TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Valor Do Dinheiro No Tempo

Monografias: O Valor Do Dinheiro No Tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. POR QUE O DINHEIRO TEM VALOR DIFERENTE AO LONGO DO TEMPO? 5

3. CONCLUSÃO 6

4. REFERÊNCIAS BILBLIOGRÁFICAS 7

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem a finalidade de demonstrar a interferência do tempo no valor do dinheiro. O mesmo apresenta os motivos pelos os quais, há perda de valor monetário com o passar do tempo.

2. POR QUE O DINHEIRO TEM VALOR DIFERENTE AO LONGO DO TEMPO?

A diferença de valor do dinheiro ao longo do tempo está relacionada a fatores externos que influenciam nesse processo. Segundo Groppeli e Nikbakht, destacam-se como fatores relevantes a inflação, o risco e a preferência pela liquidez.

Sendo a inflação, um agente que gera aumento de preço na economia, a mesma interfere no valor do dinheiro. Com o passar do tempo, os produtos aumentam o preço e, o que se compra hoje por um determinado valor, já não se comprará com o mesmo valor, futuramente.

O risco é outro aspecto significativo, pois ao investir um capital no presente o seu retorno futuramente está atrelado às mudanças que ocorrerão na economia local quanto global, ou seja, há uma incerteza se terá um bom resultado ou não.

Por último, a preferência pela liquidez que é o “grau de facilidade com que os ativos podem ser convertidos em caixa” (Groppeli e Nikbakht, 2012). Esse aspecto, remete também, ao mundo de incerteza da economia, por isso, os investidores preferem manter dinheiro em caixa como fonte de segurança, daí há uma perda de valor num capital que poderia ser investido.

3. CONCLUSÃO

Conclui-se, que o valor do dinheiro tem uma relação diretamente com o tempo. O mesmo vai diminuindo em função de agentes econômicos e financeiros que interferem, gerando a perda monetária.

4. REFERÊNCIAS BILBLIOGRÁFICAS

GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração Financeira. São Paulo, SP: Editora Saraiva, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com