TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um relatório descrevendo a importância do planejamento, programação e controle de produção (PPCP) para empresas

Relatório de pesquisa: Desenvolvimento de um relatório descrevendo a importância do planejamento, programação e controle de produção (PPCP) para empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera

(Pólo Santa Terezinha)

Planejamento e Controle de Produção.

Tema: elaboração de um Relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas.

Brasília – DF

19 de Novembro de 2013

Universidade Anhanguera

(Pólo Santa Terezinha)

Planejamento e Controle de Produção.

Tema: elaborar um Relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas.

Professor (a):Lidiane Lopes.

5° Semestre de Administração.

Alunos:

Etapa 1

Passo 1

As empresas precisam realizar um planejamento de forma antecipada e de controlar de forma adequada sua produção. Dessa forma, o Planejamento e Controle de Produção (PCP) tem como objetivo aumentar a eficácia e a eficiência da empresa. Além de garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis no momento certo, na quantidade e no nível de qualidade.

Os resultados alcançados com o PCP são encontrados nos altos índices de produtividade e de qualidade, na minimização dos índices de falhas e dos custos de produção.

Passo 2 – Leitura do Artigo Planejamento e controle da produção e sua importância na Administração

Lopes, Michel (2013) apresentam que o PCP é de suma importância para as empresas e que existem alguns tipos de planejamento e controle mais utilizados pelas indústrias, como: planejamento e controle da capacidade produtiva, de estoque, de cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos, planejamento e controle. Além de apresentarem a importância do planejamento nas ações bem sucedidas e das atividades gerenciais futuras, pois estas estabelecem linhas de ações a serem seguidas.

Apesar do planejamento e do controle estarem ligados eles são diferentes, ou seja, cada um possui uma função. O planejamento é uma ação mental que é formalizada através de um plano, mas este não garante que variáveis interfiram na execução de ações. O controle consiste no processo de lidar com estas variáveis através de sua abrangência chegando a verificar a avaliação dos empregados de setores específicos da empresa e da aplicação de medidas corretivas quando necessário.

Contudo, o PCP deve ser utilizado em todo o processo de produção.

Passo 3

Resumo

O Planejamento e Controle de produção é uma atividade que tem por objetivo promover a decisão sobre a melhor aplicação dos recursos de produção, porque todas as atividades realizadas em uma empresa exigem a realização de um planejamento e este é que determinará as ações a serem seguidas para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.

Verificamos que o PCP se preocupa com o gerenciamento das atividades produtivas de uma empresa. No entanto, planejamento e controle são diferentes, porque o planejamento envolve os meios e os objetivos que se espera alcançar. Para que isso ocorra o controle promove meios de se lidar com as variáveis que ocorrem nas atividades produtivas promovendo o cumprimento do planejamento.

Dessa forma, o planejamento e o controle são de suma importância para as que as empresas se tornem produtivas, além de garantir uma produção mais efetiva com menores custos.

Passo 4

Relatório

A produção de bens de consumo iniciou-se com a Revolução Industrial, através da elaboração de princípios que promovessem avanços na indústria por empresários e estudiosos. Esses avanços tecnológicos geraram a necessidade de se realizar cálculos para atender a indústria através de métodos. Dentre os métodos aplicados e estudados ocorre o surgimento da teoria MRP seguida da MRPII, a ERP dentre outros.

As indústrias sentiam a necessidade da criação de estratégias para melhorar seus processos. No entanto, essa criação necessita de um planejamento. Com o passar do tempo, as empresas adotaram a melhoria contínua do desempenho em seus indicadores de produtividade, qualidade e de flexibilidade para se manterem mais competitivas.

Para Chiavenato (2008) as indústrias começaram a adotar o Planejamento e Controle de Produção, por ser uma estratégia que engloba as decisões referente ao melhor emprego dos recursos a serem aplicados na produção.

O planejamento e controle de produção, necessita ser realizado durante todo o processo de produção e tem como objetivo,garantir que a produção ocorra de forma eficaz reduzindo custos e processos.

Geralmente as indústrias fazem uso de alguns tipos de planejamento e controle, a saber:

• Planejamento e controle da capacidade produtiva, que é uma tarefa que possibilita determinar a capacidade efetiva da produção de forma a atender a demanda, identificando a necessidade de se aumentar ou adequar a capacidade à demanda.

• O planejamento e controle de estoque é essencial para se garantir uma produção contínua e, porque para atender uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com