TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto da COVID-19 Nas Relações de Consumo

Por:   •  26/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

O impacto da COVID-19 nas relações de consumo

O comportamento de consumo sempre esteve em constante transformação, nos últimos 10 anos a transformação digital mudou completamente a forma de comprar e vender.

Novos modelos de negócios surgiram e outros desapareceram, tudo parecia estar dentro de um cenário previsível até que em março de 2020 a OMS anunciou para o mundo que estávamos enfrentando uma Pandemia.


Mais uma vez o comportamento do consumir mudou e o que funcionava ontem já não funciona mais hoje, e tudo isso devido a fatores sociais, psicológicos, pessoais ou culturais.


O interessante é que, ao mesmo tempo, em que alguns negócios simplesmente desapareceram outros cresceram mais de 200% durante a pandemia.

Nunca foi tão importante entender os desejos e necessidades dos consumidores, principalmente para entender o que os levou a comprar produtos e serviços de uma determinada empresa e não de outra.

Vou tentar relacionar os quatro fatores que influenciam o comportamento do consumidor e sua relação a COVID-19.

Fator Pessoal

A pandemia trouxe novos hábitos e necessidades na hora de cuidar da aparência. Diante de tantas mudanças no comportamento dos consumidores, o setor de beleza precisou se adaptar.

Antes da pandemia, os cuidados com a aparência eram muitas vezes terceirizados. Diante da impossibilidade de recorrer aos serviços de cabeleireiros, barbeiros, manicures e depiladoras após as medidas de isolamento, os hábitos de beleza se tornaram uma tarefa a ser realizada com as próprias mãos. Isso gerou uma maior autonomia em relação aos cuidados com a aparência: 41% das brasileiras estão fazendo as unhas sozinhas durante a quarentena, enquanto 22% pintam o próprio cabelo e 33% se depilam em casa.

As buscas durante a quarentena também mostram a força do do-it-yourself no setor de beleza.

Fonte: 

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/tecnologia-conteudo-e-comunicacao-como-o-setor-de-beleza-se-adaptou-as-novas-necessidades-dos-consumidores/

Fator Cultural

Essa autonomia, junto ao isolamento social, impulsionou maiores experimentos com a aparência e uma libertação das convenções, como mostram as especialistas Marina Pires e Carol Soares em suas respectivas apresentações. 

Buscas por “transição capilar”, “cabelos brancos” e “raspar o cabelo” tiveram seu ápice em 2020.


Com as medidas de isolamento se afrouxando, a questão que fica é se esses novos hábitos de cuidados com a aparência vão continuar, e em que medida. Enquanto um terço dos consumidores pretendem voltar a terceirizar os serviços de beleza e estética, uma parte significativa deve voltar a terceirizar apenas alguns serviços específicos. Isso mostra que muitas pessoas levarão o aprendizado do “faça você mesmo'' da pandemia para o futuro, continuando a realizar certos cuidados em casa.

O Fator Psicológico

A pandemia do coronavírus tem atravessado todo o tecido social, não poupando praticamente nenhuma área da vida coletiva ou individual, com repercussões na esfera da saúde mental. Em situações de epidemia, o número de pessoas psicologicamente afetadas costuma ser maior que o de pessoas acometidas pela infecção, sendo estimado que um terço a metade da população possa apresentar consequências psicológicas e psiquiátricas caso não recebam cuidados adequados (CEPEDES 2020a; ORNELL et al., 2020). 


Documentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Inter-Agency Standing Committee (IASC), fórum instituído pelas Nações Unidas  para lidar com crises humanitárias, têm abordado os diversos aspectos da pandemia que se relacionam com a saúde mental.

Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia. Muitos voluntários têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade.

A atual pandemia desencadeou ao menos cinco fatores de estresse na população, relacionados tanto à própria pandemia como ao seu enfrentamento: i)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com