TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Negociar?

Monografias: O Que é Negociar?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”.

O que é negociar?

Quer você goste da idéia ou não, saber negociaré uma questão de sobrevivência. Você tem de negociar o tempo todo: nas decisões familiares,no ambiente de trabalho, na vida profissional e social.No dia-a-dia de trabalho, negociar com chefes, colegas e clientes constituem-senas atividades que maisconsome tempo e, muitas vezes, energia. Otema "negociação" está na "moda". Nunca se falou tanto sobre o assunto. Centenas de livros abordam o tema com profundidade e inumeros cursos universitários nas áreas de Administração e Direito,jáincluíram a disciplina "Negociação" em seus currículos. Observa-se, tambémos inúmeros programas em nível de Pós-Graduação (MBAeEspecialização)disponíveis a um publico, cada vez maior,interessados em conhecer melhor praticas e ferramentas de negociação.Da mesma forma, o interesse de consultorias especializadas também vem crescendo significativamente. É o caso da escocesa Scotwork, que há 28 anos treina executivos para negociar de forma eficiente em mais de 20 países e, que recentemente instalou-se em São Paulo, tendo já atuado em diversas corporaçõescomo a Pepsi cola, Cisco, Microsoft e General Electric. Sem duvidas, a Scotwork atendeu uma demanda do mercado e, assim continua a atender o crescente interesse das empresas, em geral, em aumentar conhecimentos nesta área.

Em um recente congresso na Europa, o Prof. MANFRED PERLITZ, o "guru" germânico de Econômica,afirmouqueliderança constitui-se num processo complexo e,para ser ensinada deve incluir três principais variáveis: "negociação, influenciarão e relacionamento. No seu entender estas são as três grandes diferenças competitivas no século XXI.

Conclusões

Quando se participa de uma negociação TEMOS QUE TER CONCIENCIA de que esse processo nada mais é do que uma oportunidade para, de modo PESQUICAIS TODAS as partes envolvidas encontrem soluções que atendam aos seus interesses, sendo que isso O PRINCIPAL OBJETIVO É AS DUAS PARTES SAIREM VITORIOSAS. PRA ISSO UTILIZAMOS O QUE CHAMAMOS DE ganha a ganha, isto é: atender aos meus interesses sem ferir os interesses da outra parte. PARECE IMPOSSIVEL MAIS NÃO É.É o uso da capacidade e da criatividade produzindo alternativas que sejam boas e viáveis para os dois lados envolvidos na negociação. Numa negociação, se você não revelar seus interesses, não haverá espaços para a criatividade, no entanto, revelando-os você poderá ter prejuízos face a um opoente agressivo ou manipulador. Inevitavelmente você tem de ser assertivo e expressar corretamente e com segurança o que deseja. Ao colocar seus interesses na mesa, adote um estilo que possa reforçar seu poder sem atacar o outro. Lembre-se que as pessoas tentam resolver problemas de relacionamento fazendo concessões ao que está em jogo e, assim o resultado da negociação pode não ser eficaz.

Conclui-se, pois que uma negocia¬ção bem-sucedida é aquela em que as partes envolvidas terminam conscientes de que o produto final é maior que a soma das contribuições individuais e que o resultado caracteriza-se por ganha-ganha.

Leia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com