TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso das Redes sociais no processo de ensino-aprendizagem: Instagram

Por:   •  7/5/2018  •  Artigo  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 7

Uso das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem: Uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica e de curiosidades sobre a Química.[pic 1]

Using social media in the process of teaching-learning: Using Instagram as scientific divulgation tool and curiosities about Chemistry

Alisson de Oliveira Barros¹; Daniel Igor Tenório da Silva¹; Greicy Keller Soares do Nascimento¹; Ruan Wallesson da Rocha Santos¹; Wander Gustavo Botero¹.

Resumo

Este trabalho mostra como foi feito o uso da rede social Instagram como ferramenta de ensino de Química com o enfoque no público de estudantes do ensino médio, principalmente. O objetivo principal era mostrar que se pode fazer uso de qualquer rede social como complemento para o ensino tradicional. Foram feitas entre duas e três postagens semanais e foi acompanhado o desenvolvimento da página. Os resultados foram satisfatórios tendo em vista que o foco principal era o aprendizado dos seguidores e a divulgação em si.

Palavras-chave: ensino; rede social; Instagram; ensino de Química.        

Abstract

This work shows how the use of the social network Instagram was made as a teaching tool of Chemistry with the focus on the public of high school students, mainly. The main objective was to show that one can make use of any social network as a complement to traditional teaching. Daily postings were made and the development of the page was followed. The results were satisfactory in view of the fact that the main focus was the learning of the followers and the scientific dissemination itself.

Keywords: teaching; social network; Instagram; chemistry teaching.

¹UFAL – Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca/AL – Brasil

Introdução

O desenvolvimento tecnológico é aparente nos dias atuais, pode-se dizer que, de certa forma, todas as pessoas fazem uso de algum objeto que as conecte ao mundo através da internet seja por meio de computadores, smartphones, tablets, enfim, de alguma forma todos estão conectados, de certa forma.

Os sistemas de ensino também estão passando pelo mesmo processo de globalização, de se pensar em novas formas de fazer educação, principalmente, com o auxílio da internet. Grande exemplo são os vários polos de faculdades de EAD que estão cada vez mais numerosas conforme o tempo passa.

Algum tempo atrás, as redes sociais eram consideradas o futuro da Internet, e se nota atualmente que realmente são. Elas apresentam uma capacidade de comunicação e conexão social em altíssima escala. Essa quantidade de informações está distribuída em assuntos bastante dispersos, como notícias, curiosidades, dicas do cotidiano, etc.

Com o passar do tempo as formas de comunicação nas redes sociais foram mudando e se adaptando a demanda da sociedade. Por exemplo, no Facebook e no Twitter, os usuários postavam somente seus pensamentos, fotos, comentários sobre alguma notícia que tinha visto na TV ou no rádio. Nos dias atuais as mesmas redes sociais são utilizadas para veicular as notícias que os usuários um dia só seriam capazes de ter acesso caso estivessem assistindo ao programa noticiário no momento, entre outras situações.

No entanto, o uso das redes sociais para o complemento do processo ensino-aprendizagem também é válido. O foco deste trabalho é exatamente este, fazer o uso da rede social Instagram para divulgação científica e curiosidades sobre o ensino de Química.

Metodologia

Esse trabalho foi realizado entre final de janeiro e final de abril, onde a coleta de dados foi feita até dia 18 de abril. Foi desenvolvido para ser uma ferramenta de disseminação de conteúdos de química nas redes sociais, mais especificamente no Instagram. Essa rede social é um lugar bem acessível para o público alvo, que é os adolescentes que estão cursando o ensino médio.

Esse projeto foi desenvolvido como obtenção de parte da nota da disciplina de Projetos 4, com participação de 4 discentes na administração e desenvolvimento do projeto. Durante esse período a intenção era ganhar um público para o nosso Instagram, divulgar e indicar textos interessantes sobre a química e também trazer curiosidades que envolve a química e estão presentes no dia-a-dia do estudante, fazendo com que isso o instigue a buscar mais e se interessar mais pela química. Foram feitas por volta de duas a três postagens por semana, atingindo em média 15 curtidas por postagem até a última coleta.

Resultados e Discussões

Durante o período de construção do perfil do Instagram, nos deparamos com o primeiro obstáculo: como criar uma página na internet que chamasse a atenção, principalmente do nosso público alvo, que era alunos do ensino médio. Sabendo que na maioria das vezes estes alunos queriam apenas interagir com outras pessoas, com propósitos totalmente diferente do que de fato a página estava propondo, que é o despertar destes alunos para os conteúdos de química.

Com o passar dos dias, observamos que a página não estava conseguindo ter o número de visitantes e seguidores desejado conforme as imagens em anexo.

[pic 2][pic 3]

Imagem1:  número de seguidores até março 2018.

Após a primeira apresentação dos resultados aos alunos e professores, da turma de Projetos Integradores 4 da UFAL, decidimos seguir algumas orientações colocadas pelo professor Wander Botero, onde nos orientou a seguir turmas e alunos de escolas municipais de Arapiraca, para tentar conseguir o maior número de seguidores possível. Afinal um dos principais objetivos deste projeto era divulgar o ensino da química e algumas curiosidades e vivência na Universidade Federal de Alagoas.

O planejamento das atividades continuou conforme foi descrita anteriormente, 3 postagens semanais, a cada postagem conseguíamos aumentar o número de seguidores e começamos a seguir as pessoas de ensino médio e outras páginas com temas relacionados a química e a interação foi aumentando cada dia mais, conforme pode ser visto nas imagens em anexo.

[pic 4]   [pic 5]   [pic 6]

Imagem 2: imagens dos resultados alcançadas.

Até o dia 18 de abril, foi determinado o prazo para a coleta de dados da página. Estávamos com 112 seguidores, onde 59% do nosso público alvo é feminino, com idade entre 18 e 24 anos, moradores da cidade de Arapiraca-AL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (125.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com