TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Tese: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  Tese  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

1. Divisão do trabalho: É uma maneira de se obter uma maior produtividade para o indivíduo e a coletividade. Consiste na decomposição de um processo complexo em pequenas tarefas. Este princípio tem por objetivo, produzir mais e melhor com o menor esforço. Cada mudança de ocupação ou tarefa implica em um esforço de adaptação que tem como causa a diminuição da produção. A divisão do trabalho permite reduzir o número de objetivos sob os quais devem ser aplicados a atenção e o esforço, tendo como consequência a especialização das funções e a separação dos poderes.

2. Iniciativa: Este princípio é definido como a capacidade de sugerir soluções originais, de decidir nos imprevistos, de agir nas oportunidades e de executar planos de concepção própria. A liberdade de propor e a de executar são os elementos da iniciativa. É necessário encorajar e desenvolver bastante essa faculdade dentro dos limites impostos pelo respeito à autoridade e a disciplina.

3. Autoridade e responsabilidade: É o direito de comandar e de poder fazer-se obedecer. Distingue-se em um chefe a autoridade estatutária, inerente à função concedida por lei à autoridade da pessoa com origem na inteligência, no saber, na experiência, no valor moral, na capacidade de comando e nos serviços prestados. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade: é a obrigação de cumprir as atribuições do cargo e responder pelas conseqüências dos próprios atos e decisões. Ambas devem estar equilibradas entre si.

4. Legalidade: Significa que o administrador está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido.

5. Unidade de Direção: Um só chefe, um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.

6. Unidade de Comando: Para uma ação qualquer, um agente só deve receber ordem de um único chefe.

7. Disciplina: É essencialmente o comportamento, a obediência, a assiduidade, a atividade e os sinais exteriores de respeito. Os melhores meios de criar e manter disciplina são bons chefes em todas as escalas, convenções tão claras e equitativas quanto possível e sanções penais judiciosamente aplicadas. Com esses três elementos é possível manter-se disciplina rigorosa em todos os trabalhos.

8. Subordinação dos interesses particulares ao interesse geral: Este princípio significa que os interesses setoriais devem subordinar-se aos interesses maiores, como exemplo, o interesse de um agente executor ou diretor não deve prevalecer contra o interesse da entidade.

9. Remuneração: É o preço pelo serviço prestado. Deve ser equitativo e, tanto quanto possível, satisfazer, ao mesmo tempo, ao pessoal e à empresa. O que se procura na remuneração é assegurar: (1) um modo de retribuição adequada ao serviço prestado; (2) uma maneira de encorajar o zelo e recompensar o esforço útil; (3) uma fórmula que não conduza a excessos de retribuição.

10. Centralização e Descentralização: A centralização refere-se ao grau de concentração da autoridade na hierarquia organizacional, um fato de ordem natural. É imprescindível haver um centro para os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com