TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Apelos Publicitários

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

ESAMC

Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação

Gerson Grillo Fajardo Filho – 101200030

Propaganda – Apelos na publicidade

Disciplina: Propaganda

Prof. Ivan Fontan

Jundiaí

2021

1. DESENVOLVIMENTO

        1.1 Linguagem Publicitária

        A publicidade é o meio utilizado para a venda de um produto ou serviço, ou também para propagar uma ideia. Este meio engloba muitas variedades de atividades comunicativas que, mesmo tendo relação entre si, podem se apresentar diferentes quanto aos seus objetivos.

        A linguagem publicitária tem por objetivo principal convencer o receptor a atuar de certa forma ou pensar de uma determinada maneira.

        1.2 Características da Linguagem Publicitária

        A linguagem empregada nas publicidades apresenta uma série de características, que tornam o discurso persuasivo. Algumas dessas características são:

  • Concisão: Para que a mensagem seja transmitida de maneira rápida e eficaz, deve-se empregar um estilo condensado. Ex.: “Tua vida avança; tua segurança, também”.
  • Ênfase: Com a intenção de destacar qualidades de um produto, se utiliza do emprego de procedimentos de realce: palavras de significado positivo, uso frequente do grau comparativo, hipérboles, dentre outros. Ex.: “Bombril: mil e uma utilidades”.
  • Originalidade: Para chamar a atenção do receptor, apela-se para o uso de metáforas, antíteses, paradoxos e duplos sentidos. No exemplo a seguir, utilizaram do duplo sentido para com a palavra “ficar no seu pé”. Ex.: “Só existe uma coisa que fica melhor no seu pé que Havaianas Surf: a menina mais difícil da praia”.

1.3 Apelos da Linguagem Publicitária

Podemos dividir os apelos da linguagem publicitária em três tipos: racional, emocional e inconsciente.

Racional

O apelo racional é utilizado muito por empresas e em produtos que desejam demonstrar qualidades e efeitos reais. Aqui, pretende-se comprovar a eficácia de seus produtos e mostrar a diferença dele para com os seus concorrentes. [pic 1]

Veja o exemplo ao lado no qual, mesmo sem citar qualquer nome de concorrente, a empresa Vanish mostra seu produto como melhor e oferece o dado de que tira manchas em 30 segundos.

Emocional

Já o apelo emocional utiliza-se da parte sentimental e emocional para convencer o receptor a adquirir seu produto. A mensagem cria uma ligação com a empresa anunciante. Esse tipo de apelo cria histórias e faz com que as pessoas associem tal propaganda ou produto a um determinado sentimento ou experiência.

Isso é exatamente o que ocorre nesta publicidade da Coca-Cola a qual, por causa da frase “Novas escolhas, o mesmo prazer”, dá a entender que não importa o momento ou as escolhas da pessoa, sempre haverá uma Coca-Cola para compartilhar com alguém.[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (229.5 Kb)   docx (166.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com