TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Trabalho Escolar: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  1.782 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

www.abepro.org.br?biblioteca/ENEGEP1999_A0228.PDF

Uma dificuldade na implantação de Planejamento e Controle de Produção (PCP) em empresas de médio e pequeno porte é a preparação do ambiente para o recebimento dos softwares, compreendendo melhorias práticas e sistematização do ambiente, que é a etapa inicial. Quando se fala em PCP o foco recai geralmente sobre sistemas computacionais, sua utilização e aplicações, mas as etapas de implantação são tão importantes quanto. Essa constatação talvez responda o porquê das empresas menores terem dificuldades em adotar sistemas de apoio à decisão (nesse caso produção). É necessário à empresa seguir regras e o que acontece nas empresas menores não é isso. Um certo grau de formalização das atividades, encontrado em empresas um pouco maiores, é fundamental à implantação de rotinas e sistemas que funcionem.

O tipo de processo produtivo define a complexidade do planejamento e controle das atividades. De uma forma geral, as atividades de planejamento e controle da produção são simplificadas a medida que se reduz a variedade de produtos concorrentes por uma mesma gama de recursos. O fato do produto ser um bem ou um serviço também tem seu reflexo na complexidade do sistema de planejamento e controle da produção.

Os três primeiros passos são os passos básicos para qualquer implementação de inovação, é o início de tudo, a organização. Deve-se definir a equipe responsável, com o apoio e o envolvimento direto ou indireto de lideranças da empresa. Logo após busca-se o apoio de toda a empresa (sensibilização) pois o PCP praticamente envolve toda a organização. Em seguida parte-se para o treinamento das pessoas, afim de se obter o nivelamento do conhecimento em torno do PCP. Todas as pessoas envolvidas no processo, direta e indiretamente, devem conhecer bem o assunto, sendo importante também conhecer o ciclo de informação e as praticas vigentes na empresa. Conhecer a classificação dos sistemas de produção é importante para facilitar o entendimento de suas características e de sua relação com a complexidade das atividades exigidas para o planejamento e controle desses sistemas.

Em seguida a empresa deve aprender com suas caraterísticas, com seu tipo de produto e com seu tipo de processo, para poder escolher quais as práticas que se encaixam melhor em sua estrutura produtiva. Assim, caracteriza-se o tipo de sistema produtivo e analisa-se as condições especiais do mesmo. Nesse momento ocorre a decisão de se a empresa vai continuar o processo de mudança (melhoria) ou não.

O passo seguinte é o de levantamento de informações e analise do sistema atual. É produzido um mapeamento dos processos da empresa, que deve ser discutido entre todas as pessoas envolvidas, dessa forma os problemas presentes na empresa surgirão e serão divididos entre os ligados a implantação do PCP e os não ligados. Aqueles problemas relacionados com o PCP devem ser bem analisados. Para tal análise sugere-se um levantamento de informações, as quais podem ser agrupadas em informações sobre:

1. sistema de informações;

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com