TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controles de produção usados ​​pelas empresas

Projeto de pesquisa: Planejamento e controles de produção usados ​​pelas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento e controle da Produção utilizado pelas empresas

Introdução

Planejar é uma atividade comum de qualquer tipo de empresa, independente de tamanho ou de ramo a que se dedique. Todas as áreas estão envolvidas com planejamento, de maneira formal ou informal. Há um sem-número de decisões que compõem o próprio planejamento ou são derivadas, como, por exemplo:

- quanto se deve fabricar de cada linha de produtos nos próximos dias, semanas ou meses;

- tipos de produtos e/ou serviços a oferecer daqui a dois, três, ou dez anos;

- evolução da tecnologia nos próximos anos;

- necessidade de investimento futuros;

- adoção de novos processos e tecnologia;

- ampliação e/ou construção de novas instalações;

- contratações futuras de pessoal e treinamento;

- necessidade de matérias-primas etc.

Além de vários tipos de planejamento, tratando com assuntos diferentes, conforme a área em que sejam gerados (Finanças, Recursos Humanos, Produções etc.), os horizontes de tempo (período coberto pelo planejamento) também são variáveis.

Há necessidade de se planejar para cinco ou dez anos no futuro, tanto quanto há necessidade de se planejar os próximos dias ou semanas, embora o grau de detalhe seja muito diferente nos dois casos. De uma forma geral, quanto maior o período coberto pelo planejamento, menor a precisão com que podemos contar, com a eliminação cada vez maior de detalhes.

Há pelo menos uma grande e importante base comum a todo planejamento, que é a previsão de demanda. É necessário saber quanto a empresa planeja vender de seus produtos ou serviços no futuro, essa expectativa é o ponto de partida, direto ou indireto, para praticamente todas as decisões.

Planejamento agregado é o processo de balanceamento da produção com a demanda, projetada para horizontes de 6 a 12 meses. O que se procura é combinar esses recursos reprodutivos, de maneira a, simultaneamente, atender a demanda e conseguir o custo mínimo. Outra forma de solucionar o problema, que pode ser usada separadamente ou combinada com alteração da produção, consiste em influenciar a demanda por meio de certas alternativas sobre as quais discorreremos mais adiante.

O planejamento agregado é um processo rudimentar e aproximado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com