TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Torneio Interno Robotica

Por:   •  17/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 4

Design do Robô

  1. Identificação:

Estrutura do robô

“Serão 3 rounds cada partida. ”

Durante a fase de construção do robô, a nossa equipe adotou uma estratégia de missão rigorosamente definida, explorando as nossas habilidades em montagem para otimizar o desempenho. Procuramos fundamentar as nossas decisões em princípios científicos embasados em referências autoritárias, com o objetivo de assegurar um projeto sólido e eficiente. Além disso, buscamos orientação especializada sempre que necessário, a fim de desenvolver uma solução eficaz tanto para o robô, de forma que estivessem alinhados com a nossa estratégia da missão.

Antes de procedermos com a montagem do robô, dedicamos uma minuciosa e análise, para identificar formas de aumentar a velocidade de potência dos motores. Após uma cuidadosa avaliação, concluímos que o método mais viável seria a utilização de engrenagens, uma vez que estas têm uma relação direta com a velocidade e o torque.

Design do robô

Nosso robô foi inspirado a um robô de Pit-stop, onde cada partida iremos mudar as engrenagens de uma maneira estratégica para cada oponente. O nome do Robô é Guido, referência direta a Carros, o carro responsável pelo pit-stop em geral do carro. [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

1-Parte Frontal do robô, com a apresentação da rampa e proteção lateral. 2- Utilização de engrenagem como forma inovadora para o robô (como mostra a imagem). 3- Parte Traseira do robô, com apresentação do para-lama para evitar atrito do robô adversário e suporte, utilizando uma engrenagem e esteiras (como mostra a imagem).

[pic 7][pic 8][pic 9]

Resumo: Engrenagem para definir a potência e a velocidade entre partidas, rampa frontal para capotar o oponente, proteção lateral nas rodas para evitar atrito indesejado, assim como um suporte traseiro que evita quedas. Tudo isso utilizando peças categoricamente selecionadas para o torneio de robótica.

[pic 10][pic 11][pic 12]

  1. Estratégia:

Estratégia Utilizada

Uma das partes notáveis foi a concepção de uma rampa estrategicamente localizada na parte frontal do robô, posicionada em proximidade com a superfície. Essa rampa foi projetada com o intuito de anular possíveis rampas oponentes e aproveitar ao máximo a energia cinética e o momento angular do nosso robô. Por meio do impacto resultante, visávamos transferir essa energia para o oponente, aumentando substancialmente as chances de empurrá-lo para fora do ringue. Exploramos o uso das engrenagens de forma adaptável, permitindo que fossem trocadas dependendo da vulnerabilidade do oponente. Desenvolvemos diferentes configurações com base nas engrenagens utilizadas:

Na primeira estratégia, optamos por engrenagens de 20 dentes no motor e 12 dentes na saída. Isso resultou em uma perda de potência de 40% e um aumento de velocidade de 66%.

Na segunda estratégia, utilizamos uma engrenagem de 12 dentes no motor e 20 dentes na saída. Isso resultou em um aumento de potência de 66% e uma perda de velocidade de 40%.

Na terceira estratégia, empregamos uma engrenagem de 8 dentes no motor e 24 dentes na saída. Isso resultou em um aumento de potência de 200% e uma perda de velocidade de 77%.

Na quarta estratégia, modificamos a engrenagem, 24 dentes no motor, 8 dentes na saída e obtendo uma perca de potência de 77% e um aumento na velocidade de 200%.

Com o intuito de garantir a proteção adicional das rodas traseiras, assemelhando-se a para-lamas ou caixas de rodas, adotamos dispositivos de proteção adequados. Essas medidas de segurança foram implementadas para evitar o atrito indesejado com as rodas do robô adversário, assegurando, assim, a integridade das nossas rodas durante as batalhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (953.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com