TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP - Demanda

Artigo: PCP - Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Descreva as etapas de um modelo de previsão da demanda.

• Objetivo do modelo

• Coleta e análise dos dados

• Seleção da técnica de previsão

• Obtenção das previsões

• Monitoração do modelo

Inicialmente define-se o objetivo do modelo, ou seja, a razão pela qual necessitamos as previsões. Que produto, ou famílias de produtos, será previsto, com que grau de acuracidade e detalhe a previsão trabalhará, e que recursos estarão disponíveis para esta previsão. O passo seguinte consiste em coletar e analisar dados históricos do produto, a fim de identificar e desenvolver a técnica de previsão que melhor se adapte. Em seguida, define-se a técnica de previsão mais apropriada, que podem ser qualitativas ou quantitativas, cada uma tendo o seu campo de ação e aplicabilidade. Para a definição da técnica deve-se ponderar fatores como custo e acuracidade. A partir da técnica definida e dos dados passados, obtém-se os parâmetros necessários para obtenção das projeções futuras. À medida que, as previsões forem sendo alcançadas pela demanda real, deve-se monitorar a extensão do erro entre a demanda prevista e real, para verificar se a técnica e o parâmetros utilizados ainda são válidos.

2 - Quais as características que diferenciam as previsões qualitativas das quantitativas? Onde cada uma é empregada?

• As técnicas qualitativas privilegiam principalmente dados subjetivos, os quais são difíceis de representar numericamente. Estão baseadas na opinião e no julgamento de pessoas chaves, especialistas nos produtos ou nos mercados onde atuam estes produtos;

• As técnicas quantitativas envolvem a análise numérica dos dados passados, isentando-se de opiniões pessoais ou palpites. Empregam-se modelos matemáticos para projetar a demanda futura. Podem ser subdivididas em dois grandes grupos: as técnicas baseadas em séries temporais, e as técnicas baseadas em correlações.

As técnicas qualitativas são empregadas quando não se dispõem de tempo para coletar e analisar os dados da demanda passada. Ou então, na introdução de um produto novo, onde não existam dados passados em que se possa apoiar. Ou ainda, quando o panorama econômico e político for muito instável, fazendo com que os dados passados fiquem rapidamente obsoletos e não se disponha de informações atualizadas. As técnicas qualitativas são empregadas em conjunto com as técnicas quantitativas quando tratar-se de questões estratégicas para a empresa, pois não seria conveniente decidir os rumos da empresa apenas em cima de dados provenientes de um modelo matemático.

3 - Uma curva temporal de previsão pode conter tendência, sazonalidade, variações irregulares e variações randômicas. Defina cada um destes fatores.

• Tendência: consiste num movimento gradual de longo prazo, direcionando os dados.

• Sazonalidade: refere-se à variações cíclicas de curto prazo, relacionadas ao fator tempo, como a influência de alterações climáticas ou férias escolares.

• Variações irregulares: são alterações na demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com