TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme em análise: Doze homens e uma frase

Seminário: O filme em análise: Doze homens e uma frase. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Seminário  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Filme em análise: Doze homens e uma sentença (1957)

Tema da Negociação: Culpa e possível sentença de um jovem acusado de parricídio

Negociadores: 12 homens formando o júri que vai emitir a sentença

Sentença: se o júri considerar o réu culpado, ele será condenado à pena de morte

Atitudes dos negociadores

Atitudes éticas:

1-Os negociadores se reúnem, trancam as portas e começam a discutir a sobre a culpa do jovem réu com base nos fatos apresentados no tribunal.

2-Eles iniciam uma votação que será validada somente em caso de unanimidade.

3-Um dos votantes intencionalmente vota contra, para estimular um debate.

Atitudes Antiéticas

1-Alguns negociadores deixaram que o cansaço e o esgotamento decorrentes do julgamento interferissem em sua opinião a respeito do réu.

2-Um dos presentes demonstra pressa e impaciência por ter adquirido dois bilhetes para um evento esportivo que estava prestes a começar.

3-Um dos envolvidos na negociação demonstra profunda irritação com o réu e decide terminantemente a respeito da culpa do réu, sem deixar espaço para o diálogo.

Conflitos Éticos

No momento em que apenas um discorda acerca da culpa do réu, inicia-se uma negociação entre os integrantes da mesa. As variáveis básicas do tempo e do poder são iguais para todos, pois eles negociam sobre o destino de alguém que não tem ligação econômica ou vinculo afetivo, o resultado não interferirá na vida dos negociadores. O tempo não trará vantagens ou prejuízos para os negociadores. O fato de eles discutirem o tema é uma preocupação ética de um dos negociadores, que acaba por sensibilizar alguns colegas na mesa, ainda que esses discordem de sua opinião num primeiro momento.

A primeira questão ética que surge na negociação é a possibilidade de se decidir sobre a aplicação da pena capital em tão pouco tempo, sem ao menos um diálogo.

Então, ao se processar as informações que eles dispunham sobre o caso, foram surgindo evidências que pesavam a favor do réu, surgindo então outro conflito ético: ainda que pese uma grave acusação, seria ético condenar o jovem à morte quando existe evidência de inocência? Essa questão faz com que alguns repensem sua opinião durante a negociação.

A ética nas relações interpessoais entre os negociadores também deve ser analisada. Um dos negociadores aparentava irritação, tentando com seu mau-humor intimidar os outros negociadores, tentando fazer a balança do poder pender para seu lado.

Houve abstenções no inicio, o que levanta outra questão: até que ponto é ético se abster? No caso desse negociador, talvez ele quisesse mais tempo e mais informação para elaborar sua posição. Mas em muitos casos, a abstenção serve para que o negociador se esquivar de opinar sobre um ponto polêmico, para se proteger da analise de outros negociadores, ou para não esbarrar em interesses de terceiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com