TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.487 Palavras (14 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Montar ou expandir um negocio exige muito tempo e paciência, são vários itens a se analisar. Dentre eles destacam-se o espaço físico, onde montar o dispositivo da empresa, alvarás de licença, mão-de-obra especializada, concorrência entre outros.

Pensa do nisso que se justifica a elaboração de um plano de negócio, que ira estruturar todo o processo de implantação ou expansão de uma empresa.

No transcorrer deste trabalho analítico veremos que a filial Alegrete da Brasil Cacau contará com um processo seletivo para a contratação de seus funcionários, utilizando-se das ferramentas existentes para isso.

Através de uma pesquisa entre empresarial sera exposto as formas de remuneração que a filial ira adotar, estabelecendo assim suas diretrizes de pagamento.

Todavia também será salientado os métodos de marketing e suas ferramenta a serem utilizadas, sem menosprezar os meios e suportes de comunicações que devem ser analisados e implantados para que a empresa alcance suas metas.

Por fim baseando-se em dados contábeis de uma concorrente do mesmo ramo, veremos quais serão nossas perspectivas de lucro, gastos, despesas, o capital necessário a se investir entre outros pontos fundamentais que devem ser estudados com cautela e com o devido conhecimento.

2 PLANO DE NEGÓCIO

SUMÁRIO

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO NEGOCIO...............................................4

2.1.1 Descrição da organização...................................................................................4

2.1.1.1 Avaliação do mercado concorrente..................................................................5

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO NEGÓCIO

A visão e a missão da nova filial da Brasil Cacau seguem os preceitos de sua matriz, onde se presa pelo respeito e a valorização das pessoas, disseminando a felicidade e visando concretizar-se no mercado alimentício com seus produtos de alta qualidade.

A filial Alegrete terá por objetivo oferecer ao povo alegretense chocolates de qualidade e de valores mais acessíveis, fazendo frente á outra grande empresa do ramo já instalada na cidade. Oferecendo a todos sua vasta linha de produtos que fará a alegria de crianças e adultos. Ambicionando então tornar-se a maior do segmento na cidade.

Como já citado anteriormente a Brasil Cacau não será a única do ramo na cidade a uma forte concorrente de expressão nacional que com certeza irá querer sua fatia de mercado.

A cidade possui um ambiente favorável para a abertura da filial, pois, conta com excelentes salas comerciais para a instalação da empresa, mão-de-obra qualificada oriundas de cursos técnicos em comércio, contabilidade e outros oferecidos gratuitamente.

A existência de uma grande concorrente é um fator negativo, mas entanto pode servir de incentivo aos funcionários, de maneira que se sintam motivados a se doarem em pró da empresa.

2.1.1 Descrição da Organização

A empresa terá um espaço amplo cerca de 40 m2, obedecendo a suas necessidades, espaço este alugado, localizado no centro da cidade onde se concentre a maior parte da população.

Seu publico alvo são consumidores de menor poder aquisitivo, a classe “C”, crianças e jovens adultos, apreciadores de chocolate.

As nova filial estima que dentro de no máximo um ano seja a maior vendedora de chocolates da cidade, tendo em vista que se trata de uma cidade do interior, com uma população que tira seu sustento da terra, e de pequenos empreendimentos, que possui apenas duas grandes industrias de beneficiamento de graus e poucas lojas de grande porte.

A franqueada da Brasil Cacau prevé faturamento medio mensal de R$ 30.000,00 por mês, com um investimento inicial de R$ 90.000,00 com previsão de retorno em 18 a 24 meses.

Contará com 1 gerente e mais 4 funcionários responsáveis pelas vendas e conservação do ambiente, sem grupos terceirizados.

Com a finalidade de vender chocolates e seus derivados em uma grande variedade, também oferecendo variados sabores e cafés.

A filial não contará com um certificado de qualidade pois seus produtos embora de ótima qualidade são chocolates menos refinados, voltados ao consumidor de menor renda.

2.1.1.1 Avaliação do mercado concorrente

A nova filiada da Cacau Brasil possui uma forte concorrente na cidade que é a loja da Cacau Show, que possui uma imagem com destaque nacionais, no entanto mais voltada ao publico consumidor das classes mais altas.

A cidade não possui outros concorrentes com tanto potencial, entre tanto, a somatória deste outros compõem uma grande fatia do mercado. Estes concorrentes são mercados, vendas, padarias entre outras pequenas lojas do setor alimentício.

Deparando-se com tais concorrentes a filiada pretende, com uma politica de baixos preços e de alimentos de qualidade, tornar-se a maior do ramo na cidade de Alegrete. Através de campanhas publicitarias com um forte apelo ao publico da classe “C” que abrange cerca de 75% da população alegretense

A seguir veremos uma explanação gráfica, expondo nossa ambição em relação a fatia de mercado que pretendemos conquistar até o final do ano de 2013. Podemos ver que o objetivo é bem ousado, pois almejamos 41% do mercado de venda de chocolates e cafés de Alegrete, a Cacau Show teria 33% e outros 26%.

A campanha de abertura da filiada vai ter como principal foco passar as pessoas os benefícios do chocolate a saúde. A revista British Medical Journal pela Universidade de Cambrigt, afirma que o chocolate é um alimento amigo do coração, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, apresentando grandes quantidades de flavonóides em sua composição.

Outro objetivo é levar a conhecimento do consumidor que o Brasil possui forte destaque no cenário mundial dos chocolates. Segundo a ABICAB (Associação Brasileira das Indústrias de Cacau, Chocolate, Amendoim e Balas e derivados), o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolate do mundo, sendo também um grande produtor de Cacau.

Com estes argumentos visamos atrair cada vez mais adeptos e simpatizantes do consumo de chocolates e derivados.

3 RECRUTAMENTO DE COLABORADORES

As organizações necessitam de capital humano para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com