TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Como Vantagem Competitiva

Trabalho Escolar: O Orçamento Como Vantagem Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

O Filme Wall Street e Inside Information no Mercado

Paulo Krieser // terça, 05/10/2010 18:35

Semana passada assiti ao filme Wall Street, mas não o que está nos cinemas, e sim o primeiro que saiu (sendo ambos com o Michael Douglas), até para poder ver a nova versão que está nos cinemas.

No filme, o personagem interpretado pelo Michael Douglas é um magnata americano muito rico, onde sua forma de fazer dinheiro corresponde a investimentos no mercado acionário. O corretor financeiro interpretado pelo Charles Sheen se torna um aprendiz do magnata americano, e ao longo do relacionamento vai percebendo as artimanhas do seu "professor" para ganhar dinheiro.

O magnata ganhava dinheiro através da obtenção de informações internas às empresas a qual investia, as inside information. Ele era um insider, um investidor que "estava por dentro" do que ia acontecer com as empresas. Contatos de dentro das empresas passavam informações a ele, antes que o mercado soubesse. Assim, se uma empresa ia divulgar um lucro 30% acima do esperado pelo mercado, ele ficava sabendo antes e comprava as ações da empresa. Ao subirem as ações, depois da informação ter sido divulgada ao mercado, ele as vendia, fazendo dinheiro.

Esta prática é conhecida como obtenção de informações privilegiadas e é ilegal tanto no Brasil quanto nos EUA. Caso a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ou a SEC (Securities Exchange Comission) nos EUA suspeitem de algo irregular, iniciam uma investigação que pode levar à prisão os insiders.

Investidores que possuem informações privilegiadas não podem as utilizar para realizar transações no mercado de ações, sendo que diretores e empregados que possuem tais informações devem restringir sua divulgação apenas ao pessoal envolvido da empresa.

Infelizmente, na prática não funciona assim. Existem artigos e pesquisas acadêmicas que mostram a influência da assimetria de informações perto das datas das Assembléias Gerais Ordinárias das empresas. As informações vazam e alguns investidores as utilizam para ganhar dinheiro ilegalmente. É muito difícil para a CVM descobrir e investigar todas essas irregularidades, sendo que transações com valores mais baixos muitas vezes passam despercebidas. A utilização ou não dessas informações acaba ficando a critério da ética individual de cada um.

A propósito, no filme, o corretor acaba indo preso, arrependido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com