TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLYMPUS: desenvolvimento e superação

Relatório de pesquisa: OLYMPUS: desenvolvimento e superação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A concorrência global entre as empresas poderosas é uma realidade em indústrias no “mundo sem fronteiras” atual. Quando se trata de concorrência e vantagem competitiva, os concorrentes emergem regiões e países mais imprevisíveis. Muitas empresas competem com varias empresas concorrentes.

Em todos os lugares as alianças estratégicas são estabelecidas e várias mudanças são feitas. Mas, a vantagem competitiva se define no conhecimento acumulado das pessoas que o possuem, delineando seu sucesso e suas dificuldades. E definindo atividades resultantes de cada empresa.

OLYMPUS: Desenvolvimento e Superação

Teve o nome de origem devido ao Monte Olimpo. (Japão). Começou seu desenvolvimento de um sistema de imagens em 1970 e foi projetada para passar a impressão de qualidade e sofisticação, na intenção de iluminar o mundo com suas lentes e dispositivos ópticos. Em 1990, a comercialização de endoscópios, microscópios e câmeras declinaram, forçando a empresa explorarem novos potenciais de negócios.

Primeiros Tempos

Capitalizou a vantagem de estarem no Japão, com demandas, indústrias relacionadas (parcerias). Havia consumidores japoneses exigentes com relação a equipamentos de alta resolução e inovação.

Dependeu do conhecimento tácito das necessidades do mercado japonês. Aproveite-se o conhecimento tácito acumulado dos engenheiros eletrônicos, óticos e químicos de diferentes empresas para trabalharem juntos.

Uso intensivo de coordenação entre engenheiros dentro da empresa e com seus fornecedores. Não havia apenas a camaradagem como também troca de ideias e experiências.

Conhecimento Tácito e Coordenação física

Os conhecimentos acumulados dos engenheiros e fornecedores diferenciaram na inovação de seus produtos. A boa relação de diálogo de cliente, fornecedor e fabricante transformou o conhecimento tácito em explícito para atender as necessidades do mercado.

Dificuldades e Competição

A Olympus teve dificuldade para se mantiver no mercado por não conseguir responder rapidamente ao mercado com forte concorrência e crescimento acelerado. O conhecimento era insuficiente e o surgimento de novas indústrias no ramo, o valor dos produtos despencou. Na concorrência cada empresa focou em estratégias emergentes. Alguns focaram no valor dos produtos, outro em necessidades do mercado.

Lições para a Olympus

A localização já não era eficaz. A falta de conhecimento do mercado global e suas mudanças afetavam a empresa. Faltavam pessoas para sentir as mudanças do mercado, obtendo conhecimento tácito dos mercados da atualidade.

Havia ausência de nova visão para competir, ficando difícil administrar o crescimento da empresa. Concorrência cresceu rapidamente.

Faltava infraestrutura para sustentar o negócio.

Metas

"Tornar-se a marca global mais importante". Baseado em sua conscientização de que a marca é crítica, apesar de forte nos mercados profissionais e institucionais, era fraca nos mercados de consumidores.

Reorganização

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com