TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, Pessoas E Mercado.

Artigos Científicos: Organização, Pessoas E Mercado.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos desenvolver e apresentar o projeto para contextualizar, viabilizar e estruturar os conceitos e ferramentas de gestão para a abertura de mais uma filial da Brasil Cacau, levando em consideração a localização e as características mais importantes do mercado.

Trabalharemos as quatro etapas mais importantes que antecedem a abertura de um novo negócio, buscando o embasamento técnico necessário para que sejam evitados os erros mais comuns cometidos pelo empreendedor ao montar seu próprio negócio.

Abordaremos na etapa 1, Diagnóstico Empresarial a importância do plano de negócios, seguindo seus preceitos. Na etapa 2 trataremos da Gestão de pessoas e sua relevância dentro do negócio. Na etapa 3 Fundamentos do Marketing vamos destacar as ferramentas disponíveis e adequadas para a perfeita divulgação da loja e por fim, na etapa 4 Análise Contábil, trabalharemos a Análise horizontal e a Análise vertical sobre as demonstrações apresentadas.

1 DESENVOLVIMENTO

Etapa 1: Diagnóstico Organizacional

Para que a Brasil Cacau abra uma filial sem preocupações e que se torne um sucesso, é necessário fazer um plano de negócio que consiste em um documento para mapear o curso da organização por certo período.

Segundo o SEBRAE, dados mostram que entre 5 novas micro e pequenas empresas criadas, apenas 1 sobrevive, após o 3 ano de vida. Esses números não são tão elevados, mas pouco animadores e que trazem preocupação.

A solução para essa epidemia de morte das MPE é simples e barata, mas, para muitos, é tediosa. O remédio recomendado é a técnica de se transformar sonhos em realidade: o planejamento.

-Sumário: deve conter o título de cada seção do plano de negócio e a página respectiva onde se encontra, bem como os principais assuntos relacionados em cada seção.

-Planejamento estratégico do negócio: é onde são definidos os rumos das empresas. Nessa seção devem ser apresentadas a visão e missão da empresa, sua situação atual, bem como, suas forças e fraquezas.

-Descrição da organização: nessa seção deve-se descrever a empresa, seu histórico, crescimento, faturamento dos últimos anos, sua razão social, seus impostos, sua estrutura organizacional e legal, localização, parcerias, etc.

-Avaliação do mercado concorrente: o mercado concorrente é composto pelas pessoas e seviços que oferecem o mesmo produto de você pretende oferecer. Vamos mostrar um resumo da estrutura do projeto para a implementação da Brasil Cacau:

A Brasil Cacau foi inaugurada em 2009, pela rede do grupo CRM que veio para atender um público de poder aquisitivo inferior, surge em regiões como a Vila Prudente e a Vila Carrão possuem 17 lojas na capital paulista, com um faturamento anual de 15 milhões de reais, no ano de 2009. Possui 120 produtos à venda, o objetivo da Brasil Cacau é de atingir um grande número de pessoas com o poder aquisitivo inferior.

O maior concorrente da Brasil Cacau é a Cacau Show, porque atende ao público alvo das classes “B” e “C”, com produtos de boa qualidade. As vendas efetuadas pela concorrente são os bombons trufados, marshmallow coberto de chocolate. Porém a Brasil Cacau também tem produtos de excelente qualidade e com preços acessíveis. Segundo a atual vice- presidente Renata Vichi, a sua missão é alavancar a marca e torná-la mais popular.

Etapa 2: Gestão de Pessoas:

É fundamental entender a importância dos colaboradores para a empresa, eles contribuem para o sucesso ou fracasso de um empreendimento. A organização é formada por pessoas em prol de um objetivo e a cooperação dessas pessoas para alcançar o objetivo é essencial para o desenvolvimento da organização. A empresa precisa estar cercada por colaboradores dedicados e motivados

Segundo Ducci e Oliveira, (2011, p. 71) as pessoas são o bem mais importante de uma organização, então recrutar e selecionar são de suma importância para atrair as mais qualificadas.

Segundo Chiavenato (apud DUCCI; OLIVEIRA, 2011, p.72) o recrutamento de pessoas pode ser entendido como um processo que a organização emprega para atrair candidatos qualificados, utilizando técnicas e metodologias específicas, com a intenção de suprir sua necessidade nos processos de seleção.

O recrutamento deve ser feito através de anúncios em sites corporativos ou de empregos para os profissionais dos cargos de comando e cartazes para os profissionais de cargos operacionais. Os cartazes devem conter informações breves sobre o recrutamento e ser fixado em locais de fácil acesso ao perfil desejado.

As atividades devem ser feitas após a triagem dos candidatos para que possam ser selecionados para os testes e entrevistas aqueles que possuem as características desejadas.

Os testes e entrevistas deverão ser feitos para os candidatos aos cargos de comando e operacionais, entretanto, serão feitas de acordo com o perfil de cada cargo.

PRINCIPAIS ATIVIDADES EXERCIDAS PELOS COLABORADORES DA EQUIPE BRASIL CACAU:

*VENDEDOR: vender mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista, auxiliar os clientes na escolha dos produtos. Promover a venda do produto, demonstrar seu funcionamento, oferecer degustação, distribuir amostras quando necessário. Informar sobre as qualidades dos produtos e suas vantagens de aquisição. Expor as mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço.

*GERENTE DE VENDAS: Elaborar planos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para a empresa, implementar atividades e coordenar sua execução.Assessorar a diretoria e setores da empresa.Sua área de atuação também agrega a gerencia de recursos humanos, administração de recursos materiais e financeiros ,promover condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade.

*ADMINISTRADOR: Planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os empreendimentos humanos. Responsável pelo planejamento e funcionamento administrativo da empresa. Ajudar a definir, analisar e cumprir metas da organização. Obter melhores índices de produtividade, cuidar da administração financeira.

Para atrair e reter seus talentos, a empresa irá disponibilizar aos seus colaboradores, benefícios sociais como forma de remuneração indireta:

*Benefícios legais: exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária como férias, 13° salário, aposentadoria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com