TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado De Detergente Em pó

Dissertações: O Mercado De Detergente Em pó. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

O Mercado de detergente em pó no brasil

O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão.e o potencial de crescimento é expressivo. O consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg, enquanto a média da América Latina é de 4,26. Nos Estados Unidos, cada consumidor utiliza, por ano, uma média de 5,47 kg de sabão em pó. Na Europa, esse índice chega a 8,4 kg. Trata-se de um segmento de grande importância para o crescimento da empresa no Mercado brasileiro.

Temos hoje uma concorrência acirrada entre as marca Unilever e P&G , que são as maiores mas, que já sofrem um certo incomodo com entrada de uma nova marca a Ypê. A empresa, que entrou nesse segmento há apenas cinco anos, já tem 8,9% do mercado.

A Unilever tem como sua marca líder o detergente em pó OMO. A marca OMO foi registrada na Inglaterra pela Lever Brothers (empresa que daria lugar a atual Unilever) seu nome é a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja), representação do zelo materno e da sabedoria.

O mercado de sabão em pó surgiu na década de 50 tendo dificuldade de aceitação, uma vez que as donas de casa estavam acostumadas com o sabão em barra, com o qual se gastava muito tempo com a lavagem das roupas e se usava muitos produtos no processo de limpeza. Diante disso o sabão em pó poderia ser facilmente inserido no mercado, propondo menos tempo na lavagem e menor utilização de outros produtos no processo.

As mulheres detêm 72% do poder de decisão de compra nesse quesito sendo elas o principal consumidor de sabão em pó, logo se tornando o alvo das empresas desse setor. A estratégia para o lançamento de OMO no país foi cercada de mistérios, nas chamadas de radio e nos jornais que estamparam em suas páginas a intrigante pergunta "Mas como? Omo?". O produto foi lançado oficialmente em 1957 a principio apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro sendo o primeiro sabão em pó do Brasil, e o primeiro na cor azul, levando em conta o hábito brasileiro de usar anil par realçar o branco das roupas.

Com o slogan "Onde OMO cai a sujeira sai" a marca foi apresentada aos brasileiros. Foi necessário explicar o sofisticado conceito de detergente em pó para as mulheres brasileiras, que estavam pouco familiarizadas com técnicas mais sofisticadas de lavagem, já que a maioria acreditava mais na força bruta do que na tecnologia para cumprir suas metas de limpeza. Para chamar mais atenção nas prateleiras de supermercados sua embalagem era grande e de papelão com enormes letras e de cores fortes imitando pequenos cartazes, além disso foram feitas campanhas onde demonstradores percorreram o interior do país levando amostras de OMO e ensinando as donas de casa como usar o produto , tudo isso para superar os sabões em barra ,alvejantes e o anil.A marca OMO responde por aproximadamente 53% do mercado brasileiro de sabão em pó estando presente em cerca de 50 milhões de domicílios no país. A popularidade conquistada em mais de 50 anos de mercado brasileiro é devida em grande parte pelos seus slogans:

"OMO faz OMO mostra"

"Melhor que OMO só OMO"

"Porque não há aprendizado sem manchas"

"Sujeira não escolhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com