TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.219 Palavras (13 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 13

ÍNDICE

1. RESUMO.......................................................................................................04

2. INTRODUÇÃO..........................................................................................05,06

3. DESENVOLVIMENTO ..................................................................................07

3.1.Fundamentos da Administração....................................07,08,09,10,11,12,13

3.2.Comunicação Empresarial.................................................................14,15,16

3.3.Tecnologia da Informática...................................................17,18,19,20,21,22

4. CONCLUSÃO ...............................................................................................23

5.REFERÊNCIAS.........................................................................................24,25

1. RESUMO

Com a grande competividade no mundo organizacional, as empresas devem se organizar, utilizando planejamentos e estratégias. A comunicação, o conhecimento tecnológico e dinâmica nas informações é muito importante; com esse conjunto as empresas terão o resultado almejado.

Palavras Chaves: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Tecnologia Empresarial

2. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é analisar os elementos que contribuem para que uma empresa, independente do ramo de atividade, possa desenvolver e ampliar os seus negócios à partir da orientação e práticas das atividades administrativas. Visto que hoje em dia, em média 27% das empresas não chegam ao segundo ano de vida (Fonte: SEBRAE), é de vital importância para os empreendedores buscarem ferramentas de apoio para o sucesso dos seus negócios.

Abordaremos neste trabalho três práticas, que são os "pilares" para o bom desenvolvimento de um projeto, são elas:

Fundamentos da administração:

Todos aqueles que necessitam atuar e interferir na condução dos trabalhos em uma organização, quer seja ela uma empresa privada ou pública, pequena ou grande, comercial ou religiosa, entre uma imensa gama de tipos existentes, deverão se considerados GESTORES, e para alcançar este nível são necessários conhecimentos fundamentais para identificar, analisar e realizar os objetivos humanos que só são atingidos por meio de uma organização.

Comunicação Empresarial:

Uma das mais antigas necessidades humanas, a comunicação é observada desde os primórdios da humanidade, antes mesmo da fala e dos relacionamentos.

De vital importância para as organizações, a Comunicação Empresarial é a "boca" da empresa, através desta prática é que nos comunicaremos com nosso clientes, parceiros e colaboradores, ela deve ter atenção especial por parte das empresas e dos empresários, pois dela dependem a qualidade da imagem institucional que a empresa terá na sociedade.

As diversas modalidade de comunicação e linguagem devem ser foco de estudo, incessantes, para os empreendedores.

Tecnologia da Informação:

Nos tempos atuais não mais possível conceber uma empresa que funcione sem o uso das ferramentas da Tecnologia da Informação (T.I.). Seja ela do tamanho que for, sem acesso à internet e o uso hardwares e softwares, nada é realizado de maneira eficaz.

Tão importante quanto a utilização destes recursos é a atualização constante das informações deste vasto mundo, por parte dos gestores e também dos colaboradores. A busca por estes conhecimentos é o que fará a diferença para as organizações que almejam estar na vanguarda dos negócios.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 FUNDAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

A administração é um conjunto de atividades conscientemente coordenadas, orientadas e direcionadas por pessoas, são estruturadas e organizadas para alcançar os objetivos e resultados.

Segundo Henry Fayol administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Os principais conceitos são ênfases na prática de administração, nos resultados, na departamentalização e planejamento.

A estrutura organizacional elabora um plano e organiza relacionamentos entre os níveis hierárquicos e as informações imprescindíveis para organização.

Existe dois tipos de estrutura organizacional: a formal que é reconhecida pela organização, é representada pelo organograma; são cargos, unidades administrativas que irão seguir as normas da empresa e a informal surge à partir da interação social das pessoas; normalmente de mesmo nível hierárquico que possuem o mesmo objetivo incomum, não para defender o interesse da empresa e sim para defender os interesses próprios. Representa relações que não aparecem no organograma.

A estrutura formal é: divisão de trabalho, especialização – dividir as pessoas por tarefa determinada, hierarquia – dividir a estrutura em cargos, definição clara de autoridade e responsabilidade na organização – o poder de se fazer cumprir para se fazer cumprir e o racionalismo – usar a razão, usar o que está determinado nas normas e diretrizes.

Temos vários tipos de organização; a organização funcional, é mais usada atualmente. A divisão é feita por especialização, cada um dentro de sua especialidade vai coordenar as ações na empresa.

A organização linear ou militar, é simples de organizar, tem como característica uma única chefia como fonte de autoridade. Determina-se e cumpre e a organização linha-assessoria, que as unidades de linha respondem pelos recursos. Decidem, aplicam os recursos e aguardam os resultados.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com