TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Locadora

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.703 Palavras (15 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 15

   SISTEMA DE VIDEOLOCADORA

  [1]

     [2]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo, desenvolver um sistema de vídeolocadora para contribuir para melhoria da produtividade e auxiliar o atendimento aos clientes. Além disso, para facilitar os processos que correspondem ao funcionamento de uma vídeolocadora, o sistema criado servirá para o controle de locações e devoluções, geração de relatórios, cadastros e edições, todos criados com o auxílio de várias tecnologias que serão citadas a seguir. O sistema será desenvolvido utilizandotecnologiascomo: UML para a modelagem e análise do sistema, JAVA comolinguagem de programação, Netbeans como ferramenta de programação, MySQLcomo banco de dados relacional com a vantagem de ter licenciamento gratuito e a ferramenta AstahCommunity para o desenvolvimento dos casos de uso e diagrama utilizados na análise do sistema.

Palavras-Chave: Sistema. UML. Astah. MySQL.JAVA.NetBeans.

SYSTEM OF VIDEO RENTAL

 [3]

     [4]

ABSTRACT

        This article has as objective, to develop a system of video rental for to contribute for productive andauxiliarythe customer's service. In addition for to facilitate the processes thatcorresponds to the functioning of a video store, the system created will serve for the control of leases and returns, generation of report, registers and editions, all created with the aid of various tools that shall be quoted the follow. The system will beingdeveloped using technology asUML for modeling and system analysis, as JAVA using programming language, NetBeans as a programming tool, MySQL as relational database with the advantage of having free licensing and AstahCommunity tool for development of use cases and diagram used in the system analysis.

Keywords: System.UML.Astah.MySQL.JAVA.NetBeans.

1INTRODUÇÃO

A evolução da tecnologia tem sido a grande responsável pela informatização de pequenas, médias e grandes empresas de diferentes ramos e assim sendo possível aumentar a produtividade e a qualidade do atendimento.

Buscando aperfeiçoar as técnicas de trabalho, melhorar as condições de atendimento ao cliente e para enfrentar o crescente mercado, os proprietários de vídeolocadoras estão investindo cada dia mais na informatização de seu negócio.

As locações e devoluções de filmes ainda eram feitas manualmente utilizando blocos de papel, tornando-se precário o atendimento. Em virtude disso, não era possível contabilizar o acervo de filmes, causando insatisfação ao cliente quando procurava saber se um determinado filme estava ou não na locadora. Os cadastros de clientes eram feitos em antigas fichas cadastrais, dificultando sua verificação e possíveis mudanças de dados. Não havia nenhum controle financeiro, tendo-se desconhecimento da lucratividade da locadora.

Diante de todas estas dificuldades, surgiu a proposta de desenvolvimento de um sistema que satisfaça as necessidades do proprietário da locadora. A proposta elaborada para este sistema será o conteúdo deste artigo.


2justificativa

O desenvolvimento de um software para a informatização das empresas vem apresentando um grande crescimento. Assim, espera-se obter melhor desempenho e lucratividade nos comércios com a utilização de sistemas.

Para gerenciar e aperfeiçoar os processossurgiuànecessidade de desenvolver um sistema que pudesse substituir o trabalho manual. As locações, devoluções e cadastros, deixarão de ser feitos em blocos de papel e fichas cadastrais, passando a ser executados em um sistema próprio para locadora, melhorando o atendimento aos clientes. Assim, será possível contabilizar o acervo de filmes facilitando e agilizando a busca no estoque.

Com a criação e melhoramento deste software será possível adquirir conhecimento e experiência acadêmica. Com isso pretende-se aperfeiçoar o conhecimento da linguagem JAVA, linguagem essa orientada a objetos, a qual será utilizada na criação deste software.

Além disso, o mesmo poderá servir de fontes de pesquisas para projetos futuros, ou até mesmo para ser aprimorado por outro acadêmico incrementando novas tecnologias e novos conteúdos, melhorando assim o trabalho.


3objetivos

3.1 objetivo geral

A finalidade desse trabalho é analisar e especificar um sistema para uma vídeolocadora que possa facilitar e agilizar as locações, devoluções, cadastros, pesquisas e controle financeiro.

  1. objetivos específicos

  • realizar o levantamento bibliográfico referente a Linguagem UML, a ser abordada no trabalho;
  • realizar a análise de requisitos do sistema;
  • realizar as fases de a análise e o projeto do sistema realizando um estudo da linguagem UML para utilização no projeto, modelando com a ferramenta Astah Community;
  • estudar a linguagem de programação JAVA para a criação do sistema.
  • levantar um estudo sobre IDE (Integrated DevelopmentEnvironment - Ambiente Integrado para Desenvolvimento) Netbeans;
  • levantar um estudo sobre o banco de dados MySQLparaarmazenamento de informações.

4Fundamentação Teórica

4.1 MODELAGENS DE NEGÓCIO

4.1.1 Modelo de Software

De acordo com Guedes(2009), um modelo de software captura a visão de um de sistema físico, é uma abstração com certo propósito, como descrever aspectos estruturais ou componentes do software.

Modelos de software são construídos para uma visualização do sistema a ser construído, permitindo uma melhor compreensão e entendimento, podendo também ser utilizado para especificar e documentar um software.

4.1.2 Processo de Software (RUP)

RUP (Rational Unified Process – Processo Unificado) é uma metodologia criada pela derivação do trabalho sobre a UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software(SOMMERVILLE, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (368.7 Kb)   docx (147.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com