolvidas. Ao longo dos tempos, foram criados diversos engenhos e instrumentos usados na irrigação. Alguns exemplos são a cegonha egípcia, formada por uma vara tendo um balde numa das pontas e um contra- peso na outra, para retirar água dos poços; a Roda Persa, constituída por um sistema de duas rodas perpendiculares articuladas, movidas por tração animal, para extrair água dos rios e lagos; o Parafuso de Arquimedes, inventado por este em Siracusa, e que permite transportar água para pontos a cotas mais elevadas que a de origem, usando apenas a força das correntes dos rios. A partir do séc. XIX, assiste-se a um enorme desenvolvimento dos sistemas de irrigação, devido à invenção, sucessiva, do motor a vapor, do motor elétrico e do de combustão interna Após a Segunda Guerra Mundial, generaliza-se a utilização de sistemas de irrigação feitos em tubo de alumínio, resistentes, leves e fáceis de deslocar.

DESENVOLVIMENTO

Como vimos, as primeiras cidades surgiram em regiões próximas aos rios. Mas não era fácil lidar com as cheias sazonais, já que de tempos em tempos, as águas dos rios subiam e inundavam toda a terra. Por um lado, as cheias contribuíam para fertilizar o solo. Por outro, destruía as plantações.

Essas sociedades orientais localizavam-se, basicamente, em terras áridas, precisando, então, da força das águas para se desenvolverem. Foram realizadas grandes obras hidráulicas (canais de irrigação que levavam a água para o interior) para ajudar no cultivo. Por isso, essas civilizações são também conhecidas como sociedades hidráulicas.

Canais de irrigação: para levar a água dos rios e lagos às plantações mais distantes. Assim, o agricultor não ficava mais na exclusiva dependência das chuvas e cheias dos rios para regar as terra.

Construção de diques: para armazenar a água das cheias dos rios, evitando que o solo ficasse encharcado.

Os canais de irrigação, conduzem, água com a finalidade de umedecer os solos. É uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Complementa a precipitação natural, e em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes.

Os sistemas de irrigação são classificados em 4 categorias, de acordo com o modo de aplicação da água: 1. Superfície;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com