TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  2.227 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

A S DE OLIVEIRA TELECOM - EPP

(DIRECTSAT)

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

A S DE OLIVEIRA TELECOM - EPP

(DIRECTSAT)

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

MARCELA CRISTINA DE ALMEIDA CARLOS RA 1723224

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Orientador (a): Profº Luis Tadeu de Oliveira

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2017

Resumo

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar, relativo às disciplinas Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais e demonstra o importante conhecimento teórico-prático das disciplinas mencionadas, pois é extremamente necessário o domínio do assunto para conseguir aplicar o conhecimento adquirido.

Este trabalho se baseou em fatos envolvendo o mundo empresarial, apresentando uma empresa de pequeno porte atuante na região do Vale do Paraíba na área de Gestão de Telefonia, Consultoria e Terceirização de Telecomunicações, que comercializa e instala TV por assinatura.

A metodologia utilizada baseou-se, principalmente em um levantamento bibliográfico realizado através de pesquisas e coleta de informações junto à empresa DIRECTSAT, empresa do segmento de telecomunicações.

Palavras chaves: administração, comunicação, pesquisa, gestão, financeiro, economia.

Lista de Figuras

Crescimento do PIB Real        8

Consumo total        9

Desemprego        10

Vendas e instalações        11

        

Sumário

Introdução        6

Economia e Mercado        7

Matemática aplicada        11

Conclusão        14

Referências bibliográficas        15


Introdução

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar demonstrará que quando se é aplicado na prática todo conhecimento adquirido em disciplinas como Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais, é possível melhorar a gestão de uma empresa independente do segmento que ela pertença.

A empresa escolhida para ser objeto de pesquisa foi DIRECTSAT BRASIL,           idealizada e fundada pelo próprio proprietário, a empresa iniciou as atividades em meados de 2004, inicialmente como uma lan-house e posteriormente o mesmo notou que a procura por TV’s por assinatura aumentavam significantemente.

Em pouco tempo, houve a oportunidade de credenciamento a uma grande empresa de venda de TV’s por assinatura, dando início assim, a supracitada empresa.

Hoje o foco da DIRECTSAT é a venda e instalações de planos de TV por assinatura da NET.

Espera-se que ao final deste projeto seja possível alcançar sua finalidade, que é demonstrar como melhorar a gestão de uma empresa aplicando técnicas corretas e métodos precisos.

Economia e Mercado

Economia de mercado é um sistema onde os agentes econômicos (empresas, bancos, prestadoras de serviços, etc.) atuam com pouca interferência governamental.

 

Principais características da economia de mercado:

 

  • Liberdade para definição de preços de serviços e mercadorias. A livre concorrência é que regula o mercado com relação aos preços;
  • Produção e consumo de bens e serviços estabelecidos pela influencia da oferta e demanda; 
  • A maioria dos produtos e serviços é produzida pela iniciativa privada (indústrias, comércios, bancos e empresas prestadoras de serviços). 
  • Liberdade para o funcionando de empresas, com pouca ou nenhuma interferência do governo;
  • Comércio exterior com pouca burocracia 
  • Pouca ou nenhuma atuação do Banco Central no controle de taxas de câmbio. 

Na Economia de mercado a maior parte da produção econômica é gerada por empresas privadasIndústriacomércio e prestação de serviços são controlados pela população.

O Estado tem o papel de regulamentar e fiscalizar a economia, além de atender setores prioritários como: energia, segurança, educação e saúde, entre outros.

Podemos afirmar que nos países capitalistas dominam uma economia de mercado, e nos países socialistas, predomina uma economia primariamente estatal.

Temos ainda os sistemas econômicos mistos, onde seu foco é a harmonização em diferentes esferas do setor privado (livre iniciativa) e do setor público (empresas estatais).

Panorama econômico/financeiro do Brasil atualmente

No momento podemos dizer que encontramos um cenário no mínimo complicado.

O consumo encontra-se parado, exportações e importações se encontravam em queda, o preço do Dólar diante ao Real e a entrada de investimento internacional estão em crescente aumento.

Podemos constatar uma considerável retração do consumo e da entrada de investimento internacional; além da queda na inflação, do Dólar e das taxas de juros e o aumento do desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (218.5 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com