TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o Novo Mercado da Bovespa

Ensaio: O que é o Novo Mercado da Bovespa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Ensaio  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

1) O que é o Novo Mercado da Bovespa?

O NOVO MERCADO é um segmento de listagem à negociação de ações, e foi instituído pela BOVESPA em junho de 2001, permitindo a negociação de ações emitidas por empresas que, voluntariamente, se comprometerem com a adoção de novas práticas de Governança Corporativa em relação ao que vem sendo exigido pela legislação societária brasileira em vigor.

A inovação foi altamente oportuna por exigir das empresas participantes do mercado uma mudança cultural quanto à divulgação de informações mais amplas e objetivas. Este fator acaba por despertar um maior interesse de investidores nacionais e internacionais, resultando na valorização e maior liquidez das ações. A performance de rentabilidade, associada ao aumento de volume negociado que se pôde notar no setor desde então, é consequência dessa nova política adotada pelas empresas dispostas a seguirem a Cartilha da CVM. A transparência e qualidade das informações prestadas pelas empresas que negociam suas ações na Bolsa de Valores, associado a um alto grau de segurança aos direitos dos acionistas, inclusive minoritários, denota um mercado financeiro atrativo aos investimentos.

O fato novo é as empresas estarem progressivamente buscando na abertura de capital uma saída para a sua capitalização e o seu crescimento. A crescente confiança dos investidores e a consequente diminuição da importância do especulador são reflexos de uma visão de mais longo prazo, da qualidade real da empresa, da sua gestão, do seu nível de “disclosure”, do tratamento dispensado ao acionista minoritário, e isto irá refletir no valor das ações.

Em suma, a adoção de medidas traduzidas pelo Novo Mercado de Capitais e pela governança corporativa, vem possibilitando cada vez mais que empresas abram o seu capital e a consigam resultados bastante satisfatórios no atual estágio do desenvolvimento econômico brasileiro. Um dos principais obstáculos ao crescimento da economia brasileira – a falta de recursos para financiar o crescimento das empresas – finalmente começou a ser removido.

2) Que vantagens pode obter uma sociedade anônima ao ter suas ações negociadas no Novo Mercado?

O objetivo do Novo Mercado é criar um ambiente mais adequado para que as empresas possam, a partir de melhores práticas de governança corporativa e maior transparência das informações, proporcionar maior segurança aos investidores e, consequentemente, reduzir seus custos de captação de recursos.

A captação de recursos no mercado financeiro a um custo mais baixo que o crédito bancário, método esse utilizado até então como única forma de expansão das empresas, parece ser a maior vantagem das sociedades anônimas participantes do Novo Mercado.

Pela ótica das empresas, aquelas que se enquadrarem às regras do Novo Mercado deverão obter do mercado uma melhor precificação de suas ações, conseguindo, com isso, menores custos de captação. Este pressuposto se baseia em diversos estudos e avaliações empíricas que demonstram que os investidores estão dispostos a pagar mais pelas ações das empresas que adotam melhores práticas de governança corporativa e apresentam maior grau de transparência.

“No fim de maio, a indústria de cosméticos Natura abriu seu capital no Novo Mercado da Bovespa e colocou 21,75% das ações à venda, com excelente resultado: a procura pelos papéis superou em dez vezes a oferta, e a empresa conseguiu captar mais de R$ 600 milhões. Nos próximos meses, outras companhias devem seguir seus passos. A Gol Linhas Aéreas apresentou no início de junho pedido para lançar ofertas primárias e secundárias. Na lista de ingressantes da Bovespa também está a América Latina Logística (ALL), que pretende captar capital para dar continuidade a seus ambiciosos planos de expansão (até o fechamento desta edição, as duas empresas ainda não haviam lançado suas ações). A previsão dos analistas de mercado é de que, no segundo semestre, esse movimento de abertura continue. Entre as prováveis novas empresas de capital aberto devem figurar a Troller (fabricante de jipes), a Zoomp (confecção) e o Magazine Luiza (varejo).”

O novo mercado de capitais resulta na aproximação de empreendedores com ideias inovadoras e prósperas, que pretendem expandir suas empresas, do investidor com capital para financiar esses projetos.

Em função disso, a negociação das ações na bolsa, a partir das mudanças introduzidas no mercado de capitais brasileiro, pode ser considerada como importante instrumento de financiamento das empresas. Estas recorrem à abertura de capitais para impulsionar seus negócios. Os fatores que contribuíram para essa nova mentalidade, a qual vai se construindo no mercado financeiro atual são: a igualdade de direitos aos acionistas, maior clareza nas informações com divulgações de resultados financeiros das empresas abertas, reaparelhamento do órgão responsável pela fiscalização do mercado, a CVM, entre outras medidas.

Além do crescimento diretamente relacionado à captação de dinheiro a um custo mais adequado, existem diversos outros benefícios na abertura de capital no Novo Mercado. A melhoria da imagem institucional é um deles. Uma empresa aberta é vista com outros olhos por seus parceiros comerciais e financeiros, nacionais ou estrangeiros, e na própria imprensa especializada. A exigência de transparência e confiabilidade das informações facilita os negócios e também atrai o investidor, que se sente mais seguro em colocar seu dinheiro nos papéis da empresa. Além disso, a companhia acaba ganhando reconhecimento além de seu setor e consegue uma visibilidade maior no mercado, dentro e até fora do país.

Os benefícios em participar do mercado de capital não param por aí. Quando as ações das empresas abertas são negociadas em bolsas com facilidade, os acionistas aumentam a liquidez de seu patrimônio, isto é, a possibilidade de converter seus bens em dinheiro. E essa liquidez tende a aumentar com o passar do tempo devido ao aumento no número de compradores. E, quanto maior a liquidez, mais altos são os preços das ações e, consequentemente, menor o custo de capital para a empresa.

A abertura de capital também leva à profissionalização da gestão da empresa, como consequência da regulamentação das companhias abertas que para ingressarem no Novo Mercado deverão além de obedecer os ditames na Lei das Sociedades Anônimas, as regras do Novo Mercado. Entre as exigências para abrir o capital estão a criação de um conselho de administração e de um conselho fiscal e a contratação de um diretor de Relações com Investidores (RI), que será o responsável por prestar informações a CVM, aos investidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com