TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Forno De Minas

Artigo: O Forno De Minas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PROCESSOS GERENCIAIS

LIANE MARIA COSTELLA VIVAN

FORNO DE MINAS

Gramado - RS

2013

LIANE MARIA COSTELLA VIVAN

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA FORNO DE MINAS

Trabalho apresentado ao Curso (Processos Gerenciais) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Administração das Produção,

Operações da Logística,

Teoria dos Jogos,

Ética, Política e Sociedade,

Metedologia Científica

Seminário, lV

Professores:

Luis Gabriel,

Gisleine e Marcos Marques,

Lissandro,

Márcia Bastos,

Reinaldo Nishiwara,

Rodrigo Trigueiro,

Gramado - RS

2013

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido analisando um estudo de caso da empresa Forno de Minas. Nele, encontramos as perspectivas da estratégia de produção para que a empresa possa se reerguer. Quais os seus objetivos de desempenho da produção, como também o seu conceito.

Relata os tipos de Inputs, identificando qual foi o input que a multinacional General Mills retirou da receita do pão de queijo.

Apresenta uma proposta contendo etapas do processo decisório para que a empresa possa atingir seus objetivos. As estratégias de Logística também são identificadas, especificando quais devem ser as principais para que a empresa consiga manter a qualidade.

Aponta os principais cuidados que a empresa deve ter para aumentar as vendas, fidelizar seus clientes e manter os lucros com o menor custo e qualidade.

.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

1. Perspectivas da estratégia da produção:

a) Aumento do faturamento – Terminar 2012 com um crescimento no faturamento de 160% maior que 2010.

b) Aumentar o nº de Funcionários de 300 para 600 neste período.

c) Crescimento na produção em 5 vezes até tal período.

d) Requerer a MARCA, se reposicionando novamente no mercado e reconquistar o paladar dos clientes.

A principal estratégia da Forno de Minas para requerer a empresa é seguir a mesma filosofia que impulsionou sua criação em 1990. Filosofia esta de QUALIDADE.

2. Os 05 objetivos de desempenho da produção eram:

a) Diversificar os produtos,

b) Ampliação da àrea – espaço físico da empresa maior, com melhores condições de trabalho,

c) Atender o mercado de alimentação fora do lar,

d) Expandir a MARCA no exterior, com um aumento dobrado de exportação.

Mendonça, com a finalidade de reerguer a empresa tinha como conceito de tentar reproduzir em escala industrial o produto de qualidade que a gente tinha dentro de casa. A receita do Pão de Queijo caseiro industruializado por Dona Dalva, sua mãe.

3. Inputs são os elementos de qualquer operação produtiva, seja de transformação de produto ou serviço, que se relacionam a partir do momento que se inicia o processo.

a) Inputs – (entradas): São os recursos de entrada a serem transformados. Geralmente chamados de matéria-prima, podendo ser bens tangíveis (materiais) ou intangíveis (serviços), provocando a mudança do estado ou da condição dessas matérias – primas, agregando um valor a elas.

Os Inputs se constituem em dois tipos de recursos:

Inputs Transformados – São aqueles que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma. Temos como exemplo de Inputs Tranformados : a madeira para fabricação de móveis, o papel de uma gráfica, a informação em uma estação de rádio. É matéria-prima que sofre um processo de transformação para a criação de um novo produto.

Inputs de Transformação – São as ferramentas ou instrumentos utilizados no processo de transformação. Eles agem sobre as matérias – primas, transformando-se em produto acabado. Podemos citar alguns exemplos de Inputs de transformação: os maquinários e operários que trabalham na linha de produção em uma fábrica. As panelas, o forno, o fogão e os próprios cozinheiros são recursos de transformação que promoverão a transformação dos alimentos crus em pratos prontos para serem consumidos pelos clientes de um restaurante.

b) Outputs ( saídas) – São o produto final, resultado do esforço de transformação dos Inputs, destinados ao consumo ou, dependendo do caso, como parte de outro processo de transformação. O output pode ser constituído tanto de bens tangíveis (materiais) como de bens intangíveis ( serviços puros), entretanto, na maioria das vezes , o output é considerado um pacote de produto, ou seja, um produto constituído de bens tangíveis e serviços.

A multinacional General Miulls ao alterar a fórmula da receita do pão de queijo, fez um Input de transformação, pois a receita passou por um processo de transformação com a alteração dos ingredientes na composição do pão de queijo com o objetivo de redução de custos ao chegar no produto acabado. Ocorreu uma mudança no sabor, na qualidade do produto, o mesmo sofreu uma alteração, no entanto, foi um processo de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com