TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - Estudo de Caso Embrae

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.646 Palavras (23 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 23

MARKETING

ANÁLISE EMPRESARIAL EMBRAER

SÃO PAULO

2015

RESUMO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 EMBRAER S.A

A Embraer é um das maiores empresas fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares do mundo. Com mais de 45 anos de existência, a empresa que tem sede na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, atua nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves. Essa posição de destaque no mercado da aviação se deve à busca da satisfação de seus clientes, colocando-a entre as cinco maiores empresas mundiais.

Com escritórios e fábricas em diversos lugares do mundo, a Embraer já vendeu mais de cinco mil aviões, sendo líder no mercado de jatos comerciais com até 130 assentos. São mais de 19.000 empregados, 850 jatos executivos entregues, mais de 50 forças armadas e mais de 1.000 aeronaves do modelo E-Jets entregues.

2.1 Produtos

Aviação Comercial

Atualmente, a Embraer tem mais de 56 clientes no mundo todo. Essa abrangência internacional reflete a qualidade de seus aviões e também o fato de que os jatos produzidos pela Embraer se estabelecem como ferramentas essenciais no desenvolvimento da aviação mundial. Cerca de 900 jatos regionais da família ERJ 145 entregues pela Embraer voam hoje em cinco continentes, operados por mais de 30 empresas aéreas. Eles já superaram a impressionante marca de 13 milhões de ciclos e 15 milhões de horas voadas. Os E-Jets, com capacidade de 70 a 130 assentos, têm uma função estratégica nas empresas de aviação, auxiliando-as a manter seu posicionamento competitivo.

Aviação Executiva

O lançamento do jato Legacy 600 em 2000 marcou a entrada da Embraer no mercado de aviação executiva. A experiência da Embraer em projetar aviões para alta utilização acrescenta aos jatos executivos características únicas no mercado, proporcionando aos clientes tranqüilidade e alta disponibilidade das aeronaves, com manutenção simplificada. Os jatos executivos Phenom 100E, Phenom 300, Legacy 450, Legacy 500, Legacy 600 e Legacy 650, bem como o Lineage 1000E, estão posicionados no topo de suas categorias, oferecendo espaço e conforto superiores, desempenho excelente e baixo custo operacional. A satisfação das necessidades dos clientes é o maior direcionamento tomado nos projetos de desenvolvimento dos jatos executivos da Embraer.

Defesa & Segurança

Com presença crescente no mercado global, a Embraer Defesa & Segurança cumpre papel estratégico no sistema de defesa do Brasil. Os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em 48 países, servindo a mais de 50 forças armadas. Uma linha de produtos de defesa baseados nas plataformas comerciais e executivas: o 145 AEW&C, para Alerta Aéreo Antecipado, o 145 MULTI INTEL, para sensoreamento remoto e o 145 MP, para patrulhamento marítimo e guerra anti-submarino, apresentam excelente potencial de vendas no concorrido mercado de defesa internacional. A empresa oferece também soluções para treinamento e ataque leve com o A-29 Super Tucano, sucesso comprovado em todas as aplicações empregadas. Já foram produzidas e entregues mais de 100 aeronaves para a FAB e outras tantas para Forças Aéreas de todo o mundo. Além desses, a Embraer está projetando uma das aeronaves mais modernas e completas de sua categoria: o KC-390.

Aviação Agrícola

O avião Agrícola Ipanema a etanol é líder de mercado, com mais de 50 anos de produção contínua e mais de 1.300 unidades comercializadas, representando cerca de 75% da frota nacional nesse segmento.

2.2 Modelos de Aviões

[pic 1]

[pic 2]

3 CONTABILIDADE

A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das empresas e pessoas, é um sistema de informação financeiro que tem como usuários pessoas físicas e jurídicas, sendo esses empresários, investidores, colaboradores, administradores, bancos, governo, entre outros.

Sua finalidade é registrar todos os eventos contábeis ocorridos na instituição e controlar o patrimônio da empresa. Através dos demonstrativos, as análises financeiras são realizadas com o intuito de ajudar na tomada de decisões das empresas.

Segundo Sá (2002, p.21) “Antes que o homem soubesse escrever e antes que soubesse calcular, criou ele a mais primitiva forma de inscrição, que foi a artística, da qual se valeu para, também, evidenciar seus feitos e o que havia conseguido para seu uso”.

Desde então, a contabilidade nunca mais deixou de ser utilizada e foi evoluindo com o passar dos anos. Passando a ser lançada em livros após o início da escrita, até a contabilidade dos dias atuais, obrigatória, com legislação, e servindo como ferramenta de grande importância às empresas e seus negócios.

A contabilidade tem como finalidade controlar e informar a situação patrimonial e financeira da empresa, suas variações e seus resultados. Ela deverá também demonstrar a situação econômica da empresa no presente, comparando com o passado e apresentar as tendências para o futuro.

Nesse contexto que entra a análise de balanços, pois “[...] preenche a lacuna deixada pelas Demonstrações Contábeis, permitindo que o usuário da informação contábil conheça o patrimônio das entidades sob dois aspectos, o econômico e financeiro [...]” (VASCONCELOS, 2005, p.10)

3.1 Patrimônio

O patrimônio é composto por bens, direito e obrigações da empresa “[...] avaliáveis em moeda e vinculados à entidade pela propriedade, posse ou controle, dos quais a mesma possa dispor no desenvolvimento do negócio.” (SANTOS et al, 2003, p.65).

A contabilidade tem como seu maior foco o estudo e a demonstração do patrimônio das empresas, tendo por objetivo ser um sistema de informações. O Patrimônio é demonstrado através do Balanço Patrimonial.

Bens: é algo que tenha valor monetário, que satisfaz a necessidade da empresa e que formam o patrimônio, podendo ser tangíveis ou intangíveis. Bens intangíveis são bens que não podem ser tocados, porém tem valor, exemplo: marcas e patentes. Bem tangíveis ou materiais são bens que podem ser tocados, e como todo bem possui valor, exemplo: imóveis e carros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (842.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com