TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS

Pesquisas Acadêmicas: OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Tecnologia da Informação Aplicada na Logística

TMS (Transportation Management System)

O termo tecnologia da informação (T.I) serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos (hardwares, seus dispositivos e periféricos; softwares seus recursos; rede de telecomunicações; sistemas de gerenciamento de dados e informações) utilizados para dar suporte para geração e uso da informação.

A importância de informações rápidas e precisas para sistemas logísticos eficazes é essencial por três razões:

 Os clientes podem ter informações sobre a situação do pedido, e saber a disponibilidade de produtos, programação de faturas e entregas que são elementos necessários do serviço ao cliente.

 Relaciona-se pelo uso da informação para reduzir o estoque e minimizar as incertezas em torno da demanda.

 A informação aumenta a flexibilidade e permite identificar os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha uma vantagem estratégica.

T.I. pode ser considerada como uma ferramenta, ou conjunto de ferramentas, que alteram as operações da empresa bem como seus produtos e serviços e principalmente o relacionamento com fornecedores, clientes, mercados e concorrentes.

Aprimorados a partir de ferramentas tecnológicas, os sistemas logísticos passaram a ser cada vez mais estratégicos modernizando processos e provocando uma maior integração entre as empresas.

É uma ferramenta logística de controle do sistema de gerenciamento de transporte. Permite visualizar e controlar de forma gerenciada o processo de toda a operação de forma integrada. Sistema é desenvolvido em módulos independentes, que podem ser adquiridos conforme sua necessidade.

Sua finalidade é identificar e controlar os custos relativos a cada operação, analisando seu desempenho, simulado de modelos de fretes, movimentando a carga e descarga de veículos, rastreamento, emissão de conhecimentos e manifesto de carga, cadastro de taxas e tarifas.

Apóia o estudo de dimensionamento de frota e renovações, gerenciar a manutenção da frota, e por meios de interfaces externas, gerenciar o veículo com tecnologias de GPS (“Global Positioning System”).

O TMS viabiliza a utilização de muitos controles de difícil aplicação, por exemplo, a simulação das tabelas de fretes, o rastreamento do veículo com informações detalhadas do mesmo, da carga e do motorista, onde estiver.

Algumas de suas funcionalidades:

 Manutenção: Controle de garantia de peças, pneus, mão de obra aplicada;

 Suprimentos: Controle de materiais em oficinas próprias, controle de requisições e de compras;

 Controle de fretes de terceiros: cadastro de transportadoras, cadastro de rede de transporte, direcionadores de tarifas e taxas, registro de embarque, cálculo de previsão de frete, emissão da pré-fatura e conferência de fretes.

 Operação-carga: Rastreamento lógico das cargas, controle de transbordo e de entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com