TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - Estudo de Caso

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho procurou estabelecer uma abordagem prática sobre esta análise e identificação da empresa no mercado que atua, onde as atividades possam ser enquadradas nos objetivos. Estes aspectos foram devidamente analisados, buscando estabelecer relações entre teoria e prática. A área de atuação definida para este estudo é uma empresa de venda de pneus e demais serviços destinados ao bom funcionamento do veículo automotor, oferecendo serviços de venda e troca de pneus, alinhamento, balanceamento e montagem, além de serviços na área de mecânica.

Sabe-se que no mercado globalizado e cada vez mais competitivo, as empresas precisam reconhecer o valor da comunicação organizacional como instrumento estratégico para a promoção das relações interpessoais, para evitar perdas econômicas e manter a empresa oferecendo serviços e produtos de qualidade, a fim de satisfazer as necessidades dos clientes.

SUMÁRIO EXECUTIVO

4.0 Descrição da empresa.

A Japurá Pneus foi constituída com sua Matriz localizada no bairro da Cachoeirinha, Manaus, no ano de 1973.

É uma empresa familiar e tem como responsável o Presidente na pessoa do Sr. Marcus Martins.

Sua expansão se iniciou na capital amazonense, com a inauguração da 1ª filial localizada na Avenida Djalma Batista no ano de 1996. Nesta loja encontra-se o escritório central funcionando o setor administrativo.

O crescimento trouxe novas filiais. Filial Boa Vista e Filial Truck Center, no ano de 1998. Neste momento, a empresa começou a atender os pneus de carga.

No ano de 2002 expandiu para o estado de Rondônia com a filial na capital Porto Velho.

No ano de 2005, iniciou-se o trabalho no município de Vilhena estado de Rondônia, região promissora para expansão do negócio.

No ano de 2005 a empresa inaugurou uma loja no segmento de mecânica, prestando serviços na área de suspensão, mecânica de motor, injeção eletrônica entre outros que abrangem esse segmento. Seu parceiro nesse negócio é a empresa Bosch, empresa renomada no segmento de peças.

No ano de 2007 foi inaugurada uma nova loja em Manaus, filial Alvorada, localizada no bairro de Alvorada.

Em janeiro de 2008 acompanhando o constante crescimento no estado de Rondônia, foi inaugurada uma nova loja – Filial de Ji-Paraná.

Em setembro de 2009, foi inaugurada mais uma loja em Manaus, Filial Aleixo.

No ano de 2011 foi inaugurada a Filial Compensa com a oferta de um serviço Express.

Atualmente, as filiais de Vilhena, Ji-Paraná e Aleixo não mais se encontram em funcionamento.

4.1 Razão Social

• Razão Social: Japurá Pneus Ltda.

• Nome fantasia: Japurá Pneus

• CNPJ: 04.214.987/0003-60

• Telefone: (92) 36421313

4.2 Impostos

A forma de Tributação da Japurá Pneus é Lucro Real. Lucro real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pelo Regulamento (Decreto Lei 1.598/77, art. 6).

A determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro líquido de cada período de apuração com observância das disposições das leis comerciais (Lei 8.981/95, art. 37, § 1º).

O lucro líquido do exercício referido no conceito acima é a soma algébrica do lucro operacional, dos resultados não operacionais e das participações, e deverá ser determinado com observância dos preceitos da lei comercial.

Portanto, o lucro líquido é aquele definido no art. 191, da Lei 6.404/76, porém, sem as deduções do art. 189 (prejuízos contábeis acumulados e provisão para o imposto sobre a renda).

.

ISS – imposto sobre serviços;

FGTS – Fundo de Garantia de Tempo e Serviço;

INSS – Contribuição para seguridade social (patronal)

COFINS, ICMS, IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, etc.

4.3- Estrutura Organizacional.

A Estrutura Organizacional constitui o elo entre as orientações estratégicas da organização e a sua forma de atuação no mercado e pode ser definida como a forma como a autoridade é atribuída através das relações de dependência hierárquica e de cooperação, a forma como as atividades são especificadas e distribuídas e ainda a forma como são estabelecidos os sistemas de comunicação no interior das organizações. Pode ser dividida em macroestrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e microestrutura (relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão).

Para uma melhor interpretação da estrutura da organização é normalmente elaborada a sua representação gráfica, o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícitas neste conceito de organograma estão a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.

Fonte: Japurá Pneus.

4.4 Estrutura legal

A empresa será por cota de responsabilidade limitada com capital social, subscrito e integrado pelos sócios neste ato em moeda corrente no Pais. O capital distribuído nas seguintes formas:

1º sócio – SUZANA MARTINS

2º sócio – MARCUS MARTINS

Os sócios farão jus a retiradas mensais de pro- labore, estando os valores sujeitos a disponibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com