TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIPA UNIP

Exames: PIPA UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Através deste estudo, serão apresentadas de forma sucinta quais são as teorias praticadas por uma empresa do ramo de importação. No intuito de propor uma aplicabilidade dos temas aqui abordados, buscando sanar toda a deficiência e expectativa do empreendedor.

Este estudo visa apresentar a estrutura organizacional de uma empresa de médio porte, que importa e distribui alimentos para todo o território nacional.

A análise da empresa foi baseada em estudos e visita, onde se identificou as praticas usada na organização, levando os resultados práticos que poderão servir como instrumentos para definir objetivos, planos e metas.

A ideia é analisar a estrutura organizacional, com base nas teorias visando à sugestão de melhoria, sabendo que o trabalho teórico é fundamental em busca de uma análise qualitativa.

Para a consolidação deste estudo, foram tomadas por base duas etapas: a primeira, exploratória, que tomou como princípio científico o Histórico Teórico, usado como referencial para a construção do modelo de análise; e a segunda, de cunho conclusivo, análises em campo sobre os principais formatos organizacionais do ramo de importação.

1- Fundamentação Teórica

Estrutura Organizacional determina relações de subordinação, entre as quais o número de níveis hierárquicos e a amplitude de controle, entre gerentes e supervisores. Identifica os grupos de indivíduos, formando os departamentos.

Em uma organização não conseguimos identificar sua estrutura, como identificamos suas ferramentas de fabricação, escritórios ou produtos.

Embora possamos ver os funcionários se dedicando as suas obrigações, executando tarefas diferentes e trabalhando em locais diferentes, o único modo de ver a estrutura subjacente a toda essa atividade é pelo organograma.

Segundo (Richard L.Daft) ele representa o conjunto inteiro de atividades e processos pertencentes a uma organização.

ESTRUTUTAS TRADICIONAIS

A escola tradicionalista tem uma abordagem de conceito verticalizado que caminha hierarquicamente da direção para a execução das tarefas. As estruturas tradicionais

“são as formas clássicas desenvolvidas em ambiente estáveis caracterizadas por rigidez e padronização, ou seja, apresentam visão estática e mecânica da organização” (Olivares 1999). Segundo Vasconcellos & Hemsley (1986) “é resultante da utilização das formas convencionais e departamentalização”.

Surge então o alinhamento entre Estruturas Tradicionais e os chamados Sistemas Mecânicos – típicos das estruturas tradicionais.

Tem como característica a centralização nas tomadas de decisões.

ESTRUTURA FUNCIONAL

As estruturas tradicionais representam um conjunto de configurações que correspondem a uma evolução natural das organizações. Um tipo em destaque é a estrutura funcional.

É com a Estrutura Funcional que todo conhecimento e habilidades humanas, com relação a atitudes específicas são consolidadas, proporcionando uma profundidade de conhecimento valiosa para a organização. Essa estrutura é mais eficaz quando a especialização é decisiva para alcançar metas organizacionais, quando a organização precisa ser controlada e coordenada por meio da hierarquia vertical e quando eficiência é importante. (Richard L.Daft).

ESTRUTURA EM REDE DINÂMICA

Com uma estrutura Organizacional em redes, uma empresa subcontrata empresas separadas para desempenharem a maioria de suas funções principais e coordena essas atividades de um pequeno escritório da organização. A rede também pode ser considerada como um tipo de estrutura horizontal, mas representa uma abordagem totalmente diferente da estruturação de uma organização. A rede pode ser vista como um eixo central circulando por uma rede de especialistas externos. Em lugar de sediados sob um único teto, ou localizados em uma única organização, serviços como contabilidade, projetos, fabricação e distribuição são terceirizados para organizações distintas conectadas ao eixo central.

2 ESTUDO DE CASO

2.1-Perfil da Organização

A empresa começou com os irmãos Marcos e Marcelo, que já trabalhavam como representantes comerciais. Ao longo dos anos adquiriram experiências, e então surgiu a idéia de montar seu próprio negócio. Entraram em sociedade e criaram a empresa Mar & Mar.

Em junho de 2003 iniciaram suas atividades como empresa privada, especializando se na importação e distribuição de frutas secas para todo Brasil. Atende um segmento amplo e diversificado, que vai do pequeno comércio até o grande varejista, com vários produtos.

A Mar & Mar está a nove anos no mercado, é uma empresa de médio porte. Dividida nos seguintes departamentos: Diretoria, Administrativo, Comercial, Financeiro, Compras, Produção, Faturamento, Contabilidade, Cobrança, Marketing, Logística e Controle de Qualidade. Possui uma equipe de oitenta e quatro colaboradores e sua sede esta localizada na Rua Taquari, 995–Mooca-são Paulo-SP.

2.1.2-Produtos e clientes

A empresa Mar & Mar oferece produtos da mais alta qualidade, sendo os principais produtos da marca Fruttmar e Difratelli.

Dentre os principais produtos comercializados, podemos destacar as frutas secas: ameixas, amêndoas, amendoim, avelã, castanhas, damascos, frutas cristalizadas, gergelim, nozes, pistache, sementes de abóbora e uvas- passas, que são importadas do Chile, Turquia, África do Sul, Índia e sendo embalados e comercializados em pacotes e potes da marca Fruttmar. Apenas o amendoim é um produto Nacional.

Os produtos em conserva como tomates, tomates pelados, polpa de tomates, azeitonas, cogumelos, alcaparras e cebolinha cristal, são vendidos em potes de vidro; as azeitonas chegam em bombonas de 140/150 kg e são fracionadas em baldes de 2 e 10 kg. Todos os produtos da marca Difratelli são importados geralmente da Itália, devido a eventuais problemas com a safra. A importação pode vir de outros Países.

Além desses produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com