TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Atual

Casos: O Mundo Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

RH e o contexto atual do mundo dos negócios

Por Paulo Henrique Bolgar para o RH.com.br

O contexto atual do mundo dos negócios configura-se como um painel delineado e marcado por aceleradas, complexas e significativas mudanças em todos as dimensões do ambiente humano – social, econômico, cultural, político, religioso, entre outras. As macro-mudanças, neste ambiente, pontuadas por rupturas e turbulências de velocidade antes nunca vistas, têm provocado impactos profundos na sociedade como um todo e, por conseguinte, na gestão das empresas. No mundo dos negócios, os reflexos e impactos decorrentes dos grandes vetores de mudança são ainda mais presentes e notáveis, do quais destacamos:

Globalização & Competição: o que um dia foi propalada como uma tendência do final do século XX, hoje está consolidada como um processo inexorável de globalização da economia, negócios e mercados, capitais e investimentos, produtos e serviços, informação, profissionais e talentos, enfim, constituindo um ambiente de extrema e acirrada competição que se dá numa arena de escala e amplitude globais. Este modelo de competição global impõe regras próprias como a transformação de alguns tipos de produtos e serviços em commodities e com preços globais, atuação e capacidades em nível mundial, agilidade no atendimento ao cliente e inovação tecnológica. O desafio competitivo que a globalização coloca é o de criar capacidades organizacionais globais como a de movimentar talentos, idéias e informação no mundo todo, gerando produtos e serviços competitivos, bem como considerando a diversidade e especificidade local, o que demanda competências como flexibilidade e agilidade na atuação das empresas.

Novas Demandas do Cliente: o cliente de hoje se transformou e está muito mais exigente em termos de diversificação de produtos e serviços, qualidade e preço, bem com está mais consciente de seus direitos, prerrogativas e poder de compra e cobrança enquanto consumidor. O cliente passa a ser um dos focos principais das organizações de alta performance e com visão estratégica.

Tecnologia e Inovação: o avanço e a velocidade das inovações tecnológicas são assustadores. Os ciclos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos diminuem a cada dia. As novas tecnologias impulsionam e aceleram os vetores de mudança ambiental, bem como os ciclos de vida de produtos e serviços e o próprio desenvolvimento do ser humano. A tecnologia alavanca as grandes transformações da sociedade, quebrando paradigmas das ciências e do conhecimento humano, gerando progresso e evolução do homem. A tecnologia transformou e revolucionou os conceitos tradicionais de tempo, espaço, distância e velocidade, "tornando o mundo menor, mais próximo e mais veloz" (Ulrich, Os Campeões de RH). O trabalho em si está sendo transformado com o advento de novas tecnologias, como o trabalho em casa, em lugares dispersos, em trânsito, no cliente ou em outro lugar, mas sempre conectado à empresa por meio da telecomunicação.

Conhecimento & Capital Intelectual: no final do século XX, o conhecimento ou capital intelectual emerge e é apontado como o ativo mais valioso de uma organização. Muitas empresas competem e se diferenciam no mercado pelo valor agregado de seu conhecimento que repousa nos sistemas de informação da organização ou nos seus próprios funcionários.

Emprego e Relações de Trabalho: a própria definição de emprego hoje está sendo questionada, em virtude dos novos modelos e estrutura de organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com