TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forno De Minas- Qualidade E Diversificação

Trabalho Universitário: Forno De Minas- Qualidade E Diversificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Administração da Produção 4

2.2 Teoria dos Jogos....................................................................................................6

2.3 Operações e Logística ...........................................................................................6

2.4 Ética, Política e Sociedade.....................................................................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade trata-se do estudo de caso da empresa Forno de Minas e tem como objetivo desenvolver os conhecimentos adquiridos através do estudo das disciplinas de Administração da Produção. Operações e Logística, Teoria dos Jogos, Ética, Política e sociedade e Metodologia Cientifica.

O desenvolvimento da produção textual a partir da resolução do estudo de caso oferece formas de resolver situações do ambiente empresarial aprimorando o conhecimento aprendido nas disciplinas do quarto semestre, aplicando o conhecimento à prática.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: Entende-se por estratégia um padrão global de decisões tomadas pela empresa, que comprometerá um conjunto de ações subsequentes que posicionam a organização e tem a meta de leva-la a atingir seus objetivos.

A estratégia da produção é dividida em 04 perspectivas:

Perspectiva Top Down (de cima para baixo): é o que as empresas desejam que as operações façam. São as decisões sobre os tipos de negócios que o grupo deseja investir.

Em uma perspectiva top down, a estratégia é dividida em três diferentes níveis: no nível mais alto está a estratégia corporativa, que define os mercados nos quais a corporação quer se inserir e a forma como adquire e aloca os recursos fundamentais ás atividades. No segundo nível, a estratégia de negócio está associada a cada unidade, divisão ou linha de produtos, na qual especifica o escopo do negócio, bem como se posiciona dentro do setor para alcançar e manter uma determinada vantagem competitiva. A estratégia de negócios guia a empresa em relação aos seus consumidores e concorrentes. No último nível estão as estratégias funcionais que definem como cada área funcional irá contribuir para a estratégia de negócio, verificando o que cada função irá desempenhar dentro da empresa.

Perspectiva Bottom Up (de baixo para cima): É a estratégia focada a partir da experiência operacional. Os objetivos e as ações da produção são moldados pelos conhecimentos adquiridos das atividades diárias. Acontece quando as melhorias da cumulativa da operação constroem a estratégia. A perspectiva bottom up envolve consultar as funções individuais da empresa sobre suas restrições e capacidades, levando em consideração as estratégias emergentes (baixo) que são gradualmente moldadas pelo tempo e baseada em experiência de vida real e não teórica.

Perspectiva dos Requisitos de Mercado: É quando os requisitos de mercado constroem a estratégia. Basicamente, toda empresa busca satisfazer o mercado a que está tentando servir, para sobreviver a longo prazo. Se a organização não compreende o que o mercado quer, é impossível garantir que as operações estejam alcançando seus objetivos de desempenho.

Perspectiva dos Recursos de Produção: Essa perspectiva é baseada em uma teoria sobre os recursos da empresa. Sustenta que as empresas com desempenho estratégico acima da média, provavelmente terão conquistado sua vantagem competitiva devido às competências centrais de seus recursos. No longo prazo, isso terá impacto significativo em seu sucesso estratégico.

Para reerguer a empresa forno de Minas, foram aplicadas as 04 perspectivas da estratégia. Porém a perspectiva top down, através da estratégia funcional, foi a principal estratégia desenvolvida, visto que, os setores de marketing, produção, finanças, P&D, etc., traduziram os objetivos do negócio da melhor forma, bem como, otimizaram seus recursos para apoiá-lo.

Toda organização busca, ou deveria buscar, cinco objetivos de desempenho, visando satisfazer o cliente, aumentar significativamente sua quota de mercado e consequentemente, maximizar o lucro contando com a fidelização de seus clientes. Os 05 objetivos de desempenho da produção são:

 Qualidade: O objetivo da qualidade no desempenho da produção é executar as ações da maneira mais correta possível, ou seja, prestar serviços ou produzir sem falhas, visando a satisfação total do cliente.

 Custo: Consistem em alcançar os objetivos previamente traçados, com o menor custo possível, maximizando a receita da organização, buscando produzir sempre com o menor custo.

 Flexibilidade: O objetivo da flexibilidade é introduzir novos produtos/ serviços a qualquer momento. Alterar qualquer programação de produção reagindo positivamente em situações inesperadas sem permitir queda na qualidade do produto ou serviço.

 Rapidez: Consiste em executar ações da maneira mais rápida possível, minimizando o período entre o início de uma atividade e o seu término.

 Confiabilidade: Consiste em honrar prazos de entrega, mantendo os compromissos assumidos com os clientes no tempo correto.

A empresa Forno de Minas desde o início apostou no objetivo da qualidade no desempenho da produção.

Os imputs são os recursos de entrada na empresa. Geralmente são classificados em recursos a serem transformados, que são os materiais, informações e consumidores e em recursos de transformação, que são compostos por instalações (prédio, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações). Os recursos transformados e os recursos de transformação dão origem aos outputs que são os bens e serviços de uma organização.

A multinacional General Mills retirou da receita do pão de queijo um input transformado, visto que foi retirado um material, o queijo, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com