TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil Das Novas Empresas Nos Municípios De Aracruz, Ibiraçu E João Neiva No Período De Março A Agosto De 2009

Casos: O Perfil Das Novas Empresas Nos Municípios De Aracruz, Ibiraçu E João Neiva No Período De Março A Agosto De 2009. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos que sejam relevantes para o desempenho de uma organização. Hoje a visão administradora deve estar presente em todas as áreas da empresa e o administrador que só analisava financeiramente a empresa está em extinção, sendo necessário a este reconhecer e resolver um problema que, esteja em qualquer outra área da organização. O administrador é essencial para que as organizações enfrentem as mudanças ocorridas no mercado.

Conforme destaca Castro (2003), nas últimas décadas a humanidade sofreu grandes transformações que impactaram diretamente a economia mundial e a forma como as empresas competem no mercado. Antes, preocupadas com as lentas mudanças que ocorriam na região onde estavam localizadas, agora as organizações se vêem diante de um cenário altamente competitivo e passam a concorrer globalmente.

As novas estratégias frente a esse ambiente altamente competitivo e globalizado exigem nova postura; tanto dos trabalhadores quanto das empresas. Apesar de se caracterizar com alta competitividade, esse novo ambiente competitivo contribui para o surgimento de novos negócios, tanto baseados em padrões tradicionais, quanto em padrões mais inovadores. Também contribuem para o surgimento de estudos no campo do empreendedorismo.

O empreendedorismo está sendo reconhecido como gerador de empregos, renda e crescimento e desenvolvimento econômico. Reconhecendo este fato as instituições vêm pesquisando sobre o surgimento de novos empreendimentos, tanto a nível local quanto a nível global. O GEM – Global Entrepreneurship Monitor – é um relatório elaborado a partir de uma pesquisa anual feita em vários países do mundo, no objetivo de conhecer as características das empresas que nascem em cada local pesquisado.

Debates sobre a natalidade empresarial dentro da área de empreendedorismo são relevantes, pois a cada empresa que nasce é oportunidade de emprego, renda, inovação,etc..., estando diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento econômico. Tendo em vista esta realidade, estabeleceu-se como tema desta pesquisa: O perfil das novas empresas nos municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva?

O Estado do Espírito Santo tem recebido novos investimentos privados, especialmente na área de petróleo. Tem - se observado na mídia estadual e também nos meio de comunicação local, que a região de Aracruz tem atraído investimentos privados, tais como construção de estaleiro, terminal de gás e terminal de granéis.

Esses novos investimentos tendem a impactar a economia e demais áreas de toda a região próxima ao município de Aracruz, estando aí incluídos os municípios de Ibiraçu e João Neiva.

Compreender esse atual momento econômico é essencial para toda a região, pois a nova realidade afeta diretamente os cidadãos, bem como as instituições aqui já instaladas. Os cidadãos são os beneficiados diretos e imediatos, especialmente pela geração de emprego. As instituições, tais como poderes públicos, ONGs, instituições de ensino, etc..., são agentes que contribuem na construção da sociedade. Gerar informações sobre a natalidade empresarial é uma maneira de compreender este momento. Face ao exposto, foi elencado como problema desta pesquisa: Qual o perfil das novas empresas nos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva?

A relevância da informação gerada e exposta nesta pesquisa é em função da atual perspectiva econômica de nossa região. Os resultados obtidos poderão ser utilizados como referência para novas pesquisa em centros acadêmicos, prefeituras e outras instituições privadas, que trabalham na preparação e qualificação da mão de obra ou, ainda, subsidiar outras tomadas de decisões frente à realidade atual.

Esses dados Informativos também poderão ser de grande importância para análise dos empreendedores locais, utilizando-os como um instrumento para identificar áreas que possivelmente necessitem de investimento ou aquelas cujos investimentos estão já intensificados.

Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é: Identificar o perfil das novas empresas nos municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva.

Os objetivos específicos traçados são esses:

- Caracterizar empreendedorismo.

- Descrever sobre a abertura de empresas no Brasil.

É sabido que grandes empresas surgiram de idéias, no entanto, é preciso colocar esses projetos no papel, traçar planos, objetivos estratégicos, estudar o mercado, formar parcerias etc... Quanto maior for a compreensão sobre natalidade empresarial melhores são as chances de sucesso.

Este trabalho foi desenvolvido com embasamento de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Gil (2003) define a pesquisa bibliográfica como aquela que é desenvolvida em material já elaborado, livros, revistas, artigos científicos. Segundo o conceito de Santos (2001) pesquisa documental é aquela realizada em documentos que não receberam tratamentos analíticos, nem foram ainda publicados e como exemplos dessas fontes documentais são citados: relatórios, tabelas estatísticas, documentos informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos etc. A parte documental da pesquisa foi realizada na Agência da Receita Estadual de Aracruz, com análise feita no instrumento denominado Informativo de dados cadastrais e nos contratos sociais, apresentados no ato do pedido de inscrição. Na montagem do perfil dessas empresas foram estipuladas como características: sexo, estado civil, endereço e faixa etária dos empreendedores, tipo de empresa, porte, setores de atuação, localização das empresas. Os dados foram agrupados com técnica estatística descritiva, analisados e apresentados em forma de gráficos e tabelas.

O presente trabalho está organizado em quatro (4) capítulos, onde o primeiro trata-se da introdução, apresentando o tema deste estudo, buscando identificar o objetivo proposto na problemática estabelecida.

O segundo versa sobre o empreendedorismo, com um breve histórico sobre o mesmo, e ressalta-se alguns conceitos, entre eles, o empreendedorismo como fonte de desenvolvimento econômico.

O terceiro descreve sobre abertura de empresa no Brasil, detalhando as etapas para abertura de empresas, tipos de empresa, formas societárias, porte das empresas, abordamos também sobre as microempresas e as empresas de pequeno porte.

No capítulo quatro apresentamos e discutimos os resultados, e em seguida as considerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com