TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa 5S's E A Gestão Da Qualidade

Dissertações: O Programa 5S's E A Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

O Programa 5S’s e a Gestão da Qualidade

1. Introdução

A qualidade em serviços é a força propulsora para a melhoria da qualidade, para atender as novas demandas de clientes e conter os custos crescentes que são decorrentes do contexto atual. Os indicadores medem o nível de qualidade, decorrente das ações administrativas e do resultado do trabalho conjunto efetuado por todas as empresas prestadoras de serviços.

As empresas dessa amostra foram visitadas, as pessoas envolvidas com os procedimentos de qualidade foram entrevistadas e em seguida os dados coletados foram analisados. Constata-se que o 5 S’s influencia, positivamente, a organização, as pessoas, o ambiente, potencializando a melhoria da qualidade. O Programa muda o comportamento e as atitudes das pessoas pelo envolvimento, engajamento e comprometimento que surgem com a implantação e manutenção dessas ações, pois são a base para a Qualidade Total.

2. Programa 5 S’s: mudanças para conquista da excelência

As empresas de serviços que buscam excelência devem estabelecer um planejamento que possua uma base consistente e que proporcione a todos seus integrantes o conhecimento necessário para o desempenho adequado de suas funções prestando, desta forma, serviços com elevada qualidade. O Programa 5 S’s é visto como uma ferramenta que oferece esse embasamento por ser um programa integrado, onde seus sensos agem interligados, proporcionando resultados surpreendentes em todos os aspectos da vida das pessoas e do ambiente organizacional. Seu objetivo maior é a valorização do ser humano pelos benefícios que agregam ao ambiente organizacional como um todo.

Com a realidade globalizada, abriram-se os mercados e as mudanças são processadas de modo instantâneo, transformando também as necessidades dos clientes. As organizações devem estar “abertas” a todas as atualizações possíveis, pois só assim terão condições de sobreviver. Com a acirrada competição do mercado, as empresas precisam desenvolver novos produtos/serviços que garantam o atendimento dos clientes e assegurem um desempenho satisfatório em termos mercadológicos. Assim, é preciso contar com um sistema gerencial voltado à qualidade em serviços, introduzindo inovações e dando condições de desenvolvimento aos seus colaboradores.

Torna-se substancial, portanto, que as organizações maximizem a utilização dos recursos disponíveis, de modo que os programas implementados, nesse sentido, contemplem a eficiência e a eficácia no universo organizacional. Para MOLLER (1997) qualquer organização pode realizar muito através de treinamento para seus funcionários, dando importância as atitudes, relações interpessoais e a comunicação.

Percebe-se que o Programa 5 S’s, criado pelos japoneses e consolidado na década de 50 a partir das palavras SEIRI, SEITON, SEISON, SEIKETSU e SHITSUKE, é uma boa opção de auxílio na implantação de um Programa de Qualidade Total, porque melhora o moral dos empregados, incentiva a mudança cultural, reduz índices de acidentes e tem, até, resultados como redução do tempo de paradas das máquinas, sendo também um exercício de administração participativa.

Basicamente, o Programa 5 S’s constitui-se de uma técnica gerencial que possibilita a ocorrência de melhorias na organização como manter o ambiente limpo, promover a satisfação dos cinco sentidos e harmonizar as relações pessoais, contribuindo para o adequado desempenho das atividades.

3. Motivos de resistência ao Programa 5 S’s e o papel do líder

O programa 5 S’s pode ser aplicado em qualquer tipo de organização: industrial ou de serviços, públicas ou privadas. Apesar de ser de fácil entendimento o mesmo não se pode dizer de sua implantação, pois promove mudanças comportamentais, mudando hábitos e atitudes já arraigados nas pessoas pela experiência de suas vidas. A resistência surge naturalmente e da mesma forma deve ser removida, porém sistematizada, proporcionando um ambiente de relações de credibilidade, confiança e respeito entre os membros da organização em questão.

O Programa, no entanto, deve ter um líder que conheça os fatores que influenciam as resistências à mudança e que saiba como orientar e conscientizar as pessoas. Sua função é demonstrar os benefícios proporcionados tanto para a organização quanto para as pessoas, de modo que estas vivam por uma perspectiva criativa, detendo com isso, inclusive, maior domínio pessoal, a partir da competência e novas habilidades. Para SILVA (1994, p. 18), “todo o conhecimento disponível sobre psicologia de mudança, psicopedagogia e tecnologia de comunicação deve ser usado para conseguir o seu sucesso”. O importante é haver um líder para sua coordenação pois, sem ele ou com vários, o Programa não se desenvolve. Esse líder tem a função de dar subsídios técnicos para a implantação e manutenção do Programa. Já a responsabilidade de efetivamente colocá-lo em prática cabe somente à direção da organização.

A partir do entendimento do Programa, todos terão orgulho em participar e verificar os resultados conquistados. Isto pode ser verificado de várias maneiras como, por exemplo, na eficiência em executar os trabalhos com facilidade, qualidade e segurança nas ações, o que resulta na redução de erros e na eliminação do desperdício. Oferece, ainda, maior segurança no trabalho, pois contribui para a manutenção da saúde e da integridade das pessoas.

4. A integração e benefícios do Programa 5 S’s

O Programa 5 S’s é um programa integrado, seus cinco sensos agem como um sistema, tornando-se de difícil distinção na prática. O dia do lançamento do 5 S’s serve como marco de implantação para motivar as equipes. Nesse dia, programado anteriormente, acontecem diversas atividades e a participação das pessoas que formam a organização. Também devem ser convidados alguns clientes e fornecedores.

As equipes treinadas trabalham em mutirões e devem estar cientes da programação do dia e de seu plano. Um bom procedimento para demonstrar resultados é o registro do antese do após, para que sirva de documento das modificações e seja divulgado.

A função do líder será promover a segurança e liderança eficaz durante toda a programação. Como todos irão realizar a limpeza e a retirada dos materiais desnecessários para uma área já pré-determinada, o líder deverá fazer uma inspeção neste material, verificando se os critérios adotados pelas equipes foram ou não adequados. Ele deve orientar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com