TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios e técnicas gerais de comunicação Digital

Por:   •  7/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

 

 

[pic 3] 

 

 

 

 

[pic 4] 

 

 

 

Aluno: Tiago Teixeira, João Perdiz, Rodrigo Calvo 

Professor: Cláudia Ribau 

Disciplina: Princípios e técnicas gerais de comunicação Digital 

Data: 04/12/2017  

 

 

 

 

 

 

Contextualização

Com este trabalho vamos adquirir mais conhecimentos acerca do marketing-mix, pretendemos efetuar uma breve pesquisa em alguns livros específicos e depois sim passar á pesquisa na internet. Iremos falar de vários pontos ligados ao marketing-mix, tais como: o que é, para que serve, qual a sua evolução e qual será o seu futuro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é o Marketing-Mix?

É formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado e é dividido em 4 secções: Produto, Preço, Promoção/comunicação e distribuição. Produto: (Cliente) tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc. Preço: (Custo) política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento. Distribuição: (Conveniência) tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, stock, transporte. Promoção: (Comunicação): todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc. Os quatro fatores do marketing mix estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva.

Ex: A propaganda do PowerBook da Apple computer.

• O anúncio engloba atributos físicos, simbólicos, para criar uma atração junto do público-alvo  

 

Os indivíduos que tomam decisões de marketing, precisam ter em mente esse conhecimento mais abundante do produto e perceber que as pessoas compram desejos de satisfação. A maioria dos compradores, por exemplo, sabe muito pouco da qualidade de gasolina que compra. Na verdade, muitos não a encaram como um produto, mas como um preço que precisam pagar para ter o privilegio de dirigir seus carros.  

Produto

A primeira visão mais ampla de produto estende-se para além dos atributos. É um conceito de produto total, que incluí embalagem e rotulação, e símbolos como logotipos e marcas registradas, e atividades de atendimento ao consumidor, que adicionam valor ao produto. Um produto engloba atributos físicos e simbólicos para criar uma atração ao público-alvo.

 

 

 

Preço

Processo de definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tendo em vista o impacto não apenas económico, mas também psicológico de uma precificação. O responsável por essa área deve cuidar da lista de preços e passar aos vendedores os descontos por quantidades adquiridas e, principalmente, se o preço será competitivo diante da concorrência. Para o cliente o "nosso" Preço deve oferecer a melhor relação entre custo e benefício. Também conhecida como os 4ps.

Ao longo da historia os preços foram determinados por meios de negociação entre compradores e vendedores. Tradicionalmente o preço funciona como principal determinante na escolha dos compradores. As empresas lidam com a determinação de preço de diversas maneiras.

Promoção/Comunicação

Inclui a propaganda, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, boca-a-boca, venda pessoal e refere-se aos diferentes métodos de promoção do produto, marca ou empresa. Para seu Cliente a sua Promoção deve ser a mais agradável e presente. Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem-sucedido, a estratégia traçada para os quatro p, deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido. A administração de marketing é a aplicação prática deste processo.

Distribuição

Preocupa-se com a distribuição e refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o responsável por essa área deve saber exatamente que canais de distribuição utilizará, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta logisticamente. Para o "nosso" cliente a sua distribuição deve ir ao encontro das necessidades e maior conveniência do mesmo. Essa variável abrange o estudo dos canais de distribuição.

Para que serve?

Esta etapa da estratégia de marketing é fundamental, pois será importante considerar a importância relativa, que terá que ser concedida a cada uma das varáveis de marketing mix. O gestor de marketing deverá definir, qual a melhor combinação possível, ente as variáveis de marketing mix, considerando os recursos financeiros disponíveis e a necessidade de obter vantagens comparativas face aos concorrentes. Os principais tipos de prioridades, que se podem fixar numa estratégia de marketing são os seguintes:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (329.4 Kb)   docx (594.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com