TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os processos estratégicos de Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Os processos estratégicos de Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 12

1-INTRODUÇÃO

Decidimos falar sobre o tema “Os processos estratégicos de Marketing” devido ao nosso interesse em ter mais conhecimento nessa área ,poder entender como funciona ,quais as estratégias adotadas ,em que são baseadas para atender e chegar ao foco principal, a satisfação do cliente.

Escolhemos para pesquisa de campo a empresa Granfinos, localizada na região central de belo horizonte , no bairro santa Efigênia, fundada em 2010 pelo Sr Cleuber Lúcio Santos ,é um ambiente de entretenimento que visa atender com excelência clientes classe A e B.

Para responder os objetivos propostos pelo trabalho definimos pela pesquisa bibliográfica , que é constituído de material já elaborado constituído principalmente de pesquisa em livros e artigos científicos. Isso porque a pesquisa bibliográfica tem por objetivo conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema. Ela dá suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração do relatório .

Karl Popper demonstrou que nem a verificação nem a indução sozinhas serviam ao propósito em questão - o de compreender a realidade conforme esta é e não conforme gostaria que fosse , pois o cientista deve trabalhar com o falseamento, ou seja, deve fazer uma hipótese e testar suas hipóteses procurando não apenas evidências de que ela está certa, mas sobretudo evidências de que ela está errada. Se a hipótese não resistir ao teste, diz-se que ela foi falseada. Caso não, diz-se que foi corroborada.

Para esclarecermos esse paradigma após a pesquisa bibliográfica avançamos para a pesquisa de campo pra chegarmos a conclusão entre teoria e prática .

2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Marketing

Processo social pelo qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação , oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (Kotler ,2000 ).

Em marketing, o conceito de valor pode ser definido como todos os benefícios gerados para o cliente em razão do sacrifício feito por este na aquisição de um produto ou serviço. Oferecer ou agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos principais objetivos do marketing. O conceito de marketing afirma que a tarefa mais importantes da empresa é determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos.

Os principais objetivos do Marketing é atrair novos clientes ,prometendo lhes valor superior e manter os clientes atuais ,proporcionando lhes satisfação.

Estratégia nas organizações

Ao termo estratégia estão associados alguns outros conceitos que nos auxiliam a definir e a compreender o seu âmbito de atuação. Por ser "a arte do general" não tem que ser necessariamente generalista mas deverá ser suficientemente abrangente para se distinguir da "táctica", ou seja, a estratégia tem um maior alcance, é mais duradoura e movimenta maiores recursos. Sobretudo, as ações estratégicas dirigem-se diretamente aos objetivos políticos. Assim a estratégia não é mais que a forma de emprego dos diferentes recursos que a organização dispõe, de modo a atingir os objetivos definidos pela política dessa organização, tendo sempre em conta o "opositor".

As Estratégias são ações adotadas baseadas nas conclusões do Planejamento e nas proposições do plano para a construção dos produtos midiáticos que atendam às necessidades da empresa. Estratégia é escolher realmente o que fazer, como fazer e quando fazer.

Fatores de Implementação:

rastreamento do ambiente de concorrência

rastreamento do mercado consumidor

definição dos produtos de Comunicação

busca dos princípios de Marketing

detalhamento do processo operacional dos produtos de Comunicação

projeção dos resultados dos produtos de Comunicação

projeção das vinculações pessoais quanto aos produtos de Comunicação

análise financeira dos produtos de Comunicação

Para Mintzberg e Quinn (1996) a estratégia corporativa é o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as políticas principais e planos para a realização dessas metas e define a amplitude de negócios que a empresa vai possuir, o tipo de organização econômica e humana que ela é ou pretende ser, e a natureza das contribuições econômicas e não-econômicas que se pretende fazer para acionistas, funcionários, clientes e comunidade.

A estratégia envolve decisões sobre as metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, a distribuição dos recursos para atingir as metas e as tarefas críticas a desempenhar para atingir os objetivos. Enquanto processo, a estratégia diz respeito ao modo como programamos as atividades da organização para a consecução dos objetivos definidos pelas políticas da organização. São inúmeras as possíveis divisões do termo "estratégia" bem como a possibilidade de agrupá-las. A divisão mais clássica divide a estratégia segundo três áreas de atuação: a estratégia estrutural, a estratégia operacional e a estratégia genética.

* A estratégia estrutural é a que permite conceber a estrutura da organização a partir dos conceitos definidos pela política dessa organização tendo em conta os recursos disponíveis e o ambiente exterior.

*A estratégia operacional é a que estabelece os objetivos que as ações práticas (do domínio da táctica) vão concretizar.

* A estratégia genética (apenas ao alcance das grandes organizações) que permite desenvolver atividades que concretizem ideias . Mas existem outras formas de ver a estratégia designadamente no campo da estratégia organizacional: estratégias pretendidas, as que são explicita e formalmente planejadas, as estratégias realizadas, as que emergem de um série de decisões tomadas e implementadas, estratégias não realizadas, que foram planejadas mas não implementadas, e estratégias retroativas que dizem respeito a um conjunto de decisões que podem ser designadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com