TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I_MKT

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

CARLOS JOSÉ ROSALEN

RA 1317196

PIM l

SÃO PAULO

2015

CARLOS JOSÉ ROSALEN

RA 1317196

PIM I

RESUMO
Este projeto apresenta a análise de uma empresa moderna,que atua na área de informática e serviços de assistência técnica,é uma empresa fictícia de nome HTKL Informática e Assistência Técnica,porém foram consultados funcionários e dono de empresa situados em outras localidades,sendo estas as empresas :SKILL INFORMATICA e TI 5 situadas em Brazlândia-DF,tanto uma quanto a outra são especializadas em manutenção de computadores,no entanto a SKILL INFORMATICA oferece vários tipos deserviços,um dos seus principais interesses é a venda de computadores e acessórios,mas também oferecem cursos de manutenção de microcomputadores e informática à aqueles que tiverem interesse em aperfeiçoarem e quem sabe especializarem no assunto .A pesquisa foi realizada com funcionários das empresas atuantes no mercado, através de entrevistas,junto ao seus superiores e também foram feitas consultas realizadas em livros e internet.
A empresa HTKL Informática e Assistência Técnica ,é fictícia ,porém todo levantamento feito é de cunho verdadeiro.Os locais de pesquisas atuam no mercado a pelo menos 10 anos,mas com uma quantidade de funcionários abaixo do necessário,são 5 para a SKILL Informática e apenas 2 para a TI 5,contudo não deixam de ter credibilidade pela eficiência e eficácia.Toda a pesquisa foi fundamentada em relação aos critérios da administração,recursos de suprimentos e na área de informatização,analisados através de entrevistas ,opiniões e consultas bibliográficas.
Foi constatado na empresa,HTKL,falta de administração por conta do gerente,pois não dá importância aos questionamentos e sugestões vindas de seus subordinados,isso no entanto ,acaba interferindo no desenvolvimento da empresa e até mesmo dos funcionários.
Quanto aos recursos de suprimentos deve haver um bom gerenciador para que não haja a falta de produtos e matérias-primas,com isso não haverá entregas atrasadas e clientes insatisfeitos,pois a loja precisa ter semprematerial disponível,caso não tenha,terá grandes frustrações no futuro.





SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
1.1 - Objetivo Geral 5
1.2 - Objetivos Específicos 5
2. A EMPRESA HTKL – Informática e Assistência Técnica 7
3. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 8
3.1 – Análises da Gestão Administrativa 8
3.2 – Sugestão de melhoria 9
4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 10
4.1 - Análises da estruturação 10
4.2 - Organograma 10
4.3 - Sugestões de Melhoria na loja 12
5. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 13
5.1 - Análise tecnológica 13
5.2 – Influências da informática na loja 13
5.3 - Sugestões de melhoria na loja 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO
A empresa escolhida para este projeto é fictícia, tendo sido criada pelos autores através de pesquisas em empresas reais e entrevistas com seus funcionários e proprietário.
Foi feito levantamento de como seria sua situação em questão administrativa, constituição dos materiais e suprimentos e na área tecnológica com meios que facilita o desenvolvimento empresarial junto ao cliente.
1.1 - Objetivo Geral
Na empresa HTKL – Informática e Assistência Técnica foi avaliado a parte administrativa juntamente no setor de materiais e suprimentos tendo como referência as disciplinas de fundamentos da Administração, Materiais e Suprimentos e Técnicas de Informática, sendo a estrutura da loja no geral um fator de forte influencia no desempenho da equipe, pois a falta de uma boa estrutura como a disponibilidade derecursos(equipamentos,tecnologia,infra- estrutura,suporte e treinamento)para permitir o pleno desenvolvimento das atividades com vista a buscar atender aos objetivos almejados.
Seguem um organograma onde há administrador geral,administrador de vendas, vendedores,caixa e técnico Conforme relatório feito na HTKL – Informática e Assistência Técnica foram analisadas as áreas de atuação com base nos fundamentos da administração e suas teorias.
1.2 - Objetivos Específicos
No ambiente organizacional da empresa que atuam tem suas funções definidas.
A loja dispôs de todos os recursos necessários na criação da estrutura onde está estabelecida nas partes de recursos humanos, financeiro, patrimonial, tecnológico e material.
A internet é um dos meios que encontrou para prestar informações aos clientes, fazer aquisição de materiais e receber informativos sobre feiras ,eventos sobre o que se tem de mais atual no mercado tecnológico.
Os dados informados foram baseados em entrevista aos funcionários e chefe de uma empresa real, visualização em lojas de informática, livros, apostilas das disciplinas Fundamentos da Administração, Materiais e Suprimentos e Técnicas de Informática.



















2. A EMPRESA HTKL – Informática e Assistência Técnica
A empresa HTKL – Informática e Assistência Técnica é uma micro-empresa de informática de pequeno porte, localizada em Brasília-DF com a quantidade de 07(sete) funcionários contratados.


Os produtos quesão expostos na loja para venda são destinados ao ramo tecnológico adquirido através de representantes\distribuidoras e compra por sites já definidos e devidamente cadastrados.
O cliente em visita a loja efetuando sua primeira compra é feito um cadastro para compras futuras e caso o cliente necessite de algo é informado um email para que o mesmo possa fazer solicitação e receber o produto em local por este determinado.
No ramo da competitividade a loja está a concorrer com Lan House que também prestam serviços de Assistências técnicas, lojas que vendem os mesmos tipos de produtos, os sites mesmo alguns não sendo tão seguros, entre outros concorrentes.
A intenção do administrador é expandir a loja em questão de abrir filiais e principalmente aumentar e diversificar os produtos oferecidos, criar um site onde possa facilitar mais ainda o atendimento ao público além de poder facilitar e proporcionar aos funcionários bons treinamentos, cursos e especializações.

3. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Governar organizações total e parcialmente, processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação de recursos é um dos conceitos da administração em empresas de qualquer porte.
Conforme Frederick Taylor (1856-1915), “... a produtividade mais elevada resulta da minimização do esforço muscular... a produtividade resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.”
De acordo com Henry Fayol (1841-1925): “... Algumas de suas idéias estão ligadas a umanoção de uma empresa hierárquica em que o dirigente é a principal fonte de energia para as operações.”

3.1 – Análises da Gestão Administrativa
A empresa toma decisões através dos gerentes de cada setor onde dependendo da decisão a ser tomada ocorrem reuniões entre o gerente geral e os setoriais para definir certos padrões de execução.
Devido às funções de cada funcionário atribui delegações a cada um.
A contratação do futuro funcionários são feitas mediante uma entrevista com o candidato a vaga e de acordo com o seu conhecimento é feito um teste para verificar seu desempenho e afinidade referente ao que está sendo solicitado.Não é feito nenhum tipo de treinamento pois conforme foi mencionado pela loja diante da procura é especificado o tipo de profissional que almejam contratar.
A empresa é conhecida através de cartões de visita entregue a clientes devido já possuir uma clientela ampla,propaganda frontal a loja, carro de som, mas não ocorre sempre.
Os gerentes tomam decisões mediante aprovação do administrador geral. Os vendedores e técnico dão idéias, mas não são todas acatadas, pois são avaliadas ser condizem com os objetivos da empresa.
Os funcionários são avaliados de forma visual pelos gerentes referente a forma de recepcionar os clientes, conhecimentos dos produtos vendidos na loja,organização,pois cada um atua no seu setor não havendo sobrecarga de função, devido isto, facilita para caso necessite futuramente de uma promoção a um cargo superior.3.2 – Sugestão de melhoria
A HTKL Informática e Assistência de Técnica não promove treinamentos a seus funcionários ou os incentiva a fazer de alguma forma. Por exemplo, concedendo alguma gratificação Fazer curso da área de vendas, atendimento ao cliente, aprimoramento na parte eletrônica, entre outros. O administrador geral diz que o custo de ministrar um curso na loja para os funcionários traz prejuízo a loja deixando de pensar que é uma despesa que poderá trazer um lucro superior posteriormente.
Os funcionários de ambos os setores são orientandos a não realizar atribuições na qual não foram contratados. Há uma hierarquia a ser cumprida dentro da loja.















4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
4.1 - Análises da estruturação
A Administração de Recursos de Materiais engloba a seqüência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e finalmente em sua distribuição ao consumidor final.
O administrador de materiais é o profissional a quem cabe o gerenciamento o controle e a direção da empresa na área de materiais, buscando o melhor resultado em termos de lucratividade e produtividade. Exerce o POCCC (Planejamento, Organização, Controle, Coordenação e Comando) dentro da área de recursos de materiais e patrimoniais.
De acordo com David Simchi-Levi (2003),”... o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para que uma empresa supra as necessidades dos clientes e ofereça a estes um valor agregado...”
Conforme Paulo Sérgio Gonçalves "... suprimentos consiste em fornecedores, centros de produção de bens, almoxarifados, centros de distribuição e comércio varejista, ...”

4.2 - Organograma
RECURSOS EMPRESARIAIS DA HTKL – Informática e Assistência Técnica


Capital: O valor no investimento inicial foi de R$ 70.000,00. O capital de giro mensal na loja é de R$10.000,00
Recursos Patrimoniais: móveis, impressoras, bancada de mármore e ardósia, gôndolas, sistema de ar condicionado, sistema telefonia com banda larga, fax,gôndolas, balcões para exposição,prateleiras para depósito,gaveteiro, para guardar o dinheiro, cheques e tickets de cartões de crédito e débito,.mesas, cadeiras,armários,veículo utilitário de pequeno porte,ferramentas de reparo(multímetro,osciloscópios,etc.)
Recursos Materiais: Placa-mãe, processadores, gabinetes, coolers, discos rígidos (HD), gravadoras de DVD/CD, cabos, monitores, memórias, teclados, mouses, capas de proteção, caixas de som, fontes de alimentação, cabeamento, plug’s, impressoras, câmeras, pen-drives, fones de ouvido, computadores completos, notebooks, gabinetes, software diversos, impressoras, embalagens, uniformes, material de escritório,
Assistência técnica - mouse cabos, fontes para teste, pasta térmica,,ferro de solda,estanho,filtros de linha,máquina para usarcomo serviço de dados e backup,estação de solda,estufa de temperatura,forno, presta assistência técnicas na instalação de software, hardware, formatações e configurações para clientes e nos computadores da própria loja
Recursos Humanos: 07 funcionários sendo 01 gerente de vendas,03 vendedores,01 caixa,01 gerente técnico e 01 técnico de Informática.
Recursos Tecnológicos: compra de peças e produtos através de distribuidoras via sites.
A loja dispõe de um espaço de 90 metros, alugada. Dividido em quatro ambientes sendo eles a parte de vendas, escritório, estoque e a parte de assistência técnica tendo ainda 01 banheiro. O proprietário escolheu este local devido a acessibilidade dos clientes conquistado neste período.
A loja possui uma ordem de serviço quando é solicitada a manutenção sendo realizada a identificação das peças com assinatura do cliente para haver confiabilidade do cliente e não adulteração nas peças.
Compra de produtos através de contato com distribuidoras por sites e representantes que visitam a loja.
A loja não escolhe muito bem os parceiros de compra ocasionando alguns atrasos nas entregas, pois sabemos o quanto é importante a preferência aos que honram os compromissos, cumprindo prazos, atendendo aos pedidos materiais e facilitando pagamento.
Algo interessante foi verificado foi á aquisição de materiais originais, devido as falsificações que são muitas para garantir a confiabilidade e padronização dos produtos montados e a confiança mantidados clientes finais.
De dois em dois meses a empresa promove promoções para itens que não tem saída no estoque. Na assistência técnica dependendo do produto ou suprimento adquirido o cliente ganha formatação em dia pré-determinado.
Quando é identificada a necessidade de reposição devido o nível de estoque vendedor comunica ao gerente de vendas como também o gerente técnico que informa a necessidade de compra de alguma peça para prestar assistência para que os superiores tomem as devidas providências de compra
O estoque é reduzido e diversificado. Uma pequena quantidade de suprimentos mais consumidos está sempre presente através da definição do público alvo por isso está atualizando com as novidades e não fazem estoque grande.
Os estoques das peças são feitas de acordo com o valor pago onde os de maior valor são trancados e os outros expostos em prateleiras de fácil acesso mas não há nenhum controle de saída. Todos têm acesso ao estoque.
O Inventário é periódico, pois ocorre em período fixo em que o vendedor verifica nas prateleiras a falta do mesmo.
Inventário: ”(...) sem levantar estoques, não se podem apurar lucros.”
4.3 - Sugestões de Melhoria na loja
A empresa necessita de um controle de estoque tanto para facilitar nas compras para com isto ter noção do lucro e saber dos custos realizados na aquisição dos mesmos, ou seja, ter um controle de estoque organizado como a parte de gestão administrativa.
5. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
5.1 - Análise tecnológicaAtualmente nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da informática, é através dela, que tudo é resolvido. O mundo está informatizado, A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação, ambos impensáveis sem a evolução dos computadores. O fruto maior da informática em nossa sociedade é o de manter as pessoas devidamente informadas, através de uma melhor comunicação, possibilitando assim, que elas decidam pelos seus rumos e os de nossa civilização. Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças, em transformações, inovações em uma empresa sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.
Contudo, não se pode afirmar que as máquinas substituirão os profissionais de administração. Sua principal função é facilitar o controle e agilizar a guarda e a obtenção de informações na empresa. A parte inteligente e criativa fica por conta das pessoas, pois de nada adianta ter máquinas modernas e não ter bons profissionais. A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Com a grande concorrência, as empresas devem sempre estar atentas as mudanças e investir na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade.
De acordo com Beraldi e Escrivão Filho (2000), “... sistema deinformatização [...]. possibilita que as pequenas empresas ganhem eficiência e eficácia, tornando a empresa mais competitiva e obtendo melhores resultados com relação a lucros.”
Conforme Ademar Santos (1998),”...A Internet é uma forma fácil e barata de fazer com que computadores distantes possam comunicar-se, por meio de uma identificação única, denominado endereço.

5.2 – Influências da informática na loja
Todos os funcionários possuem email e acesso aos computadores da loja. Aquisições de materiais são feitos também pela internet.
A parte administrativa da loja utiliza ferramentas do Microsoft Office para elaborar documento diversos como declarações, documentos para bancos, planilhas para controle de pedidos as distribuidoras e representantes, controle de funcionários, cadastro de clientes da loja, etc.
Os funcionários não receberam nenhum tipo de treinamento quando entraram na loja, pois já possuíam conhecimento de informática conforme solicitação no currículo e o que aprenderam até o momento na loja é diante do interesse de cada um.
5.3 - Sugestões de melhoria na loja
A empresa não presta nenhum tipo de treinamento aos funcionários da área de vendas e assistência técnica. De certa forma constata-se que diante do serviço estão acomodados naquela situação devido não ter nenhum tipo de incentivo da parte gerencial mesmo porque, tanto o gerente geral como o gerente de vendas quando possível recebem auxílio de feiras e informações relacionadas a esta área massão repassadas verbalmente como forma de conhecimento para vendas do produto mas nada para conhecimento futuro.
Possuem duas assinaturas das revistas PC e Cia e Info on line para conhecimento de todos da loja.



CONCLUSÃO
Os objetivos avaliados foram prescritos conforme solicitado e verificado que tanto o positivo como também onde poderá haver melhora nos determinadas áreas.
Foi feito um relatório de pesquisa na loja HTKL – Informática e Assistência Técnica, loja esta, fictícia, nas áreas de gestão administrativa, materiais e suprimentos e técnicas de informática onde diante destas pesquisas foram verificadas as informações neste mencionado
Na área de administração geral, verificou-se que a empresa HTKL Informática tem uma estrutura organizacional muito boa, isto é, ela segue da melhor forma possível o nível hierárquico facilitando com isto a tomada de decisões, os funcionários executam suas funções conforme foi contratado sendo constatada a falta de treinamentos para melhor qualificação e aprimoramento aos funcionários do setor de vendas e técnica recebendo este treinamento quando possível somente o gerente de vendas.
Na área de materiais e suprimentos a loja possui uma estrutura bem distribuída, mas falta um controle de estoque bem elaborado principalmente por se tratar de uma empresa voltada para parte de informática.
Na área de informática mesmo se tratando de uma empresa que fornece serviços e produtos tecnológicos além de não ter um sistema decontrole de estoque adequado deveria usar dos seus conhecimentos para ter um site exclusivo da loja para prestar um melhor serviço aos seus clientes um sistema de controle administrativo utilizando da evolução tecnológica pois no topo da pirâmide o administrador geral tem conhecimento suficiente para colocar em prática só precisa ousar.
Concluímos que a loja tem buscado adequar-se a esta nova realidade, visando mais informações para determinar o sucesso no empreendimento empresarial e a satisfação dos seus funcionários. Sendo abordado á empresa uma correta administração, adequada formação e manutenção de estoque, atendimento e serviço cativante, bons profissionais que cuidam da montagem e manutenção dos computadores são exigências que fazem parte de uma boa estratégia de vendas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARTINS, Petrônio G. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3ª Edição. São Paulo
Maximiniano, Antônio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração. 2ª Edição. São Paulo, 2009.
SILVA, Reinaldo Oliveira da.Teorias da Administração.1ª Edição.São Paulo.2001
GONÇALVES, Paulo Sérgio. Administração de Materiais. 3ª Edição. Rio de Janeiro. 2010.
SANTOS, Aldemar de Araújo. Informática na Empresa. 2ª Edição. São Paulo. 1998.
Fontes:
www.sebrae.com.br
www.oficinadanet.com.br/artigo/1570/aimportancia_da_informatica_na_empresa_nos_tempos_de_hoje
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_de_logistica/Cadeia_de_valor_e_cadeia_de_suprimentos.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com