TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

 3

 SISTEMA DE ENSINO 100% ON-LINE CONECTADO

MARKETING

AMANDA DE ARAÚJO LAPA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Alfenas - MG

2014 4


AMANDA DE ARAÚJO LAPA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Produção Textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Fundamentos de administração e Marketing; Comportamento do consumidor; Economia; e Ética, política e sociedade.

Orientadores: Profs. Sebastião; Marcos Marques; Leuter; Claudiane; e Fábio Regioli.

Alfenas - MG

2014 5


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 6

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 7

2.1 Desafio 1 - Processos administrativos .............................................................. 7

2.2 Desafio 2 - Variáveis que determinam a classe social ..................................... 9

2.2.1 Fontes de informação que podem ser usadas na compra de um carro ...... 9

2.3 Desafio 3 - Decisão estratégica de investimento da empresa em função da estrutura de mercado ............................................................................................. 10

2.4 Desafio 4 - Campanha Esportiva ...................................................................... 11

4 CONCLUSÃO ........................................................................................................ 12

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 13 6


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre disciplinas estudadas ao decorrer do primeiro semestre: Fundamentos de administração e Marketing; Comportamento do consumidor; Economia; e Ética, política e sociedade.

É objetivo deste trabalho, responder a desafios feitos pelos professores de cada disciplina estudada.

Está organizado em tópicos. No primeiro tópico será abordado sobre planejamento, organização, direção e o controle, que poderia envolver a operação de distribuição destes veículos no território brasileiro. No segundo tópico, o desafio foi ler a partícula de um texto em que se refere a carros e comentar sobre quais fontes de informação podem ser utilizadas na compra de um. No terceiro tópico, comentar sobre a decisão estratégica de investimento de empresas em função da estrutura de mercado em que elas estão inseridas na economia. No quarto, criar uma campanha de comunicação sobre um veículo vinculado há um evento esportivo, detalhando e comentando sobre a ação.

A metodologia utilizada foi a leitura de artigos, pesquisa através da biblioteca digital e próprios sites de pesquisas através da internet. 7


2 DESENVOLVIMENTO

“O Marketing está se tornando mais um batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas.” Philip Kotler

2.1 DESAFIO 1 - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Planejamento, organização, direção e controle são processos administrativos importantíssimos para que possa ser tomadas decisões nas operações.

“Planejamento é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.”

É necessário decidir antecipadamente o que ser feito para atingir uma meta ou objetivo, um planejamento que é utilizado por todos nós diariamente. Podemos utilizar como exemplo uma rota atalho para o trabalho, onde o indivíduo alcança seu objetivo que é chegar na empresa, poupa energia, tempo e estresse com o transito.

O planejamento é utilizado em nossas rotinas, e também por administradores em empresas. Que estão por exemplo, sempre buscando meios rápidos para controlar atividades dos colaboradores que trabalham sob sua coordenação.

“Organização é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.”

A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções ou serviços a serem desempenhadas por elas. Quando a empresa é organizada chama-se: Estrutura de Organização Formal, estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obediência a determinada autoridade).

“Direção é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”

Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas ou serviços pelas quais foram contratadas.

"Controle é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.”

No controle administrativo encontramos as características:

 Maleabilidade: possibilitar a introdução de mudanças decorrentes de alterações nos planos e nas ordens;

8


 Correção: permitir a reparação das faltas e dos erros, evitando-se a sua repetição.

 Instantaneidade: acusar o mais depressa possível as faltas e os erros verificados;

Todas as decisões tomadas em conjunto ajudam a reduzir custos operacionais e aumentar a adequação das operações às necessidades dos clientes. Ou seja, no contexto empresarial, planejamento, controle, direção e organização ajudam os processos de negócio e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas. 9


2.2 DESAFIO 2 - VARIÁVEIS QUE DETERMINAM A CLASSE SOCIAL

Podemos definir as variáveis que determinam a classe social como sendo: o nível de educação que indica a alfabetização. A ocupação profissional, qual o cargo ocupado pelo cliente. A renda social que vem à partir do cargo que ocupa em sua profissão, que gera então a renda. O local onde o cliente reside, se possui certa segurança, se é um condomínio ou uma periferia. E não menos importante, a posse de bens.

2.2.1 FONTES DE INFORMAÇÃO QUE PODEM SER USADAS NA COMPRA DE UM CARRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com