TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obejetivo Da Administração

Dissertações: Obejetivo Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO ADM: proporcionar uma ideia das empresas como classes de organizações sociais e sistemas abertos.

ADM: é o veiculo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar a excelência em suas soluções e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.

O Q LEVA 1 ORGANIZAÇÂO AO SUCESSO: articulações de decisões; ações; aglutinações de recursos; competências; busca de objetivos para obter resultados melhores.

ADMTR: é alcançar os resultados com os meios que ela tem, transformando os recursos disponíveis e competências em resultados tangíveis e extraordinários. Esse é o encanto da Administração.

também significa a inteligência organizacional, isto é, como a organização se articula, planeja, organiza, lidera e controla suas operações para alcançar objetivos e conseguir resultados esplendidos. FUNÇÃO: PREVER; ORGANIZAR; COMANDAR; COORDENAR; CONTROLAR. NÃO ADM= TECNICAS; COMERCIAIS; FINANCEIRAS; CONTABEIS; SEGRANÇ

ADMÇAO:como ciência, técnica e arte. Constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. Significa fazer acontecer. A única instituição que transcende fronteiras. A ADM PERMITIU O DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE.

PROCESSO ADMTTIVO: planejamento= VISÃO DE FUTURO; organização= CONVERGENCIA; direção=COMUNICAÇÃO; controle=DESENPENHO.

Três razões fundamentais das organizações existirem:

Razões sociais: As pessoas se organizam se relacionam, e procuram satisfações sociais quesomente as organizações podem atender;

Razões materiais: As pessoas se organizam para alcançar três coisas que isoladamente jamaisconseguiriam sozinhas:

Aumento de habilidades (integração, agrupamento e ampliação delas)

Compressão de tempo (comprimir o tempo para alcançar o objetivo)

Acumulação de conhecimento (As organizações dispõem de meios e recursos para que as pessoas desfrutem a experiência e a vivencia dos outros permitindo a partilha do conhecimento).

Efeito sinergístico: É o efeito multiplicador como uma ação conjunta dos efeitos produzidos emgrupo.

SINERGIA e ENTROPIA: Conceito de organizações = “São unidades sociais (agrupamentos humanos), intencionalmente construídas, com o fim de atingir objetivos específicos”.

=Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito continuadamente a mudanças. Organizações formais = “São organizações caracterizadas por regras e regulamentos”. Organizações lucrativas e não lucrativas = “As lucrativas foram moldadas explicitamente para atingir objetivos do lucro”.

As Características das empresas: “As empresas são orientadas para o lucro”; “As empresas assumem riscos”; “As empresas são dirigidas por uma filosofia de negócios”; “As empresas geralmente são avaliadas sob um ponto de vista contábil”; “As empresas geralmente são avaliadas sob o ponto de vista social”; “As empresas constituem propriedade privada”; “As empresas devem ser reconhecidas como negócios”.

Afinal, qual é o papel da empresa: “Satisfazer uma necessidade da sociedade, do mercado ou do cliente”; “Gerar riqueza e agregar valor”; “Distribuir a riqueza gerada”; “Respeitar a natureza e colaborar com a comunidade”.

Características das empresas bem sucedidas: Elas são lucrativas, isto é geram riqueza; Alcançam longevidade, ou seja, duram muito tempo; São saudáveis, pois não tem conflitos duradouros; São inovadoras: tem imaginação e criatividade; São flexíveis: tem elevada flexibilidade e capacidade de ajustamento; São admiradas, porque inspiram as outras Têm identidade própria, ou seja, uma cultura especial; São os melhores lugares para se trabalhar; Produzem retornos para todos os stakeholders.

Mapeamento Ambiental: Três dificuldades; seleção ambiental; percepção ambiental; limites da empresa.

Seleçãoambiental: As empresas não são capazes de absorver e compreender td as condições variáveis e mutáveis do ambiente de uma só vez;

Percepçãoambiental: As empresas percebem subjetivamente os ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações. Isso ocorre por desprezarem informações relevantes ou inventadas para preencher lacunas existentes.

Limitesoufronteirasdasempresas: As linhas imaginárias definem o que é a empresa e o que é o ambiente. Os limites e fronteiras entre empresa e ambiente podem ser definidos tanto em termos de espaço(prédios, edifícios, instalações, áreas físicas terrenos), de tempo (horário de trabalho, turnos de atividade), de valores e atitudes de seus empregados (quando eles se identificam com as regras e os regulamentos internos da empresa),... Etc.

Ambientegeral:é constituído de um conjunto amplo e complexo de condições e fatores externos que envolve e influencia difusamente todas as empresas. Esse ambiente contribui significativamente com o que ocorre dentro de cada empresa, com as estratégias adotadas e com as consequências das ações empresariais.

A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e seus ambientes.

Objetivo:Proporcionar uma conceituação de tecnologia e sua influencia nas empresas; Discutir como se administra a enorme variedade de tecnologias; Discutir os vários tipos de tecnologia e suas implicações; A tecnologia é um componente empresarial uma vez que faz parte do sistema interno da empresa, já incorporada a ele, passando assim a influenciá-lo poderosamente e, com isso, influenciando também seu ambiente de tarefa.

Noções de tecnologia: Tecnologia física e concreta: envolve aspectos físicos e concretos – (hardware - máquinas, equipamentos, instalações circuitos). Tecnologia conceitual e abstrata: envolve aspectos conceituais e abstratos (software) – políticas, diretrizes, processos, procedimentos, regras, regulamentos, rotinas, programas, métodos trabalhos-know-how.Tecnologiadecapitalintensivo: baseia-se na utilização intensiva de máquinas e equipamentos com ênfase na mecanização e automação.Tecnologiademãodeobraintensiva: baseia-se na utilização intensiva de pessoas com habilidades manuais e físicas e com forte ênfase em manufatura.

A tecnologia pode estar ou não incorporada a benefícios físicos: Tecnologiaincorporada: está contida em bens materiais, matérias primas básicas e intermediárias, componentes, etc. Ex. No metal que tornou possível a fabricação da placa do automóvel, celulares, etc. Tecnologianão-incorporada: encontra-se na cabeça das pessoas – como técnicos, peritos, especialistas, engenheiros sob a forma de conhecimentos intelectuais ou operacionais, habilidades mentais ou manuais.

Administração da Tecnologia: Empresa – tecnologia utilizada – fluxo de trabalho – métodos e processos operacionais.

Abordagem Sociotécnica: A empresa pode ser entendida como um sistema composto de três subsistemas inter-relacionados:

1. SubsistemaTécnico: compreende no desempenho das tarefas, instalações físicas, equipamentos e instrumentos utilizados, técnicasoperacionais, ambiente físico, etc.

2. SubsistemaSocial: compreendem as pessoas, suas características físicas e psicológicas, relacionamentos, organização formal e informal no trabalho. Transforma a eficiência potencial em eficiência real.

3. SubsistemaGerencial: compreende o aparato administrativo e os níveis organizacionais e sua integração nos subsistemas.

A tarefa primária da organização reside em sobreviver nesse processo cíclico de:

Importação: aquisição de matérias-primas, informação, etc.

Conversão: transformações das importações em exportações, ou seja, dos insumos em produtos e serviços.

Exportação: colocação dos resultados da importação e da conversão.

...

Baixar como  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »