TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desempenho de uma cadeia logística

Exam: O desempenho de uma cadeia logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Exam  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Operações e Logística I

Curso: Gestão Comercial

Professor:

Nome do aluno:

Data: 17/09/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

O desempenho de uma cadeia logística é função da qualidade dos sistemas de informação utilizados na otimização dos processos que compõem a cadeia. A rapidez na resposta aos anseios do consumidor, sendo fator decisivo para o alcance do almejado diferencial competitivo, requer, cada vez mais, o gerenciamento otimizado do sistema logístico, ou seja, é necessário que o aumento na rapidez de processos corresponda uma melhoria do sistema, caso contrário haverá aumento de custos.

A intensa utilização do comércio eletrônico contribuiu para a ampliação de mercados e vertiginoso aumento no número de clientes, fornecedores, locais de suprimento e distribuição.

Em relação ao texto acima, responda as questões seguintes:

1.1 O perfil do cliente online brasileiro sugere a existência de algumas oportunidades de mercado ainda não exploradas e a presença potencial no futuro de outras oportunidades a partir da evolução do varejo eletrônico no Brasil. Diante disso, proponha uma oportunidade efetiva e uma potencial, justificando sua resposta. (1,0 ponto)

Oportunidade efetiva é todo o tipo de comércio que já se faça via internet, comida, roupas, calçados, equipamentos, livros, eletrodomésticos, entre outros, com volumes variáveis dependendo do produto e do perfil do público analisado.

Com relação a mercado potencial acredito que a área de serviços é que poderá oferecer maiores oportunidades, como por exemplo, sites que reúnam profissionais prestadores de serviço disponibilizando seus dados de contato para que as pessoas possam contratar via internet profissionais autônomos como faxineira, encanador, eletricista etc.

1.2 Faça uma pesquisa de um site de comércio eletrônico, analise-o e, em seguida, escreva um texto de 5 a 10 linhas, apontando de forma fundamentada, ao menos, quatro diferenças observadas entre o comércio eletrônico pesquisado e o comércio convencional. Você deverá apresentar o link do site pesquisado. (1,0 ponto).

Comprar on-line se tornou prático e cômodo nos dias de hoje, a facilidade de escolher o produto em sua casa, pesquisar preços sem deslocamentos, poder comprar em qualquer parte do mundo através da internet. Por outro lado o comércio convencional tem suas vantagens, o produto está praticamente à pronta entrega, não tem necessidade de esperar por dias a entrega do mesmo, mais facilidade na eventual troca do produto, pagamento sem disponibilizar dados de cartão pela rede e melhor possibilidade de negociar descontos.

Em resumo, as 4 principais diferenças observadas entre o comércio eletrônico e o convencional são:

Necessidade de deslocamento do comprador até a loja física x Visita à loja virtual através da internet.

Horário de atendimento da loja física x Funcionamento dos sites sem restrição de horário

Localização da loja física em pontos estratégicos preferencialmente com estacionamento x Lojas virtuais em qualquer lugar do mundo acessíveis aos consumidores

Custo operacional de uma loja física x Custo operacional de uma loja virtual, o que gera normalmente uma diferença de preço entre o mesmo produto em dois tipos distintos de comércio

Contato físico com um vendedor ou equipe técnica x Contato via chat, 0800 ou e-mail para esclarecimento de dúvidas ou resolução de problemas que ocorram com o produto / serviço

Disponibilidade do produto à pronta entrega x Necessidade de esperar o processo logístico.

Site pesquisado: http://www.submarino.com.br/

Questão 2

1. Um dado item de estoque de produtos em processo numa fábrica apresenta no ano, até o mês de maio, um histórico de unidades representado na tabela seguinte:

Tabela I - Item do estoque-produto em processo

Determine - apresentando os cálculos respectivos - uma estimativa do número de unidades do item para o mês de agosto, utilizando o método dos mínimos quadrados e o método da média móvel simples trimestral. (1,5 pontos)

Método mínimos quadrados.

MESES Y X X2 X.Y

1 340 0 0 0

2 260 1 1 260

3 380 2 4 760

4 420 3 9 1260

5 510 4 16 2040

6 650 5 25 3250

7 750 6 36 4500

SOMA 3310 21 91 12070

778,57

Valor para o próximo mês. 778,57

Método da média móvel simples.

MESES QTD

1 340

2 260

3 380

4 420

5 510

6 650

7 750

8 472,8571

Valor para próximo mês. 472,85

Questão 3

Considere o histórico de compras da empresa Alfa S/A, situada num dado canal de distribuição, conforme apresentado na tabela abaixo. Calcule, pelo método da média móvel simples semestral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com