TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paper Comunicação Não Verbal

Por:   •  15/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 11

 

 

         

 

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

 

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

         

RESUMO

A comunicação é uma área muito importante, sendo item de estudo há anos, buscando compreender as suas diversas formas e influências na vida. Ela é dividida em dois grupos: verbal e não verbal. A comunicação não verbal é o modo de “falar” em que são utilizadas expressões faciais, corporais ou até mesmo objetos e cenários. Em diversos estudos científicos são visualizados resultados demonstrando que a comunicação não verbal tem mais importância nas relações do cotidiano do que a comunicação verbal. O antigo ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” nos faz entender um pouco da importância da comunicação visual e gestual no cotidiano. Desta forma, é importante evidenciar as características da comunicação não verbal e buscar ainda mais resultados que indiquem os motivos desta comunicação que influencia em toda a vida humana, desde relações sociais próximas até relações profissionais, onde em alguns casos é imprescindível a comunicação de forma correta.  

 

Palavras-chave: Comunicação não verbal. Linguagem. Negociação.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho descreverá a importância da comunicação para as negociações, e o valor da comunicação não verbal como ferramenta de posicionamento pois “inúmeros estudos provam que 55% da comunicação entre duas pessoas ocorre de forma não verbal” (MERHABIAN, 1972, apud CAMARGO, 2018).

 Iniciaremos descrevendo a comunicação e seus diferente modos, sendo ela verbal ou não verbal, explanando de forma mais aguda a comunicação não verbal. Utilizaremos de pesquisa bibliográfica e de vídeos do TED para melhor elucidarmos os benefícios da expressão corporal, e como ela deve ser emprega para alcançarmos de forma mais assertiva nossos objetivos.

 A comunicação não verbal, no que se refere a parte gestual, pode expressar opiniões diferentes do que falamos, assim sendo podemos ser interpretados de maneira errônea ao não sermos congruentes com nossa fala e gestual. Conforme a explicação de Mesquita (1997, p. 158), há dois grupos que podem ser classificados na comunicação não verbal:

Os canais de comunicação do nível não-verbal podem ser classificados em dois grupos: o primeiro, que se refere ao corpo e ao movimento do ser humano e o segundo, relativo ao produto das ações humanas. O primeiro apresenta diferentes unidades expressivas como a face, o olhar, o odor, a paralinguagem, os gestos, as ações e a postura. O segundo também apresenta várias unidades de expressão como a moda, os objetos do cotidiano e da arte, até a própria organização dos espaços: físico (pessoal e grupal) e ambiental (doméstico, urbano e rural).

 

 

  1. Josiane Carolina Antonio, Lucas de Quadros Machado, Marcos Vinícius Nunes D’Avila, Renata Burke dos Santos
  2. Rodrigo Guterres Petry

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Marketing (CMA0111) – Prática do Módulo V – 30/05/19

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

2.1. COMUNICAÇÃO

 

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".

Ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens, buscando compartilhar informações com o objetivo de estabelecer um diálogo, entre duas ou mais pessoas.

Existem vários tipos de comunicação e a mais comum entre as pessoas é linguagem falada e a escrita.  É a forma de comunicação exclusiva dos seres humanos porque ocorre da maneira mais clara, objetiva e transparente possível.

Para Vieira (2007, p.18), “O bom comunicador não é aquele que apenas fala bem, mas sim aquele que sabe escutar o outro, que o entende e que o faz compreender o que diz. Comunicação é também um jeito de olhar a vida e o outro, e a etiqueta é um modo sutil de espelhar o pensar pelo agir.”.

 

2.1.1. Comunicação não verbal

 

Existem outras formas de comunicação que ocorrem por meio de sistemas de sinais nãolinguísticos, como gestos, expressões faciais e corporais, códigos sonoros, imagens que são denominadas como comunicação não-verbal.

Essa comunicação é um conjunto de sinais que são expressados também através da linguagem corporal, que busca transformar as informações e conhecimento em atitude.

Gestos como postura, contato pelo olhar, modo de como sentar e até mesmo um apertar de mãos são sinais de comunicação não verbal usado no dia a dia que causam sentimentos positivos ou prevenção imediata. Tudo depende de como esses gestos estão sendo transmitidos e qual o impacto que o emissor quer causar.  

Segundo Tomasi e Madeiros (2010, p.91), “Considerando os gestos, embora sejam decodificáveis com relativa facilidade, não tem significados universais. Por exemplo, enquanto no Brasil o sinal de polegar levantado indica que as coisas estão bem, na Austrália e na Nigéria é considerado um gesto obsceno.”.

E é exatamente o objetivo deste trabalho, apresentar a comunicação verbal, seus tipos de comunicação, as várias formas de se comunicar e para que serve essa comunicação.

 

 

 

2.2. FORMAS DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

2.2.1. Linguagem corporal

 

Dentre as formas da comunicação não verbal temos a linguagem corporal, que se refere a como o corpo se expressa, muitas vezes sendo utilizado como sinônimo de comunicação não verbal, como podemos perceber sobre a explicação de Camargo (2018, p. 10):

Os termos ‘linguagem corporal’ e ‘linguagem não verbal’ são muitas vezes utilizados como sinônimos. Todavia, existem pequenas diferenças entre eles Linguagem corporal refere-se aos movimentos corporais e faciais- gestos, movimentos e trejeitos pelos quais o ser humano (e até mesmo outros mamíferos) se comunicam. Já a linguagem não verbal é tudo aquilo capaz de transmitir informações. Nesse ponto até uma placa de transito transmite uma mensagem não verbal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (266.4 Kb)   docx (276.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com