TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Open Book Management (OBM)

Artigo: Open Book Management (OBM). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Artigo  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

A segunda tecnologia de gestão destacada nesta aula-tema é o benchmarking, um sistema de avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como as melhores em suas áreas. O objetivo dessa ferramenta é comparar processos, serviços e produtos entre empresas, para melhoria das organizações. As empresas fazem essa avaliação para comparar processos, produtos e identificar oportunidades de melhoria em suas organizações. Assim, ganham competitividade e promovem o desenvolvimento organizacional.

Já o Open Book Management (OBM),que pode ser traduzido como “Gestão ou Gerenciamento com o Livro Aberto”, é uma ferramenta que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, e ainda é pouco aplicada no Brasil. Foi criada pelo empresário Jack Stack, mas a tecnologia se tornou conhecida com o livro do jornalista John Case, publicado em 1995, que reuniu vinte casos desse estilo de gestão.

É uma tecnologia de aplicação simples, que permite a participação das pessoas da organização na gestão. O envolvimento ocorre com o conhecimento de todos os funcionários sobre dados e números da organização, incluindo dados contábeis, financeiros, assim como conhecimento sobre a operação da empresa e os resultados a serem atingidos.

Para a implementação do Open Book Management, é preciso que uma série de requisitos sejam cumpridos: que toda a empresa esteja ajustada à ferramenta; que o clima organizacional seja favorável à adoção da ferramenta; que haja confiança nas pessoas e transparência total. É preciso, ainda, dispor de sistemas informatizados em que as informações fiquem disponíveis aos funcionários e que eles tenham fácil acesso a essas informações.

Você pode ampliar a reflexão sobre os conceitos envolvidos em terceirização, benchmarking e Open Book Management assistindo às Web Aulas e realizando as atividades de autodesenvolvimento e colaborativa. Consulte outras fontes para estudo do tema no Saiba Mais. No fim desta aula-tema, faça as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem para testar seus conhecimentos sobre o tema.

Conceitos Fundamentais

Experimento simulado: Aplicativos de computador que podem substituir experimentos reais, quando experimentos reais são muito caros, inviáveis ou arriscados e também podem ser utilizados para preparar os experimentos reais, ajudando a focar as implicações conceituais.

Tutorial: Os programas tutoriais, nos formatos mais tradicionais, apresentam um curso na forma de roteiro em que um conjunto de informações é apresentado em módulos, no computador.

Software educativo: programa de computador voltado para aplicações educacionais.

Logo: é uma linguagem de programação voltada principalmente para crianças, jovens e até adultos. É utilizada com grande sucesso como ferramenta de apoio ao ensino regular e por aprendizes em programação de computadores

Referência

1) FRANCO, D.H.; RODRIGUES, E.A.; CAZELA, M.M. Tecnologias e Ferramentas de Gestão. PLT. Campinas: Editora Alínea, 2009.

FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel (Orgs.). Tecnologias e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com