TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - LOJA DE DEPARTAMENTO - WALMART

Por:   •  3/10/2019  •  Monografia  •  4.647 Palavras (19 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

PIM III

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

LOJA DE DEPARTAMENTO -  WALMART

CIDADE

2019

PIM III

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

LOJAS DE DEPARTAMENTO -  WALMART

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III Curso Superior de Tecnologia Gestão Ambiental, da Universidade Paulista – UNIP

Monitora:

CIDADE

2019

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira as tradicionais ferramentas de Análise das Demonstrações Contábeis podem auxiliar os usuários internos e externos no processo de tomada de decisão. Para atender o objetivo do trabalho fez-se necessário uma pesquisa exploratória e qualitativa, com a aplicação de um estudo de caso realizado a partir dos Balanços Patrimoniais e das Demonstrações do Resultado do Exercício da Lojas Walmart, tradicional empresa de comércio varejista.

1 INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

        As demonstrações contábeis são os principais objetos de trabalho da contabilidade, disponibilizados em forma de relatórios, que visam gerar tanto as informações econômicas, que diz respeito aos patrimônios e bens quantos financeiras ligadas ao valor em dinheiro disponível. Através das demonstrações contábeis levantadas por uma empresa pode ser extraída informações a respeito de sua posição econômica e financeira. Os relatórios contábeis são elaborados através dos acontecimentos ocorridos na empresa em um espaço de tempo, como entradas e saídas de dinheiro, compra e venda de mercadorias, aumento de capital, ou seja, de acordo com o ciclo operacional da empresa. Afirma-se que o demonstrativo contábil é a exposição resumida e ordenada dos principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período como os demonstrativos contábeis não são utilizados apenas por usuários internos como empregados, credores por empréstimos, fornecedores e o público são definidos como usuários externos.

        Entretanto, a elaboração das demonstrações contábeis não ocorre somente devido à necessidade dos usuários internos e externos de conhecer o patrimônio da empresa. A Lei 6.404 /78, determina em seu artigo 178 a elaboração e publicação dos principais demonstrativos para sociedade anônimas de capital aberto e para sociedades anônimas de capital fechado e para sociedade anônimas de capital fechado com ativo total acima de R $ 240.000. O Balanço Patrimonial (BP) é o demonstrativo contábil que apresenta, no fim do exercício, a formação financeira e patrimonial da empresa em valores monetários. Define-se o balanço patrimonial como uma apresentação estática sintética e ordenada do saldo monetário de todos os valores integrantes do patrimônio de uma empresa em determinada data. A demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DPLA) visa demonstrar os elementos que contribuíram para o aumento ou diminuição da conta lucros ou prejuízos acumulados.

        A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) demonstra o resultado, seja, positivo ou negativo, obtido pela empresa, mediante apuração de despesas e receitas ocorridas no exercício, resultando no lucro ou prejuízo do período. A demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) se caracteriza pela apresentação de transações realizadas em um período, ou seja, as entradas e saídas de recursos da empresa que modificaram, para mais ou para menos, o saldo da conta caixa. A demonstração do Fluxo de Caixa indica, no mínimo, as alterações ocorridas no saldo de caixa, segregadas em fluxos das operações, dos financiamentos e dos investimentos.

        A demonstração do valor adicionado evidenciará os componentes geradores do valor adicionado a sua distribuição entre empregados, financiadores, acionistas, governos e outros, bem como a parcela retida para o reinvestimento. Além das demonstrações contábeis descritas, a Lei 6.404 /76 determina, em seu terceiro, a formulação das notas explicativas como um relatório complementar ás demonstrações contábeis. Balanço Patrimonial tem como objetivo principal demonstrar a posição financeira e patrimonial da empresa geralmente ao fim do ano, de acordo com o exercício social da empresa sendo demonstrado numericamente os bens, direitos, obrigações e participações de acionistas ou cotistas. O balanço patrimonial mostra - se uma demonstração de suma importância, pois é um elemento fundamental para o conhecimento da posição de uma empresa (ASSAF NETO, 2010). No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e análise da situação financeira.

        O ativo é dividido em dois subgrupos: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante. O Ativo Circulante é grupo formado pelas contas eu representam os bens e direitos e tudo que poderá ser transformado em itens monetários no curto prazo, ou seja, até o final do exercício seguinte. O ativo não circulante é representado pelos bens e direitos que serão ou poderão ser realizados (conversão em dinheiro) a longo prazo, ou seja, após o final do exercício seguinte.

        Diante disso, o Passivo é dividido em: Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido. O passivo circulante é o grupo formado pelas contas que representam as dívidas pagas para pagamento (realização) até o fim do exercício seguinte, por exemplo: obrigações com fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações tributárias, obrigações trabalhistas e previdenciárias, entre outras (RIBEIRO, 2013). O Passivo Não Circulante é distribuído pelas obrigações acima citadas, porém, com a realização após o fim do exercício seguinte. O patrimônio Líquido representa a parte da empresa que pertence a seus sócios e proprietários, bem como o investimento dos mesmos na empresa. A lei 6.404 /76, atualizada pela Lei 11.941 /07, em seu artigo 178, § 2º, III, divide o Patrimônio Líquido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com